• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 momentos em que você não deve beber água

POR Mateus Graff    EM Ciência e Tecnologia      12/03/18 às 22h27

Todos nós sabemos que a água é a fonte da vida para os seres vivos. Para vocês terem uma ideia da importância da água para nós, cerca de 40 a 80% do peso total do ser humano é representado pela água. Isso sem falar que existem funções vitais dos órgãos que depende dessa substância. Mas como todo mundo sabe que tudo em excesso faz mal, com a água não é diferente.

Bom, sabia que beber água em excesso pode matar uma pessoa? Tendo em mente que vários dos nossos leitores não tem ideia das horas impróprias para consumir água, resolvemos trazer para vocês alguns momentos que devemos evitar a substância, confiram:

1 - Antes de dormir

Beba água pelo menos uma hora antes de dormir. Por que? Primeiro, os seus rins trabalham devagar enquanto dormimos, o que faz com que seu corpo esteja inchado quando você acorda. O outro motivo é que provavelmente você terá que ir no banheiro durante à noite. Caso isso aconteça, você não sabe se voltará a pegar no sono novamente.

2 - Durante exercícios físicos

Cientistas dizem que ingerir água durante um exercício pode levar ao comprometimento durante e após o treino. Isso acontece porque durante os exercícios a pessoa sente muito calor e amenize o mesmo com água. Isso provoca a eluição de eletrólitos. As consequências? Náuseas, tontura e até dor de cabeça. Uma quantidade excessiva de água carrega muito o coração, que está trabalhando bastante nessa hora.

3 - Caso sua urina esteja transparente

Isso não quer dizer que você não precise beber água, mas sim que você não precisa beber muita água. Quando a urina está transparente é um sinal que você está bem hidratado, mesmo que você esteja com sede. O consumo excessivo de água pode elevar o nível de sódio do corpo, que pode trazer como consequências um ataque cardíaco.

4 - Ao comer pimenta

A capsaicina está presente na pimenta e ela é a responsável pela ardência. Ingerir líquidos como leite é a melhor opção pois a água só ajuda a espalhar a substância na sua boca e esôfago.

5 - Durante a refeição ou imediatamente depois de comer

Na verdade esse item se refere a qualquer líquido. Todo mundo gosta de beber alguma coisa enquanto come, mas isso é um erro. A saliva contém algumas substâncias que são essenciais para fazer a digestão e ainda ajuda a combater substâncias que são nocivas e se acumular nos nossos dentes. Quando bebemos algo durante uma refeição, acabamos diluindo a saliva e prejudicando a digestão. Você não vai querer isso, certo?

6 - Muita água muitas vezes no dia

Temos que consumir cerca de dois litros de água por dia, mas essa quantidade não deve ser consumida em um curto prazo. Como falamos anteriormente, a água quando consumida excessivamente eleva os níveis de sódio e pode trazer uma série de consequências desagradáveis. O consumo excessivo também pode sobrecarregar os rins, impedindo de fornecer as substâncias necessárias para o sangue.

7 - Beber água do mar quando estiver na praia

Consumir água do mar é o pior erro que você pode cometer. A água do mar tem inúmeros micro-organismos que podem ser prejudiciais à saúde. Um rotavírus, por exemplo, pode ser ingerido através da água do mar. Ah, não podemos esquecer que a água salgada também pode causar uma desidratação.

E aí, já sabia que não é indicado beber água em todos esses momentos? Comentem!

Próxima Matéria
Mateus Graff
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+