• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 países com o maior número de suicídios no mundo

POR Isabela Ferreira    EM Mundo Afora      14/05/18 às 17h44

Falar sobre suicídio nunca é fácil, já que o assunto ainda é tabu em várias partes do mundo. Alguns acreditam que tirar a própria vida deveria ser um direito da pessoa, enquanto outros já aceitam a ideia de que esta não é a saída para resolver os problemas. Independente disso, a grande questão é que infelizmente, esta é uma realidade de vários países, que apresentam elevadas taxas de suicídio.

Temos aquela ideia de que esta é uma situação que ocorre apenas em nações mais pobres, no entanto, você perceberá que não é bem assim que funciona. Veja o exemplo do Japão... Uma das maiores e mais potentes nações de nosso mundo e mesmo assim, ainda é popular por ter dados extremamente altos no que abrange o tema aqui discutido. Mas se você pensa que este é o país com as mais elevadas taxas, aí é que se engana. Conheça então, os 7 países com o maior número de suicídio no mundo. Dá uma olhada!

7 - Moçambique

Moçambique é um país localizado na África Oriental, ocupando mais de 800 quilômetros quadrados. Naturalmente eles já apresentam uma das expectativas de vida mais curtas do mundo, em decorrência da falta de cuidados médicos. Sem contar que o HIV ainda é uma das doenças mais contraídas pelos habitantes, que também acaba motivando suicídios.

6 - Suriname

O Suriname é um dos únicos da América do Sul a entrarem na lista. Possui pouco mais que 550 mil habitantes, mas ainda assim é um país que enfrenta graves problemas econômicos e sociais. Pobreza, violência doméstica, alto índice de desemprego e tantos outros fatores, fazem com que uma parcela da população acredite estar no fundo do poço, decidindo assim, dar fim à própria vida. Estima-se que todos os anos, pelo menos  44 homens e 12 mulheres cometam suicídio.

5 - Lituânia

Apresentando uma taxa de suicídio de 28,2%, este é o país mais suicida de toda a Europa e o quinto do mundo. Há décadas o país vem tentando acabar com esse problema, mas esta já se tornou uma questão social de larga escala, que teve seu pico em 1990. Desde então, as taxas de suicídio vem diminuindo, mas ainda apresenta dados alarmantes. Problemas sociais e financeiros são as principais causas para isso.

4 - Sri Lanka

Pequeno país asiático, onde habitam cerca de 20 milhões de pessoas. É um dos países mais desenvolvidos apresentados nesta lista, mas ainda assim, apresenta altas taxas de suicídio. Desde a conquista de sua independência, que aconteceu em 1948, as taxas de suicídio apenas aumentaram e ainda não foi possível identificar o principal fator que motiva isso. Enforcamento e envenenamento são os métodos mais comuns.

3 - Coreia do Sul

Mesmo em um país onde a tecnologia reina e a saúde e educação são de ótima qualidade, as taxas de suicídio ainda são alarmantes na Coreia do Sul. Acredita-se que as pressões sociais e problemas familiares sejam os principais fatores por trás de dados tão chocantes. Como o paós possui acesso restrito ao porte de armas, o mais comum é que as pessoas decidam tirar a vida por meio de envenenamento.

 2 - Coreia do Norte

suicídio

Coreia do Norte e do Sul são vizinhos até mesmo nisso. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as estatísticas de suicídio no país em questão apenas aumentam. A dificuldade econômica, o estresse, violação de direitos humanos e completa submissão, correspondem aos principais motivos para isso.

Estima-se que por ano, cerca de 10 mil norte coreanos deem fim às suas vidas. Alguns casos relatados apontam famílias inteiras que tiraram a própria vida para fugir das punições do regime totalitário pregado no país.

1 - Guiana

Esperava encontrar o Japão por aqui? Pois é, pode ser uma grande surpresa, mas a Guiana, nossa vizinha, representa o país com as mais altas taxas de suicídio do mundo, chegando aos incríveis 44,2%. A grande pobreza rural, vícios, e o fácil acesso a pesticidas letais, contribuem para que isso aconteça.

E então pessoal, o que acharam? Compartilhem suas ideias com a gente aí pelos comentários!

Próxima Matéria
Isabela Ferreira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+