Em toda história, a humanidade sempre teve curiosidade e vontade de procurar informações sobre os animais pré-históricos. Sim, aqueles seres que viviam em nosso planeta Terra a muito tempo atrás. Falamos diretamente de dinossauros e seres que habitavam aqui há milhões de anos.
Felizmente graças aos fósseis achados, podemos descobrir e nomear esses animais. Eram animais gigantescos, de grandes dimensões, assustadores e ameaçadores. O planeta Terra dividia-se em superfície terrestre e água. Provavelmente existiam mais animais marinhos que terrestres, mas estavam todos escondidos nos mares do mundo. A dificuldade de investigação do oceano faz com que as tarefas de procura de fósseis sejam árduas e complicadas. Bom, nós da Fatos Desconhecidos trouxemos para nossos leitores os 7 maiores animais pré-históricos que já existiram. Confira:
Megatério significa besta gigante. Esse animal era um tipo de preguiça gigante que viveu aproximadamente 20 mil anos atrás, nas Américas do Sul e do Norte. Era do tamanho de um elefante. Apesar de seu tamanho, eram animais pacíficos que passavam seus dias comendo folhas e arbustos de árvores.
Nos dias de hoje existem três espécies conhecidas de marsupiais. Elas variam seu peso de 20 á 35 kg, e poderia alcançar o comprimento de um metro. No entanto, seu ancestral era muito maior. O Diprotodon era do tamanho de um rinoceronte. Poderia chegar a 3 metros de comprimento e pesava quase 2800 kg.
Esse tubarão vivem entre 20 e 16 milhões de anos atrás, no Oceano Pacífico. Podia chegar aos impressionantes 17,5 metros de comprimento! Por esse motivo essa versão gigante de tubarão é considerada um dos maiores predadores que já viveram em nosso planeta.
Esse animal foi o maior anfíbio que já existiu na Terra. Viveu no período Permiano, cerca de 270 milhões de anos atrás. Essa criatura era bastante parecida com um crocodilo e poderia chegar a 9 metros de comprimento. Tinha um focinho alongado, pernas curtas, dentes afiados e uma cauda adaptada para nadar.
Ainda com o tema de crocodilos, o Deinosuchus é um parente gigante do crocodilo, que por incrível que pareça caçava dinossauros. Viveu há 110 milhões de anos atrás. Os crocodilos sobreviveram graças aos grandes rios daquela época. Estima-se que seu tamanho era de 16 metros de comprimento e seu peso de 6,5 toneladas.
O Gigantopithecus é um extinto primata, que viveu na região onde hoje é a China, entre 5 e 10 mil anos atrás. Quando ficava de pé, ele poderia atingir 3 metros de altura e pensava 540 kg. É considerado o maior macaco da Terra. Era um herbívoro, sendo o bambu o alimento principal de sua dieta.
Essa espécie era um inseto gigantesco que se assemelha bastante as libélulas que podemos encontrar em dias atuais. Viveu cerca de 300 milhões de anos atrás, no período Carbonífero e possuía uma envergadura de 75 centímetros. É considerado o maior inseto que já viveu na Terra. Se alimentava de outros insetos e até mesmo pequenos anfíbios e répteis.
E aí, o que acharam da matéria? Comenta aí e não se esqueça de compartilhar com os amigos, lembrando que seu feedback é sempre muito importante.