Saber vender seu produto ou serviço é a alma de qualquer negócio. E para isso, existem diversas táticas e estratégias que são usadas por empresas sem que os clientes percebam isso claramente.
Os restaurantes, com seus menus refinados, coloridos e chamativos, são locais que sabem manipular com maestria as escolhas dos clientes. E tudo isso acontece de uma forma quase subliminar.
O Ultra Curioso mostra a seguir, 7 táticas usadas por restaurantes para enganar seus clientes sem que eles percebam. As estratégias são tão detalhistas que chegam a ser impressionantes.
1. Eles usam a “linguagem chique”.
Um estudo realizado na Universidade de Cornell descobriu que a descrição longas dos itensdo menu eram vistos como mais requintadas para os consumidores.
2. Suas opções são limitadas.
Sete opções por categoria de alimentos é o número mágico na maioria dos restaurantes. Caso contrário, os clientes são atingidos com o que é conhecido como o “paradoxo da escolha” e ficam sobrecarregados. Assim, geralmente eles optam por uma refeição que comeram antes.
3. Os preços são colocados em fontes pequenas.
Uma tendência comum em menus de restaurante é fazer com que o preço apareça tão pequeno quanto possível no cardápio.
4. O menu é traçado de forma estratégica.
O canto superior direito é onde nossos olhos geralmente vêem primeiro. Por isso os itens mais rentáveis são geralmente colocados lá.
5. Eles adicionam fotos.
De acordo com Greg Rapp, um engenheiro de menu, os alimentos que estão listados com uma foto ao lado deles tem um aumento de 30% nas vendas.
6. Eles fazem uso de cores.
Aaron Allen, um famoso consultor de restaurantes, diz que os estabelecimentos usam cores diferentes para evocar emoção e o apetite. O vermelho estimula o apetite, por exemplo.
7. itens caros são colocados no topo.
Os itens mais caros estão listados no topo do menu de modo que todos os itens abaixo pareçam ter preços mais razoáveis.
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