O que acontece quando o avião cai no mar? É possível sobreviver?

POR Fatos Desconhecidos (Acervo)    EM Ciência e Tecnologia      23/09/15 às 17h38

Você tem medo de avião? Muitas pessoas estremecem só de ouvir falar em voar. Não é para menos, estar a quilômetros de altura pode ser algo assustador. Principalmente quando relembramos de tragédias envolvendo aviões que ocorreram recentemente.

Algumas pessoas sentem um medo ainda maior quando as aeronaves sobrevoam mares e oceanos e, muitas vezes, se questionam o que aconteceria se o avião caísse na água.

Após o desaparecimento do avião da Malaysia Airlines em março de 2014, especialistas australianos passaram a estudar o caso e responderam à pergunta.

Durante a queda

asa

Vários fatores podem causar a queda de aviões, erros humanos, perda de uma parte da aeronave etc. Quando o avião começa a perder estabilidade, a turbulência pode causar a morte de algumas pessoas.

Além disso, ocorre também a despressurização, já que em grandes altitudes a pressão atmosférica é muito baixa e não há ar suficiente para respirar, é nesse momento que as máscaras caem.

Como os aviões possuem um sistema que comprime o ar atmosférico e o devolve para a cabine, os passageiros conseguem respirar com elas. No entanto, é preciso ser rápido. A despressurização pode matar em questão de segundos.

Impacto

mar

Muitas pessoas imaginam que ao cair no mar o avião apenas afunda. Se a aeronave estiver em uma alta velocidade, a superfície da água oferece uma grande pressão de impacto, logo o avião pode explodir ao entrar em contato com a água.

Caso o piloto consiga pousar no mar, é provável que  haja alguns minutos antes que ela afunde por completo. Por isso os equipamentos de segurança como colete salva vidas e acentos flutuantes são importantes.

Como sobreviver?

sobreviver

Seguir as orientações de emergência dadas antes do voo podem te ajudar a sobreviver. Mantena o sinto sempre afivelado, tenha em mente onde está a saída de emergência mais próxima e use a máscara em caso de despressurização.

Sentar próximo a cauda do avião também pode aumentar a chance de sobrevivência, pois ela é a parte do avião que costuma ser menos atingida em acidentes.

Caso a queda ocorra na água, tente pensar rápido e recorra ao colete salva vida, mas não se esqueça que ele deve ser inflado apenas quando você sair da aeronave.

Quando notar que o piloto conseguiu realizar o pouso sobre o mar, saia rapidamente, antes que a aeronave afunde. Tente se proteger da fumaça e do fogo, se for o caso.

O vídeo abaixo mostra o momento em que uma pequena aeronave pousa na água, gravado por um dos passageiros. Ele consegue sair e sobreviver.

https://www.youtube.com/watch?v=QguEfBMhpyc#t=57

Fatos Desconhecidos (Acervo)
Acervo, matérias feitas antes do ano de 2015.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+