• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 invenções bizarras da era vitoriana

POR Leticia Rocha    EM Curiosidades      14/03/19 às 17h36

A era da rainha Vitória da Grã-Bretanha, foi uma época de muitos avanços tecnológicos. Tanto que muitas das máquinas e dispositivos criados na época são usados até hoje. Os carrinhos de bebê, por exemplo, são originários dessa época. Assim como a máquina de lavar louças.

No entanto, nem todas as invenções dessa época foram tão incríveis e úteis. Na verdade, há um grande número de invenções que não saíram daquela época e que provavelmente vão te fazer pensar "por que alguém criaria isso?". Bom, nós também não entendemos porque essas coisas foram criadas, mas vamos te mostrar algumas delas.

1 - Máscara de borracha

Assim como agora, no século XIX, as mulheres também se preocupavam com a aparência. É por isso que muitas concordaram em passar a noite usando uma máscara de borracha. A promessa era de que o uso da máscara iria branquear e ajudar no rejuvenescimento da pele. Mas a única coisa que a máscara fazia era abafar e estimular a transpiração da pele.

2 - Tintas perfumadas

Na era vitoriana, a alfabetização não era algo muito exigido das classes mais altas. A escrita acabou se tornando mais um tipo de arte e foi por isso que começaram a produzir na época tintas perfumadas.

3 - Capas para bigode

Naquela época, ostentar um bigode era algo que todos os cavalheiros desejavam. No entanto, todas as refeições eram também acompanhadas de algum desconforto, já que o bigode ficava sempre sujo. Foi pensando nisso que criaram capas para o bigode, que melhor ainda, que imitavam o formato do bigode.

4 - Cinturão de cólera

O século XIX foi um século muito assombrado por doenças e epidemias que mataram um grande contingente de pessoas. Como os hábitos de higiene não eram tão bons, algumas doenças eram resultado disso. A cólera, por exemplo, era resultado da água suja, mas as pessoas cismaram que era resultado do estômago congelado. E para evitar isso, criaram os cinturões que eram feitos de lã ou de flanela e aqueciam o corpo das pessoas mais frágeis.

5 - Eletrofone

Na época vitoriana, as formas de entretenimento eram escassas. Talvez por isso o eletrofone fez tanto sucesso. O sistema do aparelho funcionava através de linhas telefônicas. A pessoa ligava para o operador e podia escolher se ouvia música, notícias ou algo religioso. As pessoas iam até locais específicos para usar o serviço e algumas até promoviam festas com os fones.

6 - Colar surpresa

Um acontecimento do século XIX deixou todos assombrados. Criminosos tentaram estrangular o deputado Hugh Pilkington enquanto ele andava na rua. Felizmente, o homem sobreviveu ao ataque, mas a história deixou todos com a sensação de vulnerabilidade. Para se armar contra os possíveis bandidos, eles criaram os colares surpresa. O colar era equipado com um tipo de espinho, que era acobertado pela gola da camisa. Assim, caso fossem atacados de surpresa, quem realmente seria surpreendido seria o bandido.

7 - Tinta para veia

Naquela época, acreditava-se que os aristocratas, as pessoas mais importantes da sociedade tinham sangue azul. Querendo comprovar suas origens nobres, várias mulheres usavam o azul da Prússia para pintar em seus braços as veias, nas quais correria sangue azul,

E aí, qual dessas invenções você achou mais bizarra? Melhor, qual dessas você até daria uma chance atualmente? Nos conte aqui nos comentários e aproveita para marcar aqueles amigos que dizem ter nascido na época errada.

Próxima Matéria


Matérias selecionadas especialmente para você

Leticia Rocha
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.

Fatos + Deezer (Podcast)

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+