Curiosidades

Por que temos os lábios no tom avermelhado?

0

O nosso corpo é cheio de segredos. Cada pessoa possui suas individualidades, coisas que faz com que sejam diferentes dos demais. Os lábios, por exemplo, são uma das características faciais mais marcantes que nós temos. Essa parte do corpo é extremamente útil, até porque, o que seria de nós sem os lábios? Os usamos quando queremos demonstrar nossa alegria interior, quando demonstramos satisfação após uma ótima refeição e quando vamos beijar alguma pessoa, até. Talvez, a característica mais marcante dos lábios é que eles nos dão a capacidade de mostrar a afeição por alguém. Existem alguns segredos sobre nossos lábios.

Você já deve ter se perguntado o motivo deles serem tão diferentes das demais áreas da nossa pele, né? Por que eles possuem um tom avermelhado? Por que são tão macios? Por que são flexíveis e úteis para beijar? Bom, nós também nos perguntamos sobre esse assunto e foi pensando nisso que decidimos trazer essa matéria? Confira conosco a seguir mais detalhes sobre e aproveite para compartilhar com seus amigos. Sem mais delongas, vamos lá.

Por que nossos lábios são vermelhos?

A pele, que protege nossos lábios, parece ser diferente do resto do nosso corpo. Essa pele costuma possuir três camadas separadas: estrato córneo, a epiderme e a derme. O estrato córneo é a cama externa, a que podemos ver. Enquanto isso, a epiderme é uma camada abaixo dela e a derme é a camada mais baixa de todas. As células do estrato córneo estão basicamente morta e protegem o corpo do ambiente externo hostil.

Já a epiderme é a responsável pela produção de novas células. Os melanócitos, células que produzem melanina, também podem ser encontradas na epiderme. A melanina, como sabemos, é o pigmento que nos confere a cor de nossa pele, principalmente quando é exposta ao Sol. Desta forma, os lábios são desprovidos de melanócitos. Assim, não há melanina para mascarar a cor vermelha dos vasos sanguíneos que ficam na derme. Sendo assim, a derme é especialmente visível quando se trata dos lábios, pois o estrato córneo é extremamente fino nessa região.

Da mesma forma, a epiderme não aparece muito na anatomia dos lábios. Por isso, a cor brilhante do nosso sangue é diretamente transportada para a suave cor vermelho-rosada.

Por que tão macios?

Isso acontece porque os lábios apresentam um estrato córneo muito fino. Desta forma, são mais suaves do que as outras áreas da pele. Além disso, a pele dessa parte do corpo não possui folículos capilares. Esses folículos cobrem todas as partes externas do nosso corpo, excluindo apenas as palmas das mãos e as solas dos pés. Além disso, desempenham um papel bastante importante na preservação da integridade do corpo. Eles ajudam a promover a resistência da pele. Dito isto, como a pele dos lábios não conta com isso, acaba sendo invariavelmente mais suave e vulnerável.

E aí, o que você achou dessa matéria? Sabia sobre essas coisas? Comente então pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Vale lembrar que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.

O que aconteceu com o elenco de Gladiador?

Artigo anterior

Monte Everest cresce quase um metro

Próximo artigo