• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 momentos em que ser gentil pode ser ruim para você

POR Leticia Rocha    EM Curiosidades      13/09/18 às 16h20

Todos já ouvimos ou lemos em algum lugar sobre aquele velho ditado: gentileza gera gentileza. E de fato essa é uma qualidade muito apreciável e que pode melhorar nosso convívio social em algum nível. Mas não se iluda e pense que o fato de ser gentil irá realmente mudar o mundo. As coisas são um pouco mais complicadas.

Estamos falando isso porque há algumas situações em que ser gentil não é a melhor alternativa. As pessoas podem abusar da sua boa vontade e isso pode te prejudicar de várias formas diferentes.

Confira agora algumas situações em que ser gentil pode ser ruim e acabar te prejudicando.

1 - Parar para um pedestre fora da faixa

Pode parecer algo extremamente inocente e gentil, mas essa atitude pode ter resultados catastróficos. Se uma pessoa atravessa a rua fora da faixa de pedestres e você para, pode acabar causando um acidente. Isso porque o veículo que está atrás de você nem sempre tem visão da pessoa que está atravessando e também não está esperando que o veículo da frente freie repentinamente, o que poderia ocasionar em um acidente. Então, pelo bem do trânsito, é melhor que você só pare nessas situações, caso a pessoa esteja na faixa de pedestres e tudo com a devida cautela.

2 - Cortesia durante uma evacuação

Nós esperamos que você não passe por isso, mas em casos em que a evacuação de um local for necessária, não tente ser gentil. Ser herói nessas horas pode custar sua vida e até mesmo dificultar o trabalho das pessoas que realmente podem ajudar alguém.

3 - Obedecer ordens que você sabe que não são as melhores

Há inúmeras situações em que fazemos algo que não consideramos certo ou que realmente não é. Tudo apenas porque alguém nos ordenou ou nos pressionou a fazer tal coisa. Faça sempre o que você acha que é o correto ou adequado. Um acidente aeroviário que levou a morte do presidente polônes Lech Kaczynski em 2010 poderia ter sido evitado. As investigações indicaram que ele foi ocasionado porque as pessoas dentro da aeronave insistiram em prosseguir o voo, mesmo com o mal tempo.

4 - Quando um homem fala

Pesquisas mostram que as mulheres costumam ser mais educadas e compassivas com os outros. Talvez pela forma como são criadas e educadas, mas o fato é que isso ocorre e por diversas vezes uma mulher se cala ou se deixa ser interrompida quando um homem fala. Isso acontece em diversas situações e locais, mas não tem de acontecer. Se a palavra está com você, diga tudo o que tem a dizer e caso seja interrompida, peça para primeiro concluir sua fala.

5 - Em situações de assédio

Outra questão que envolve muito os aspectos culturais de nossa sociedade. Em toda e qualquer situação de assédio ou qualquer forma de desconforto que esteja sendo causado por uma outra pessoa, não é necessário agir polidamente. Nem ignorar a situação. Inclusive, faça com que o maior número de pessoas perceba o que está ocorrendo. Essas situações podem evoluir para algo realmente perigoso, por isso não trate como algo normal

6 - Em conversas que você não quer ter

Muitas são as situações em que somos abordados e não conseguimos nos esquivar. Nos sentimos envergonhados em pôr fim a certas conversas. No entanto, se você realmente não quer estar ali, não precisa se obrigar a estar. Você pode dizer que está atrasado e que precisa mesmo ir embora, ou ainda que seu ônibus está prestes a passar ou que precisa ir ao banheiro! Pronto, você está livre para ir embora.

7 - Quando te pedem algo que na verdade você não quer fazer

Algumas das pessoas mal intencionadas que citamos acima podem tentar te manipular ou te chantagear de alguma forma. E no fim, você acaba fazendo coisas que na verdade, não gostaria. Nessas situações, por mais difícil que seja, negue a proposta e explique seus motivos. Não precisa se sentir culpado, nem nada do tipo, você tem liberdade para escolher o que quer ou não fazer.

Próxima Matéria
Leticia Rocha
Estudante de Jornalismo, apaixonada por pequi, vendedora de pão de mel e de tudo que colocar na minha mão!
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+