• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 ilusões de ótica que mais intrigam a ciência

POR Gustavo Camargo    EM Ciência e Tecnologia      17/04/18 às 18h46

Mesmo depois de tanto tempo, ilusões de ótica ainda tem um certo mistério para a ciência. Uma tese bastante aceita pela comunidade é que nosso sistema visual é limitado para processar de maneira precisa toda as informações que nossos olhos tem acesso. E por isso o sistema se baseia na interpretação mais provável do que nossos olhos veem. O fato é que algumas vezes nosso cérebro faz a interpretação errada criando assim a ilusão de ótica.

Algumas vezes, mesmo sem querer algumas imagens causam discussões na internet que conseguem incomodar até mesmo estudiosos. E foi pensando nisso que nós da Fatos Desconhecidos trouxemos 7 ilusões de ótica que mais intrigam a ciência. Confira:

1 - Vestido

Em fevereiro de 2015 esse vestido dividiu a internet. Algumas pessoa viam o vestido com as cores preto e azul. Outros o viram como branco e dourado listrado. Mas o fato é que o vestido é preto e azul. Há uma explicação por trás disso. Seu cérebro sabe que a luz é refletido em objetos, e ele corrigirá essa interferência.

2 - Os morangos não são vermelhos

Você deve estar pensando o que tem de errado nessa foto, além do filtro verde-azulado"? Bom, a imagem não possui um único pixel vermelho. "Mas parece vermelho!", bom tudo aqui se trata da iluminação. Seu cérebro imagina que os morangos são vermelhos, então preenche os detalhes com as cores específicas.

3 - Ilusão da parede do café

Olhar isso por muito tempo certamente vai te deixar um pouco confuso. Parece que as linhas estão inclinadas, com linhas alternadas em direção opostas, mas elas estão perfeitamente paralelas. Mas então o que está acontecendo? De acordo com um artigo de 2005, a razão parece ter algo a ver com as interações entre os neurônios no córtex visual que codificam a orientação, mas sem mais pesquisas, bem, encolha os emojis.

4 - Ilusão da cegueira da curvatura

Grande parte das pessoas, olhando para a seção de fundo cinza da imagem acima, verá conjunto de linhas paralelas, alternando entre zigue zagues suavemente ondulados e irregulares. Mas eles são perfeitamente ondulados. Cada um deles. Isso é chamado de cegueira de curvatura e requer um conjunto muito específico de condições. Se você olhar para os cantos com o fundo branco e o fundo preto, verá que todas as linhas parecem onduladas.

5 - Estrada de tijolos

Essas imagens são idênticas. De acordo com os autores das imagens, é provável que percebemos que elas sejam uma cena inteira. Se estivéssemos em frente a ela olhando diretamente, a rua à esquerda estaria voltando mais para a direita. Isso acontece porque possuímos percepção de profundidade e uma compreensão instintiva da perspectiva.

6 - Dançarina

Afinal, ela está girando no sentido horário ou anti-horário? Criado pelo web designer Nobuyuki Kayahara em 2003, essa imagem é um exemplo do que chamado de imagem ambígua. Como não há pistas para indicar profundidade, nossos cérebros apenas preenchem esses bits. A maioria das pessoas a vê girando no sentido horário.

7 - Pontos pretos dançantes

ilusões

Existem ao todo 12 pontos pretos na imagem acima, chamados de Scillillating Grid Illusion, mas você não irá conseguir ver todos de uma vez. Seu cérebro está fazendo seu trabalho, usando a inibição lateral, quando um neurônio em seu cérebro fica excitado, ele diminui atividade dos neurônios ao redor dele. Isso permite que o neurônio excitado responda mais fortemente do que se todos os neurônios estivessem ativos.

E aí, o que acharam da matéria? Gostaram as ilusões de ótica? Comenta aí e não se esqueça de compartilhar com os amigos, lembrando que seu feedback é sempre muito importante.

Próxima Matéria
Via   revistagalielu     Sciencealert  
Imagens RV
Gustavo Camargo
A verdade é que eu queria ser astronauta, mas na minha cidade ainda não tem a escolinha. Instagram: gustavoloopi
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+