• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 legados da idade media que nós usamos hoje em dia

POR Mateus Graff    EM História      18/03/16 às 18h59

A Idade Média foi um período da história da Europa entre os séculos V e XV. A Idade Média é o período intermédio da divisão clássica da história ocidental em três momentos: a Antiguidade, a Idade Média e a Idade Moderna. Existiam várias tradições essa época, que foi também quando invetaram muitas coisas. Já pararam para pensar em quais foram os legados deixados da idade média para nós? Existem alguns, e nós vamos citar alguns desses legados nessa matéria. Já leram a nossa matéria das 10 coisas "normais" na Idade Média que nos dariam arrepios?

Vocês sabiam, por exemplo, que o sistema bancário começou a ser desenvolvido ainda na Idade Média? Pois é, existem mais algumas coisas que foram criadas nessa época e que nós usamos hoje em dia. Conheçam também a nossa lista com as 11 coisas que eram feitas na Idade média que vão te dar nojo. Então amigos, conheçam agora os 7 legados da Idade Média que nós usamos hoje em dia:

1 - Universidades

c2155735-3a59-4030-ad6e-0fb02e60e8d9

As escolas que já existiam desde a antiguidade, mas foi na idade média que criaram a universidade. Excelentes escolas de ensino superior que serviram como precursores para as universidades que surgiram no Império Bizantino, na segunda metade do século 9. As duas primeiras instituições na verdade se chamavam "universitas" e fora a Universidade de Bologna e da Universidade de Paris, fundada dentro de um curto espaço de tempo uma da outra, no final do século 11.

2 - Sistema bancário

judeus emprestadores 1

Foram alguns empreendedores medievais que desenvolveram o sistema bancário que nós conhecemos hoje, um sistema que pode ser facilmente distinguidas do simples empréstimo de dinheiro medieval. Banqueiros medievais invetaram coisas como letras de câmbio (que eliminou a necessidade de transportar moedas em longas distâncias), bancos de depósitos (muito semelhante às contas de poupanças modernas) e títulos. Resumindo, o sistema bancário medieval introduziu muitos dos elementos que se tornaram fundamentais nas organizações de finanças modernas.

3 - Livros ilustrados

iluminadores

Existem exemplos de ilustrações de livros desde os tempos romanos, mas eles são raros. Foi na Idade Média que se torno uma prática padrão complementar os textos com imagens. Essas imagens tinham como objetivo fazer representações de arte ou detalhes arquitetônicos, que são difíceis de expressar verbalmente. As ilustrações também eram uteis pelo fato da maioria das pessoas serem analfabetas, e assim as imagens ajudavam a decifrar textos e faziam as pessoas se divertirem. Hoje em dia, as ilustrações estão nos livros, jornais, revistas, internet, e ainda complementam muito um texto.

4 - Cavalheirismo

cr-the-end-of-the-song

Nossas noções do que significa cavalheirismo evoluiu com o tempo e com as mudanças sociais. Originário dos mouros de Al-Andalus (Espanha islâmica), o código de cavalaria da Idade Média ditou que um cavaleiro deve não só ser hábil a cavalo na batalha, mas também cortês, bem educado, compassivo e culturalmente sofisticado. Essa tradição de cavalheirismo ainda existe, porém poucos homens seguem esse ideal.

5 - "culos

06417600_100-600x300

Abbas Ibn Firnas, um polímata, inventou a lupa no século 9, Salvino D'Armate, um fiorentino, inventou os óculos no final do século 13. Os primeiros óculos eram diferentes dos de hoje, não tinham pernas para encaixar atrás da orelha, e as lentes eram apenas para hipermetropia. Lentes para miopia foram inventadas apenas no século 15.

6 - Relógios mecânicos

Relogio de Praga

Vários registros da igreja indicam que os relógios mecânicos usando oscilação e queda dos pesos foram inventados no final do século 13. Os relógios de torre mais antigos normalmente avisavam horas canônicas e vez de horas astronômicas. Os relógios mais sofisticados tinham mostradores que se deslocavam e mostravam o tempo de acordo com 1 ou mais sistemas diferentes.

7 - Bússola

bussola-como-funciona-como-usar-e-aprenda-a-fazer-uma

Embora haja algumas dúvidas entre os historiadores sobre isso, a bússola foi provavelmente inventada de forma independente na China e na Europa no século 12. A bússola seca ou "compasso do navegador" foi desenvolvido e aperfeiçoado na Europa, provavelmente na Itália, no final dos anos 13. Antes da invenção da bússola, os navios navegaram perto da terra e marinheiros navegavam para observar marcos naturais. Esse dispositivo de navegação tem sido um impacto duradouro sobre a civilização e foi usado para por mais de 800 anos antes de finalmente criarem o GPS.

E aí amigos, já sabiam que todas essas coisas nos herdamos da era medieval? Comentem!

Próxima Matéria
Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+