7 lugares na Terra que parecem ter vindo diretamente de marte

POR Isabela Ferreira    EM Lugares & Construções      13/06/18 às 17h38

Será que um dia poderemos nos mudar para Marte? Bem, embora ainda seja um pergunta sem resposta concreta, muitos pesquisadores realmente consideram a possibilidade. Mas um dos grandes problemas é que o Paneta Vermelho, apelido que ganhou por sua cor ferrugem, possui condições extremas para ser capaz de abrigar vida terrestre, apesar de ser nosso vizinho.

A grande questão é que Marte é muito mais frio que a Terra, sem contar tantos outros obstáculos que impedem a prosperidade da vida humana em seus territórios. A falta de oxigênio certamente é um bom exemplo. Mas por outro lado, aqui mesmo em nosso planeta é possível encontrar alguns locais que são bastante parecidos com o Planeta Vermelho.

É claro que não em sua totalidade, mas quando falamos sobre a aparência em si, alguns lugares chegam bem perto. É por isso que cientistas de todas as partes do mundo se dirigem para tais regiões afim de executar pesquisas que nos ajudem a entender como as coisas funcionam em nosso planeta vizinho.

Pensando nisso, nós aqui da Fatos Desconhecidos separamos abaixo 7 lugares na Terra que parecem ter vindo diretamente de marte. Dá uma olhada!

1 - Deserto Branco, Egito

Localizado no Egito, o Deserto Branco é um lugar que está constantemente atraindo turistas devido às suas formações rochosas nada convencionais. Praticamente todas as rochas presentes no local parecem ter saído diretamente de outro planeta. A composição do cenário traz aquela sensação de um lugar além da Terra. Suas colunas brancas ganharam forma ao longo do tempo, com a ajuda do vento e da areia.

2 - Deserto do Atacama, Chile

O Deserto do Atacama é caracterizado por ser extremamente seco. Trata-se de um planalto que possui aproximadamente mil quilômetros de extensão, sendo considerado como um dos lugares na Terra que mais se parece com Marte. Apenas para que você tenha ideia, no ano de 2004 cientistas financiados pela NASA acamparam na região por um mês. Fizeram pesquisas levantando hipóteses sobre como a vida poderia ser capaz de perpetuar no planeta vermelho.

Em meio aos estudos, os pesquisadores descobriram algo realmente impressionante: no núcleo do seco deserto, havia vida microbiana. Se puderam encontrar algo do tipo em um lugar onde praticamente nada sobrevive, há esperança de encontrar vida em Marte também.

3 - Lago Baikal, Rússia

O famoso lago da Rússia é bastante conhecido por ser o mais profundo e antigo lago de água doce. Sem contar que suas águas são consideradas como as mais claras do mundo. Entre os meses de janeiro e abril ele fica completamente congelado. No entanto, o gelo forma diversas rachaduras no mês de março, dando a impressão de que são inúmeros cacos de vidro na cor esmeralda. É... Parece coisa de outro planeta! Simplesmente incrível!

4 - Wadi Rum, Jordânia

Também conhecido como Uádi de Rum ou Vale de Lua, é um verdadeiro Patrimônio Mundial, tombado pela UNESCO. O vale é cortado no arenito e em rocha de granito, situado ao sul da Jordânia e atraindo milhares de turistas anualmente. Sem dúvida é um dos lugares que mais lembra Marte. Pra você ter ideia, o lugar já foi cenário de filmes, a exemplo do "Perdido em Marte", de 2015.

5 - A Calçada do Gigante, Irlanda do Norte

O nome já é estranho, mas é utilizado para designar um conjunto de aproximadamente 40 mil colunas formadas por basalto, que surgiram há cerca de 60 milhões de anos. Mas vamos lá, para explicar o motivo de tal nome existe uma boa lenda. Segundo ela, essas formações rochosas foram feitas por um gigante da Irlanda, chamado Finn MacCool, na intenção de alcançar um gigante da Escócia, que supostamente ficava do outro lado das águas.

6 - Vale da Morte, Califórnia

Durante muitas décadas foram feitas extensas pesquisas no Vale da Morte, na tentativa de estabelecer as causas que levaram à formação das rochas do local. A região é tão estranha que realmente parece que estamos fora de nosso planeta. A própria NASA levou seu Rover Curiosity, veículo que estava destinado a explorar as terras de Marte, para ser testado no Vale da Morte, afim de saber como ele reagiria.

7 - Lago Eyre, Austrália

É muito raro encontrar o lago em outra forma que não seja seco. Em praticamente todas as épocas do ano ele está de tal forma, fazendo com que o lugar se pareça tão inabitável quanto Marte. É a região mais baixa de todo o continente australiano, o que o faz ser bastante remoto.

E então pessoal, o que acharam? Lugares realmente impressionantes não é mesmo? Compartilhem suas ideias com a gente aí pelos comentários!

Isabela Ferreira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+