• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 naufrágios tão trágicos quanto o Titanic

POR Mateus Graff    EM História      21/03/18 às 19h49

Realmente naufrágios não são tão comuns assim, mas quando acontecem são verdadeiramente fatais. Pois bem, o transatlântico Titanic afundou na sua viagem de inauguração, na costa da província de Newfoundland, depois de se chocar com um iceberg. A embarcação era considerado "inafundável" antes da estreia e levava 2.228 passageiros, dos quais 1.523 morreram.

Um grande número de mortos pára um acidente, certo? Mas o que pouca gente sabe é que existiram outros acidentes que foram tão medonhos quanto o Titanic, só não tiveram a mesma atenção. Como muita gente desconhece tais acidentes, trouxemos os 7 naufrágios tão trágicos quanto o Titanic:

1 - MV Doña Paz

Foi no dia 20 de dezembro de 1987 que o MV Doña Paz afundou nas Filipinas e matou pelo menos 1565 pessoas. Quando a maioria dos passageiros estavam dormindo, o navio colidiu com o MT Vector (que carregava 8.800 barris de gasolina e petróleo).

Com toda essa carga inflamável é claro que iria acontecer um incêndio. O fogo invadiu o navio e fez os passageiros abandonarem a embarcação. Como existiam muitos passageiros não identificados, o número de mortos pode passar de 4 mil. Para muitos esse foi o pior acidente marítima da história.

2 - SS Kiangya

O SS Kiangya estava repleto de fugitivos da Guerra Civil Chinesa no dua 4 de dezembro de 1948. Se você ficou horrorizado que o MV Doña Paz tenha pegado fogo, saiba que o SS Kiangya simplesmente explodiu. Como? Acredita-se que o navio tenha batido em uma mina que tinha sido deixada pela Marinha Imperial Japonesa. O navio afundou depois da explosão e matou entre 2750 a 3920 pessoas.

3 - MV Joola

Conhecido também como o 'Titanic senegalês', o MV Joola era uma balsa governamental que tinha sido projetada para sustentar apenas 580 passageiros. Pois foi no dia 26 de setembro de 2002, com pelo menos duas mil pessoas a bordo, que uma tempestade afundou o navio em Gâmbia. A balsa afundou em apenas 5 minutos que matou quase todos os passageiros.

4 - SS Sultana

O SS Sultana cruzava o rio Mississipi. Na época, em 1865, os navios eram movido a pás d'água que eram presas em grandes rodas. No dia 27 de abril três pás das quatro caldeiras explodiram e o navio afundou. Nessa época, John Wilkes Booth tinha acabado de assassinar o presidente americano Abraham Licoln. Também acontecia o fim da Guerra Civil Americana. Esse naufrágio foi considerado o pior acidente marítimo da história americana com 1547 mortos. Como outros grandes eventos aconteceram na mesma época, o acidente não chamou tanta atenção assim.

5 - RMS Lusitânia

Saindo de New York com minuções e contrabando e indo direto para a Inglaterra, o Lusitânia também levava passageiros civis. Depois de ser atacado por torpedos o navio afundou em incríveis 18 minutos. Na época surgiu um grande debate se o navio de passageiros (mas com cargas de munições de contrabando) era um alvo militar. Nesse tempo estava acontecendo a Grande Guerra ou 1º Guerra Mundial.

6 - Al Salam Boccaccio 98

O Al Salam Boccaccio 98 era uma balsa de transporte de passageiros e no dia 3 de fevereiro de 2006, a embarcação fazia o trajeto no Mar Vermelho entre a Arábia Saudita e o Egito quando naufragou. No início das buscas cerca de 300 pessoas haviam sido resgatadas com vida mas como a embarcação não tinha bote salva-vidas suficiente para todos os passageiros, 1.026 dos 1.414 ocupantes morreram.

7 - SS General Slocum

Pouco antes antes do naufrágio do Titanic, exatamente em 1904, o SS General Slocum também fez milhares de vítimas. O navio afundou em East River, Nova York e matou cerca de 1021 pessoas. Na embarcação estavam a bordo membros da Igreja Luterana-Evangélica.

Na sala de lâmpadas começou um incêndio e as chamas rapidamente cresceram conforme eram alimentadas por óleo e gasolina. Os coletes de salva-vidas foram queimados e os botes tinha acesso muito difícil. Quem sabia nadar abandou a embarcação, quem não sabia morreu afogado ou queimado.

E aí, já conheciam todos esses naufrágios tão trágicos quanto o Titanic? Comentem!

Próxima Matéria
Mateus Graff
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+