• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 lugares da Terra onde a gravidade parece não existir

POR Isabela Ferreira    EM Mundo Afora      22/03/18 às 17h20

Em termos técnicos, a gravidade pode ser considerada como uma entre as quatro forças fundamentais em nossa natureza. Se conseguimos permanecer de pé sobre o planeta, é a ela que devemos agradecer. Mas é como sempre falamos por aqui... Nosso mundo ainda é cheio de curiosos mistérios, e nada é tão determinante quando costumamos imaginar. Nem mesmo a gravidade.

Existem alguns pontos espalhados pelo mundo que desafiam até mesmo o conhecimento científico. A força gravitacional de muitos deles é tão baixa, que acaba provocando uma série de fenômenos estranhos e que parecem surreais. Pensando nisso, nós aqui da Fatos Desconhecidos separamos abaixo 7 lugares da Terra onde a gravidade parece não existir. Acredite, não é apenas ilusão de ótica.

1 - Saint Ignace Mystery Spot, em Michogan, nos Estados Unidos

Segundo o que conta a história, três topógrafos estavam explorando a região nos anos 50. Então, quando chegaram exatamente neste ponto, seus equipamentos simplesmente pararam de funcionar. Seus tripés não ficavam nivelados, e a noção de altura era sempre distorcida. É possível se equilibrar em uma parede e, como o esperado, ter diversas sensações de tontura. É realmente como se a gravidade fosse ignorada.

2 - The Mystery Spot, em Santa Cruz, na Califórnia

Com apenas 50 metros de diâmetro, o local pode ser encontrado em meio às florestas perto de Santa Cruz. De forma bastante estranha, as pessoas andam por ali parecendo que estão inclinadas e que a qualquer hora, vão levar uma boa queda. Ainda não existe nenhuma explicação lógica para que isso ocorra, mas os visitantes costumam voltar para sentir novamente a sensação de estar ali.

3 - Hoover Dam, em Nevada, nos Estados Unidos

Gravidade? O que é isso? Parece ela não existe nesta represa. Caso você tenha a oportunidade de visitá-la algum dia, faça o teste: tente jogar água sobre a represa e veja o "milagre" acontecer. A água não vai cair, pelo contrário... Ela vai simplesmente fluir e flutuar pelo ar. O evento acontece devido à poderosa corrente criada pela estrutura da barragem. Assim, a água é levada pelo vento para cima.

4 - Magnetic Hill, em Leh Ladakh, na Índia

Localizada na rodovia nacional de Leh-Kargil-Baltik, tais colinas aparentam ter propriedades magnéticas capazes de "puxar os carros para cima". Apenas para que você tenha noção, quando aviões passam por perto precisam aumentar sua altitude, para que não sejam atraídos para baixo. É claro que a força magnética não seria capaz de provocar a queda do avião, mas é algo utilizado como forma de precaução. Por outro lao, muitas pessoas acreditam que tudo não passa de ilusão criada pelo formato redondo das colinas.

5 - Cachoeira, Ilhas Faroe

Será que você consegue imaginar uma cachoeira que tem suas quedas d'água pra cima? Por mais que pareça impossível, é o que acontece com esta cachoeira nas Ilhas Faroe, no Oceano Atlântico, localizada entre a Escócia e a Islândia. Pode parecer uma ação estranha da gravidade, mas este caso em específico, é decepcionante. Na verdade, isso apenas acontece devido às forças do vento. O fenômeno também pode ser visto em outros lugares pelo mundo.

6 - The Oregon Vortex, em Oregon, Estados Unidos

Mais uma vez a gravidade mostrando seu poder. Descoberta por nativos americanos, este é um campo de força esférica. Também chamado de "terreno proibido", é mais popular pelo nome de Vortex, que pode ser traduzido como "redemoinho". Sua enorme força de sucção não permite que as coisas fiquem eretas em seu interior, provocando uma estranha ilusão de ótica. Dessa forma, quem se posiciona em direção ao sul magnético, acaba aparentando ser mais alto.

7 - São Tomé das Letras, Brasil

Também é possível encontrar fenômenos do tipo no Brasil. Na chamada Ladeira do Amendoim, carros desligados e em ponto morto andam sozinhos. Segundo muitos pesquisadores, esta é apenas uma ilusão de ótica, já que nosso cérebro toma o que está em volta como referência e tudo que está por ali é o terreno irregular. Dessa forma, o que aos nossos olhos se parece uma subida, é uma descida.

E então pessoal, o que acharam? Compartilhem suas ideias com a gente aí pelos comentários!

Próxima Matéria
Isabela Ferreira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+