Fatos Nerd

7 melhores filmes de anime para assistir na quarentena

0

Ao longo dos anos temos visto o universo das animações japonesas transcender o território asiático e se popularizar pelo mundo. Além das populares séries animadas, como Dragon Ball, Naruto e One Piece, muitos filmes foram aclamados no decorrer da história. Só para ilustrar, a indústria de animes vem investindo na consolidação do gênero desde a década de 80. Sendo assim, resolvemos selecionar alguns dos títulos mais notáveis e recomendá-los para aqueles que buscam um entretenimento de qualidade para os dias de reclusão social. Portanto, abaixo você pode conferir nossa lista.

7 – A Voz do Silêncio: Koe no Katachi (2016)

Produzido pela Kyoto Animation, Koe no Katachi é baseado no mangá homônimo. Em suma, a história apresenta Ishida, um jovem garoto conhecido por sua rebeldia. No entanto, quando Nishimiya Shouko, uma jovem portadora de surdez, entra em sua vida, tudo muda. Embora, inicialmente, o protagonista da narrativa tenha odiado a garota por não conseguir entender sua língua de sinais e carregar consigo diversos preconceitos vemos ele aprendendo com esses graves erros e buscando repará-los. É um filme extremamente emocional e responsável por abordar várias problemáticas sociais atuais.

6 – Your Name (2016)

Conhecido originalmente como Kimi no Na wa, esse filme apresenta a história de Mitsuha; uma estudante do ensino médio que vive entediada com a vida no campo e deseja se mudar para Tóquio. Enquanto isso, Taki, um estudante do ensino médio que mora em Tóquio, começa a trocar de corpo com Mitsuha por várias vezes. Inicialmente eles consideram isso um sonho. No entanto, a coisa se mostra real quando seus amigos e familiares apontam comportamentos estranhos vindos de ambos. Sendo assim, os dois começam a se comunicar por meio de anotações quando estão um no corpo do outro, no entanto, eles sempre esquecem de compartilhar seus nomes. Considerando que Kimi no Na wa. é o anime mais bem avaliado no Rotten Tomatoes, acreditamos que seria uma boa pedida para essa quarentena.

5 – Princesa Mononoke (1997)

Produzido pelo Studio Ghibli, Mononoke Hime apresenta a Era Muromachi no Japão. Nesse período as pessoas ainda conviviam com feras e deuses de forma pacífica, até que a estabilidade começou a ser abalada. Como resultado disso, pessoas e deuses-animais passaram a travar batalhas. Do lado das feras, encontramos San, uma garota que foi encontrada e criada por uma tribo de deuses-lobo. San possui uma aversão tão grande pelos humanos e por sua sede de destruição, que acaba deixando de lado sua própria natureza. No entanto, tudo muda quando ela conhece o jovem príncipe Ashitaka, alguém que passa a amá-la. Assim, juntos, ambos tentam restaurar o equilíbrio do mundo. Surpreendentemente, até a estreia de Titanic, Mononoke Hime havia sido o filme com maior bilheteria na história do Japão.

4 – O Fantasma do Futuro (1995)

Popularmente conhecido como Ghost in the Shell, essa história serviu como uma das principais inspirações para a aclamada trilogia Matrix. Ambientado em um futuro distópico que se passa no ano de 2029, O Fantasma do Futuro aborda a existência da capacidade de controle mental. Diante desse cenário, um hacker conhecido como Mestre das Marionetes, especialista em controlar a vontade dos outros, é caçado pelo Esquadrão Shell. A líder do grupo se chama Major Motoko e seu corpo já sofreu tantas modificações que não é mais considerado humano. Por isso a chamam de “fantasma”, porque é tudo que sobrou do seu eu original. Então, caçando o perigoso hacker, Motoko passa a se envolver em várias conspirações.

3 – Túmulo dos Vagalumes (1988)

O Studio Ghibli é, sem dúvidas, uma das maiores empresas de animação do mundo. Além de longas calorosos como Meu Amigo Totoro, Ponyo e Porco Rosso, a produtora também trabalhou com contos mais sombrios, como A Viagem de Chihiro. Isso ocorre porque Ghibli busca atender tanto o público infantil quanto o adulto. Sendo assim, podemos citar Túmulo dos Vagalumes como o mais maduro de seus cânones. Afinal, essa produção se trata de um filme de guerra fúnebre. Em suma, vemos Seita e sua irmã mais nova, Setsuko, sendo forçados a fugirem de seu lar durante a Segunda Guerra Mundial. Fugindo totalmente do padrão estabelecido pela Disney, esse filme mostra situações extremamente perturbadoras e delicadas. Então, se for assistir, é melhor deixar seu emocional preparado.

2 – Akira (1988)

Os entusiastas do estilo cyberpunk não podem deixar de conferir Akira, considerado um clássico do gênero. Inspirado no mangá homônimo, esse foi o primeiro anime a ser exibido em cinemas brasileiros como um filme mainstream. Ademais, Akira é considerado uma das maiores influências para o cinema de ficção científica atual. Em suma, o filme de 1988 mostra uma gangue de motoqueiros do ano de 2019 liderada por Kaneda. O canário da narrativa é Neo-Tokyo, uma Tóquio reconstruída após a explosão da metrópole original na Terceira Guerra Mundial. Esse longa aborda experiências científicas, poderes paranormais e um tom distópico. Sem dúvidas, vale a pena ser conferido.

1 – A Viagem de Chihiro (2001)

Provavelmente o anime mais famoso dessa lista, A Viagem de Chihiro apresenta a história do amadurecimento. Como um dos maiores sucessos de Hayao Miyazaki, esse longa foi o filme de maior bilheteria na história do cinema japonês. Além disso, a crítica especializada costuma apontar esse longa como uma das melhores obras da década de 2000 e uma das melhores animações de todos os tempos. Aqui vemos uma menina de dez anos se mudando com a família. Contudo, no meio do caminho seu pai decide tomar um atalho e eles acabam se perdendo indo parar em um povoado cheio de espíritos. Em seguida, os pais de Chihiro comem os alimentos deixados para as entidades e acabam se transformando em porcos. Considerando que muitos apontam essa produção como uma das melhores do séculos, vale a pena conferi-la e, caso já tenha feito, sempre bom dar um replay.

Estes são os 10 heróis mais poderosos de My Hero Academia

Matéria anterior

Mistério do Sinal Vermelho que apareceu no céu do Japão há 1.400 anos é resolvido

Próxima matéria

Mais em Fatos Nerd

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.