• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 maneiras de deixar seu cérebro mais jovem

POR Jesus Galvão    EM Ciência e Tecnologia      07/06/18 às 19h02

Um cérebro preguiçoso além de comprometer sua saúde, pode até mesmo afetar a maneira como tomamos complexas decisões e impactar a clareza dos nossos raciocínio. E com as atividades cotidianas, acabamos vivendo sob altos níveis de estresse e ansiedade. Ao longo do tempo nosso cérebro envelhece e nesse processo sua saúde mental pode ser comprometida.

Aqui na Fatos Desconhecidos já escrevemos sobre como a ciência descobriu que quando você não dorme bem seu cérebro pode se tornar canibal e o que acontece com seu cérebro quando você faz uma maratona no Netflix. Hoje, listamos 7 maneiras para te ajudar a deixar seu cérebro mais jovem. Confira!

1 - Coma saladas

Segundo pesquisa realizada na Universidade Rush, nos Estados Unidos, uma porção de couve e vegetais de de folhas verdes escuras por dia pode ajudar a rejuvenescer o cérebro. De acordo com os pesquisadores, os participantes que ingeriram os vegetais tiveram declínio mental de até 11 anos.

2 - Meditação

Um estudo da Universidade da Califórnia concluiu que pessoas que meditam tem perda menor de massa cinzenta. No estudo, foram avaliados os cérebros de pessoas que meditam há cerca de 20 anos e comparados com os de pessoas que nunca meditaram.

3 - Pratique jogos para o cérebro

Palavras cruzadas e Sudoku são alguns dos exercícios estimulantes do cérebros mais populares. Caso você não se familiarize com eles, basta uma rápida busca na internet para encontrar uma infinidade de opções de outros jogos.

4 - Faça exercícios para memória

Aprender uma nova língua, ler um livro e contar o enredo a alguém, tentar recordar cada item que você comprou no mercado e revisitar mentalmente lugares onde você já esteve, são alguns dos exercícios que você pode praticar em qualquer lugar e vão ajudar a seu cérebro a se manter no pique.

5 - Substitua calculadoras, computadores e celulares por você mesmo

Basicamente, nem papel usamos mais. Contas e operações matemáticas naturalmente já as realizamos utilizando o computador, celular ou uma calculadora. Porém, nos esquecemos que temos uma ferramenta poderosíssima e que nos acompanha por onde quer que vamos: nosso cérebro! Lembre-se: As conexões que não são usadas são desfeitas.

6 - Aprenda a tocar um instrumento

Aprender um novo instrumento é quase como aprender um novo idioma. Novas habilidades motoras são aprendidas ajudando na melhoria da coordenação motora e aumenta nossas conexões cerebrais, mantendo seu cérebro mais ativo.

7 - Faça coisas antigas de novas maneiras

Escove seus dentes com a sua mão não-dominante ou utilize o mouse com sua mão oposta. Tomar banho ou se vestir de olhos fechados. Fazer um percurso diferente quando for para o trabalho são algumas opções de atividades que vão te ajudar a estimular seu cérebro e vão resultar em grandes melhorias para sua saúde.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Próxima Matéria
Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+