Se você gosta de sair com os amigos para beber, e está sempre em busca de um drink diferente para experimentar, teria coragem de encarar este? O Sourtoe Cocktail, também conhecido apenas como Coquetel Sourtoe, conta com um ingrediente bastante especial: um dedo humano. Exatamente, você bebe o drink (whiskey) enquanto observa um dedo dentro de seu copo. O que certamente, também garante um gostinho pra lá de especial.
A bebida é servida em um bar de Dawson City, no Canadá. Para os visitantes que percorrem por ali, tomar o coquetel é praticamente um rito de passagem. Então você se questiona – “mas como isso seria possível?” – bem, vamos com calma. Não é como se eles amputassem um novo dedo cada vez que alguém pedisse a bebida, afinal… Isso seria impossível, além de antiético.
Eles sempre usam os mesmos dedos, que são mantidos mumificados. Assim que o cliente termina o drink, ele deverá devolver o copo com o dedo dentro. Apenas para que você tenha ideia, um dos clientes que acabou engolindo sem querer o tal ingrediente, teve que pagar uma “pequena” multa de 500 dólares ao bar.
Mas de onde tiraram essa ideia?
Reza a lenda que tudo começou por volta de 1920, quando dois irmãos, Louie e Otto Linken foram pegos de surpresa por uma nevasca. Depois de muito tempo expostos ao extremo frio, Louie teve seu pé completamente congelado. Quando finalmente conseguiram voltar para a cabana onde moravam, Otto decidiu amputar o dedão do pé do irmão, para evitar a gangrena – putrefação dos tecidos do membro.
Em seguida, ao invés de apenas descartar o dedão, resolveram preservá-lo com álcool, que também poderia ter sido rum. Mas teria sido somente na década de 70 que a história ganhou popularidade. Ainda segundo a lenda, o capitão Dick Stevenson teria encontrado o copo com a bebida e o dedo dentro. Foi aí que teve a magnífica ideia de montar um clube exclusivo e excêntrico, chamado Clube de Coquetéis Sourtoe, onde para ser membro, a pessoa deveria tomar o coquetel com o dedo.
Sucesso
Diferente da proposta original, hoje o clube se tornou um bar aberto e assim como dito anteriormente, os visitantes vão até lá apenas para beber o drink. Segundo a tradição, é preciso beber todo o whiskey do copo, até que o dedo encoste em sua boca. Quando não estão sendo servidos, são armazenados em sal – um método milenas para a preservação de alimentos.
Além do dedão original, eles contam com outros que foram doados por pessoas, no mínimo, generosas. Um dos doadores é Nick Griffiths, que de forma parecida à história dos irmãos, perdeu três de seus dedos, enquanto participava de uma corrida congelante nas redondezas da cidade canadense. Quando ficou sabendo sobre o estranho bar, ele imediatamente pensou em entrar em contato, para oferecer-lhes seus dedos fresquinhos, e claro… Não foi recusado.
E aí, o que você acha? Daria pra encarar um drink desses? Compartilhem suas ideias com a gente aí pelos comentários!