Como seria o nosso planeta se os dinossauros ainda existissem?

POR Lucas Curado    EM Entretenimento      12/03/18 às 22h23

E se por acaso os dinossauros não tivessem sido extintos? O que teria acontecido com a raça humana? Imagina só você andando pelo parque enquanto pessoas andam com seus dinossauros de estimação? Você iria em um restaurante e comeria um filé de brontossauro ou um pterodátilo à parmegiana.

A vida seria bem interessante, mas talvez poderia ser um cenário completamente diferente. O mundo poderia ser algo como "A Família Dinossauro". Talvez a humanidade se tornasse seres reptilianos, com traços aviários e reclamando do preço da gasolina. Claro, seria impossível prever qual teria sido o futuro da Terra se um tal meteoro não tivesse acertado em cheio uma mina de petróleo gigante.

Hoje a Fatos Desconhecidos vai tentar alterar um pouco a pré-história. Como seria o mundo se os dinossauros não tivesse sido extintos? Será que eles estariam no nosso lugar mexendo em celulares e pagando contas? Ou o mundo ainda seria selvagem? O que nos resta é tentar "viajar" um pouco para responder essa pergunta. Uma coisa é certa, seria realmente muito legal visitar um lugar como o Jurassic World... Sem a parte dos desastres, obviamente.

Humanos e dinossauro

Humanos e dinossauros nunca se misturaram devido um "pulo" enorme entre eras. Enquanto o fim da era dos dinossauros foi no mesozoico, especificadamente a 65 milhões de anos atrás no período cretáceo... Os primeiros hominídeos apareceram entre 6 a 7 milhões de anos atrás.

Além disso, somente entre 4.000 e 5.000 mil anos atrás nós demos os primeiros passos para desenvolver a sociedade. Em outras palavras, existe um espaço evolutivo muito grande entre a extinção desses animais e o aparecimento do que conhecemos por seres humanos.

Se o meteoro tivesse errado a Terra, ainda sim nós não teríamos vivido com os dinossauros. O mamíferos tiveram a chance de se destacar após a "concorrência" ter sido eliminada. O que aconteceu com os dinossauros foi algo parecido com a grande extinção entre o Triássico e o Permiano (que eliminou mais de 90% da vida na Terra). Possivelmente nossos ancestrais, ou os ancestrais dos nossos ancestrais, teriam sido esmagados por algum primo distante do tiranossauro rex.

Dinossauros super evoluídos

Existe a possibilidade de os dinossauros, se não tivessem sido extintos, terem se tornado algo similar a nós. Nunca vamos poder afirmar isso com certeza. Contudo, um paleontologista e entusiasta de Sci-fi, desenvolveu uma teoria um tanto maluca. Dale A. Russell acredita que uma espécie em particular poderia ter se transformado em algo como somos hoje em dia.

O Trodonte  era considerado um dos dinossauros mais inteligentes entre os dinossauros, com o cérebro do tamanho do cérebro de um... Avestruz. Bem, segundo Russell, esse pequenos terópodes teriam evoluídos para criaturas chamadas "dinossauróides". Eles teriam características humanas, porém com pele de cobra. A teoria não foi muito bem aceita, mas desperta a imaginação de muitos, especialmente daquelas pessoas que acreditam nos tais "reptilianos".

Se por acaso os dinossauros tivessem ficado inteligentes e conscientes, existe sim um possibilidade deles desenvolverem uma sociedade, porque não? Claro, isso dependeria de toda uma gama de fatores. Dentro dessa ideia, ou nós nunca teríamos existido ou uma hora ou outra as duas raças poderiam entrar em competição, especialmente em um cenário mais selvagem.

"Tudo é possível"

Se os dinossauros não tivessem sido extintos, nós simplesmente não saberíamos o que teria acontecido. Também existe a opção de eles sofrerem uma extinção antes mesmo de nós entendermos que nós poderíamos usar nossos polegares opositores pra esculpir uma ferramenta.

Na verdade, nosso processo evolutivo foi de certa forma mais rápido que o próprio tempo de vida dos dinossauros. Como já dito, o primeiro hominídio surgiu entre 6 a 7 milhões de anos atrás. Por que em mais 100 milhões de anos não apareceu um dinossauros inteligente? Isso mostra o quão esse processo é relativo.

Na verdade, essa é uma questão que beira tanto a margem hipotética que  ainda existiria a possibilidade de nós conseguirmos conviver com essas criaturas. Imagine só, ao invés de cachorros nós pudêssemos criar um Protoceratops ou algo similar.

De qualquer forma, o que nos resta dos dinossauros são as aves. O mais próximo de um "Jurassic Park", vai ser você alimentando as pombas do parquinho perto da sua casa. Se os dinossauros não tivessem sido extintos, as coisas seriam completamente diferentes, mas ninguém saberia dizer como.

Lucas Curado
Não só redator... Como também músico e compositor. Amante de um bom humor ácido e memes.
As categorias Terror, Sobrenatural, CreppyPasta e entretenimento tem o único objetivo de entreter. Não devem ser utilizadas como fontes de artigos científicos ou trabalhos escolares.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+