Embora Vingadores: Ultimato seja considerado o maior filme de super-heróis de todos os tempos, é importante lembrar que o longa só obteve tal status por causa de outros 21 filmes que o antecederam no MCU. Nunca antes, na história do cinema, foi vista uma saga de tamanha dimensão. Obviamente, Ultimato merece ser reconhecido por ter encerrado a história dos Vingadores com chave de ouro. No entanto, apesar de ser considerado impecável, o longa dos Irmãos Russo quase contou com elementos totalmente diferentes. Por exemplo, no decorrer da produção do mesmo, foi cogitada a ideia de mostrar Thanos decapitando o Capitão América. Em contrapartida, também houve fantásticas cenas descartadas, como a imersão no passado de Thanos.

No entanto, Vingadores: Ultimato não foi o único filme da franquia a contar com certos cortes na edição. Na verdade, existem diversos exemplos de momentos incríveis que, por pouco, não chegamos a ver. Então, pensando nisso, selecionamos algumas cenas descartadas ao longo da história do MCU. Abaixo, você pode conferir com maiores detalhes.

7 - Nick Fury mencionando os X-Men | Homem de Ferro

A cena pós-crédito de Homem de Ferro mostra Nick Fury se infiltrando na mansão de Tony Stark para discutir a iniciativa Vingadores. Na época esse easter egg pareceu apenas uma provocação para os fãs da Marvel. Surpreendentemente, o que ninguém imaginava era que a Casa das Ideias estava falando sério e apostando todas as suas fichas no time de heróis. Embora não pareça, essa icônica cena foi escrita apenas um dia antes de sua gravação. Aparentemente, os roteiristas estavam quebrando a cabeça para encontrarem uma forma certa de flertar com a possibilidade dos Vingadores nos cinemas. Como resultado disso, a produção acabou pedindo para Samuel L. Jackson executar várias versões da cena.

A configuração original era a mesma: Tony Stark chegando em casa e encontrando o diretor da SHIELD esperando por ele para falar sobre a criação de uma equipe de super-heróis. Contudo, na primeira tentativa Fury disse, "Como se acidentes gama, picadas de insetos radioativos e mutantes sortidos não fossem suficientes, eu tenho que lidar com um pirralho mimado que não se dá bem com os outros e que manter seus brinquedos só pra ele". Posteriormente acabamos descobrindo que esse diálogo foi alterado. Por que? Bom, a Marvel Studios ainda não tinha os direitos dos X-Men e nem um acordo envolvendo o Homem-Aranha. Ademais, só ficamos sabendo da existência desse vídeo em setembro de 2019, quando o mesmo foi lançado publicamente.

6 - Stan Lee mostrando o dedo do meio para o Senhor das Estrelas | Guardiões da Galáxia

Publicidade
continue a leitura

Guardiões da Galáxia é um grande exemplo de aposta bem sucedida da Marvel. Além de ter sido uma grande adição ao MCU, o filme de James Gunn também foi responsável por apresentar ao público personagens que estavam fadados ao esquecimento. Contudo, assim como acontece com muitas produções, Guardiões da Galáxia passou por uma série de mudanças. Só para ilustrar, Gamora deveria ser roxa, Homem de Ferro 3 mostraria Tony Stark encontrando a equipe espacial e Thanos quase foi cortado por fazer Ronan, o Acusador, parecer menos ameaçador. Todavia, o momento mais incrível a ser cortado do longa foi um cameo de Stan Lee. Originalmente o personagem de Lee deveria ter aparecido entre os troféus do Colecionador. Então, quando o Senhor das Estrelas fizesse contato com ele, Lee mostraria o dedo do meio para Peter Quill.

Assim como no caso de Paul Walker em Velozes e Furiosos 7, essa cena foi filmada com um substituto e o rosto de Lee foi sobreposto com CGI. Contudo, Gunn acreditou que poderia parecer desrespeitoso, retratar o criador da Marvel utilizando um dublê. Sendo assim, decidiram retratar Lee como um xandariano paquerador.

5 - A visão envolvendo Dormammu | Vingadores: Ultimato

Durante o assalto no tempo em Vingadores: Ultimato, Hulk fica encarregado por obter a Joia do Tempo com a Anciã. Embora, inicialmente, a Feiticeira Suprema tenha relutado em ajudar Bruce Banner, vimos que ela acabou cedendo quando descobriu que o Doutor Estranho havia dado a Joia do Tempo para Thanos. No entanto, antes disso a Anciã explicou que ao entregar a joia para Hulk, ela estaria corroborando para um paradoxo temporal. Logo, caso a missão dos Vingadores desse errado, ninguém seria capaz de devolver a joia ao seu local de origem. Como resultado disso, Stephen Strange não poderia tê-la utilizado para derrotar Dormammu, como foi mostrado em seu filme.

Então, para tornar essa ameaça mais palpável, a Anciã deveria ter mostrado à Hulk uma visão do futuro. Nela veríamos Dormammu destruindo a Terra e assumindo toda a dimensão. Entretanto, apesar de bastante legal, essa cena seria meio desnecessária, por isso não apareceu no corte final.

Publicidade
continue a leitura

4 - A versão gigante do Ultron | Vingadores: Era de Ultron

Joss Whedon certamente fez uma bagunça em Liga da Justiça. Todavia, pelo menos em Vingadores: Era de Ultron, o diretor conseguiu acertar. Contudo, surpreendentemente, a aparência e a história do robô maníaco por pouco não foram completamente diferentes. Inicialmente um roteiro sugeria que Ultron teria sido criado pelo governo para substituir os Vingadores, forçando a equipe a se desfazer. Porém, o personagem acabaria se voltando contra seus criadores e os Vingadores se reuniriam para derrotá-lo. Além disso, Ultron possui diversas retratações nos quadrinhos. Então, Whedon precisou escolher o visual mais compatível com seu filme. Pois bem, uma das ideias de Whedon era adicionar alguns braços à Ultron, totalizando seis e dar à ele a capacidade de se fundir com seu exército de robôs. Sendo assim, por muito pouco não vimos um Ultron tamanho Godzilla.

3 - O Hulk cinza | Vingadores: Era de Ultron

Publicidade
continue a leitura

Também em Vingadores: Era de Ultron vimos Wanda Maximoff utilizar seus poderes em Bruce Banner, deixando seu alter ego incontrolável. Como forma de tornar a perda de controle do Hulk mais notável, Whedon queria que houvesse uma transformação física. Sendo assim, a ideia original era que a pele do Hulk ficasse cinza após o contato do Gigante Esmeralda com a Feiticeira Escarlate. Contudo, a Marvel acabou percebendo que a cor cinza não tinha caído muito bem com o herói e optaram por deixar a pele do Hulk verde mesmo. Assim, ao invés de modificar a cor da pele do Vingador, Whedon fez seus olhos parecerem mais sombrios para que o instinto animalesco fosse mais perceptível.

2 - Capitão América se aliando ao Caveira Vermelha | Vingadores: Ultimato

Assim como já comentamos aqui, Stephen Freely e Christopher Markus tentaram lidar com o máximo de possibilidades em Vingadores: Ultimato. Então, em certo momento, quando tiveram de decidir onde cada Vingador iria no Assalto no Tempo, os roteiristas acabaram enviando Viúva Negra e Gavião Arqueiro até Vormir. Posteriormente, vimos que lá, a dupla encontraria o Caveira Vermelha e faria sacrifícios pela Joia da Alma. Sem dúvidas, esse foi um dos momentos mais impactantes do filme. Contudo, acredite se quiser, originalmente, o Capitão América iria para Vormir. Ao passo que Steve Rogers é o único personagem a ter história com o Caveira Vermelha, seria interessante ver esse reencontro. Aliás, muito mais que isso, os dois teriam de se aliar para derrotar um inimigo em comum.

1 - Doutor Estranho vestindo a armadura do Homem de Ferro | Vingadores: Guerra Infinita

Durante Guerra Infinita, Doutor Estranho se viu à mercê de Ebony Maw, um tenente de Thanos. O lacaio do Titã Louco torturou o Feiticeiro Supremo com agulhas, enquanto tentava conquistar a Joia do Tempo no Olho de Agamotto. Felizmente, Tony Stark chega com sua armadura e liberta Strange após atirar Maw no espaço. Contudo, durante o desenvolvimento da arte conceitual, a produção cogitou fazer o Homem de Ferro transferir seu traje para o Doutor Estranho para imunizá-lo dos ataques de Maw. Ademais, ao invés do reator no peito de Stark, a armadura seria abastecida pelo Olho de Agamotto que, simultaneamente, daria poderes mágicos à armadura. Contudo, como essa ideia de transferência de traje já havia sido utilizada em Homem de Ferro 3, a equipe acabou decidindo não utilizá-la.

Publicado em: 17/03/20 08h47