• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 mistérios que envolvem a clássico Mona Lisa de Leonardo da Vinci

POR Toni Nascimento    EM Curiosidades      26/12/18 às 16h33

"Uma imagem vale mais do que mil palavras". A máxima é verdadeira, e se torna ainda mais palpável quando estamos diante várias obras de arte. Michelangelo, Vincent Van GoghPablo PicassoSalvador Dalí tocam o nosso coração com suas obras. Mas se existe um artista que consegue alcançar a alma humana como nenhum outro, é Leonardo Da Vinci. Através de suas obras, ele conseguiu hipnotizar homens de vários séculos, inclusive aqueles a frente do seu. Sua obra mais famosa, é também a mais misteriosa e continua chamando a atenção: Mona Lisa.

O quadro, que hoje pode ser encontrado no Louvre, desperta várias interpretações, além de milhares de discussões pelo mundo entre críticos de arte, apreciadores e historiadores. O quadro costuma ser apontado como "o mais conhecido, o mais visitado, o mais escrito, o mais cantado, a obra de arte mais parodiada do mundo". E é verdade. Mas pare para pensar: o que nós realmente sabemos sobre Mona Lisa? Ela, talvez tenha mais mistérios do que respostas. Listamos 7 mistérios que envolvem a clássica Mona Lisa de da Vinci.

1 - Quem é ela?

Na realidade, a identidade de Mona Lisa é até hoje um grande mistério. Não existem certezas, ou provas, de sua verdadeira identidade até hoje. A maioria dos especialistas acreditam que ela era Lisa Maria de Gherardini, nascida em Florença em 1479, que tinha 24 anos quando foi pintada. O quadro teria sido um pedido do seu marido, o comerciante de tecido Francesco di Bartolomeo de Zanobi del Giocondo, com quem teve cinco filhos.

Outras hipóteses costumam ter adeptos entre os especialistas de arte, como a de que Mona Lisa era a mãe de Da Vinci, ou de que era amante de Giuliano de 'Medici, o governante de Florença, ou até Isabella d'Este, a marquesa de Mântua.

2 - O sorriso de Mona Lisa

A emoção passada pela face de Mona Lisa é um dos grandes questionamentos desse quadro. Apesar de aparentemente ela estar sorrindo, muitos acreditam que ela pode estar triste ou mesmo melancólica. Muitos chegam a sugerir que a emoção transmitida por ela no quadro muda, dependendo do angulo e distância de onde você olha.

Em 2005, pesquisadores holandeses, usaram o "reconhecimento de emoções" e chegaram a conclusão de que ela está 83% feliz, 9% repugnada, 6% com medo, 2% zangada , menos de 1% neutra e 0% surpresa.

3 - Códigos secretos

O Comitê Nacional para o Patrimônio Cultural da Itália usou a ampliação microscópica de imagens em alta resolução no quadro para analisa-lo em detalhes. Ele encontrou uma série de letras aleatórias na imagem.

No olho direito de Mona Lisa, o historiador de arte Silvano Vinceti afirma que aparecem as letras "LV", teorizadas para representar o próprio nome do artista, Leonardo da Vinci . No olho esquerdo, os contornos pouco claros das letras "CE" ou possivelmente um "B" podem ser visualizados. A ponte no fundo apresenta o número "72" ou a letra "L", seguida por um "2" pintado no seu arco.

4 - A ponte misteriosa

O rosto de Mona Lisa costuma centralizar todas as atenções, porém, existe todo um plano de fundo na obra. Uma que costuma passar despercebido é a ponte de três arcos encontrada na paisagem no fundo. Localizada atrás do ombro esquerdo da mulher, ela possui o número 72 e realmente existe. Se trata da Ponte Vecchio,  situada em Bobbio, uma pequena aldeia em um país montanhoso ao sul de Piacenza, no norte da Itália.

Especula-se que o número seja referencia ao ano 1472, quando ocorreu uma grande inundação, o rio Trebbia transbordou e destruiu a ponte de Bobbio.

5 - O olhar de Mona Lisa

Ao olhar para Mona Lisa, você sempre tem a impressão de que ela o está encarando. Não se importa de onde você olhe ela, ou o quanto mude de lugar, ela continuará encarando. Isso, provavelmente, pode ser consequência de uma manipulação magistral do chiaroscuro na tela, que cria uma sensação intensamente realista de profundidade na interação entre a sombra e a luz.

6 - Pinturas atrás da pintura

Em 2006, um cientista do Canadá usou infravermelho para descobrir o que havia atrás da pintura da Mona Lisa. Ele descobriu vários desenhos rudimentares de Da Vinci atrás da obra final. Mas a descoberta de que havia uma Mona Lisa atrás da Mona Lisa, só veio em 2015 com o engenheiro francês Pascal Cotte, que usou uma técnica com feixes de luzes.

Quando descubram que havia uma Mona Lisa por trás da Mona Lisa, surgiram ainda mais teorias sobre a identidade da figura.

7 - Por que achamos ela linda?

Não importa em qual século você esteja, todos ficam embasbacados com a beleza do quado Mona Lisa. Ele vem sendo chamado, a muito tempo, de uma beleza atemporal. A proporção áurea é derivada da relação dimensional "comprimento-largura" dos retângulos e é supostamente a proporção mais esteticamente agradável ao olho humano. Essa proporção áurea foi denominada a "proporção divina" pelo próprio Leonardo da Vinci. Veja como funciona isso no vídeo acima.

E aí, você sabe de outros mistérios envolvendo a Mona Lisa? Comenta aqui com a gente e compartilha nas suas redes sociais. Para você que sonha em ver a Mona Lisa pessoalmente, aquele abraço.

Próxima Matéria
Via   Listverse  
Imagens Pagina Cinco
Toni Nascimento
Nerd, mas principalmente amante do cinema. Mais em @nascimento_toni
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+