7 mistérios envolvendo Satanás que permanecem sem respostas

POR Gustavo Camargo    EM Mistérios & Horror      21/03/18 às 19h57

Para muitas religiões, Satanás é a própria personificação do mal. No cristianismo, Lúcifer foi o nome do principal anjo que Deus criou, mas ele teria se tornado muito orgulhoso e acabou sendo expulso do céu.

Ao logo do tempo, Satanás se tornou uma das figuras mais conhecidas e populares das religiões cristãs. Mas existe um problema, em vários textos religiosos suas características e até mesmo personalidade ficam um tanto quanto confusas.

Por causa disso, existem vários mistérios sobre o Diabo que ainda não foram esclarecidos. E foi pensando exatamente nisso que nós da Fatos Desconhecidos trouxemos 7 mistérios envolvendo Satanás que permanecem sem respostas. Confira:

1 - Satanás era a serpente do Éden?

Você certamente deve ter ouvido que Satanás era a serpente que deu o fruto proibido para Eva, não é verdade? Mas o fato é que a Bíblia nunca afirmou isso. Apenas as pessoas que interpretaram assim. A história original de Gênesis parece descartar essa teoria, se referindo ao animal como a "serpente", o animal mais inteligente que havia no campo".

2 - Quem teria dito a Davi para fazer um recenseamento

Em Samuel 2:24, Deus está aparentemente furioso com Israel e incentiva o Rei Davi a fazer um recenseamento. Logo, Davi percebeu que tal ato seria pecaminoso, e Deus castigou a terra com uma praga. Mas quando em Crônicas 1:21 a história se repete, dessa vez é Satanás que incentiva Davi a fazer o recenseamento. Essas duas passagens não se contradizem? Foi Deus ou Satanás que disse a Davi para fazer o recenseamento pecaminoso?

3 - Um título ou um nome?

"Satã" uma palavra hebraica que pode tanto ser interpretada como adversário ou acusador. Nunca foi usado como um nome no antigo testamento. Há também uma criatura angelical conhecida como "Satan", que age como uma espécie de promotor. Um exemplo, Deus permite que Satanás persiga Jó para ver se ele permanecerá fiel mesmo depois de perder tudo que tem.

4 - Ele realmente governa o inferno?

Você certamente conhece Satanás como governante o inferno. Mas o fato é que isso nunca foi escrito em nenhuma religião abraâmica. E aparentemente não está na Bíblia. Lá fala apenas que ele foi mandado para o inferno e retornaria no dia do julgamento final. Então, de onde veio a ideia de que Satanás governa o inferno? Bom, isso ainda é um mistério.

5 - Satanás do Antigo e Novo Testamento são os mesmos?

Um ser conhecido como "Satan" faz duas aparições importantes no Velho Testamento. Na primeira, ele questiona Jó sobre ser seu seguidor mais fiel. Satanás contesta que Jó teve uma grande vida e se voltaria contra Deus se as coisas lhe dessem errado. Sua segunda aparição é em Zacarias, onde o sacerdote Josué está diante de um tribunal celestial. Satanás o acusou, mas o anjo do Senhor o defendeu. O papel de Satanás mudou entre o Antigo e o Novo Testamento? Como "Satan" é um título, são a mesma entidade?

6 - Será que ele tem poder sobre a Terra?

Uma das versões de Satã lhe dá poderes incríveis, mas será que realmente o Satanás bíblico tem poder sobre a Terra? É um tema um tanto quanto contraditório, já que ele foi capaz de arruinar a vida de Jó, mas somente com a permissão de Deus.

7 - Qual sua ligação com o Anticristo?

Satanás

O Novo Testamento faz uma série de referências a um falso messias, chamado Anticristo. Várias pessoas associam essa figura a satanás, mas não são as mesmas entidades. No período medieval, surgiu a opinião de que o Anticristo seria o oposto de Cristo em todos os sentidos. Assim como Cristo era o filho de Deus com uma virgem, o Anticristo seria o filho de Satã com uma prostituta.

E aí, o que acharam da matéria? Comenta aí e não se esqueça de compartilhar com os amigos, lembrando que seu feedback é sempre muito importante.

Via   Listverse  
Imagens CTSR
Gustavo Camargo
A verdade é que eu queria ser astronauta, mas na minha cidade ainda não tem a escolinha. Instagram: gustavoloopi

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+