7 eventos históricos que duraram bem menos do que imaginávamos

POR Diogo Quiareli    EM História      07/06/18 às 15h49

O mundo foi marcado por diversos acontecimentos que são lembrados até os dias atuais. Para chegarmos onde chegamos foi preciso um trabalho árduo dos nossos antepassados. Alguns grandes eventos mudaram o rumo do mundo e tudo seria completamente diferente se não tivessem ocorrido.

De ditaduras a leis aprovadas, há de tudo um pouco. Houve alguns eventos históricos que duraram anos e duram até hoje, como o sistema ditatorial da Coreia do Norte. No entanto, vários eventos duraram bem menos do que podemos imaginar.

Costumamos imaginar o passado como uma série de longas épocas e mudanças que caminhavam a passos lentos, né? Na verdade, certas coisas tiveram um fim pouco antes de começar. Pensando melhor sobre isso, nós da Fatos Desconhecidos resolvemos trazer essa matéria. Buscamos e listamos para vocês alguns eventos históricos que duraram bem menos do que imaginávamos. Se você tem algum amigo que gosta de história, compartilhe com ele desde já essa matéria. Agora, sem mais delongas, confira conosco e surpreenda-se.

1 - Reinado do Terror de Barba Negra

O nome de Barba Negra ainda é relacionado a pirataria, mesmo se passando mais de 300 anos após sua morte. Agregamos os piratas a sua imagem. No entanto, uma coisa que pouca gente imagina é que o seu reinado como capitão e um navio pirata durou pouco mais de um ano.

Em meados de 1717 ele era apenas um tripulante de um navio de Benjamin Hornigold. Benjamin aceitou uma proposta da anistia da coroa britânica. Sem um capitão, Teach se ofereceu e agarrou o navio francês. Ele o equipou com armas e montou uma equipe de 200 homens e tornou-se Barba Negra. Conseguiu tanto dinheiro que os britânicos resolveram se livrar dele. No outono de 1718, o governador da Virgínia mandou uma frota marinha para lidar com ele. No dia 22 de dezembro os dois lados travaram uma batalha sangrenta, onde Barba Negra morreu.

2 - Império Asteca

Os astecas formavam uma civilização recente em sua época. Sua capital, Tenochtitlan foi fundada em 1325, quase 75 anos após a inauguração da Universidade de Oxford. Levou mais de 100 anos para que eles se juntassem a seus vizinhos em Tlacopan e Texcoco. Aí começaram sua campanha de conquista. Essa mudança permitiu-lhes construir um império vasto e de curta duração. Embora tenham controlado grande parte do México, o Império Asteca durou apenas 94 anos.

3 - Arthur Rimbaud

O grande poeta Arthur Rimbaud é falado desde sempre. O francês bissexual descoberto por Paul Varlaine nas ruas de Paris mudou o rumo da literatura mundial. Ele foi o inventor do surrealismo. Seu trabalho é muito influente até os dias atuais e influenciou grandes nomes, como: Henry Miller e Bob Dylan. Ele iniciou um grande amor com Paul Verlaine quando ainda tinha apenas 16 anos. Paul era casado, mas isso não o impediu. O resultado do romance foi o grande trabalho do jovem. Ele tornou-se o queridinho da literatura francesa, mas sem mais nem menos, parou sua carreira. Menos de cinco anos após começar, ele deu fim. Ele passou a ver o seu trabalho como algo repugnante e morreu de câncer aos 37 anos.

4 - Império Alexandre, o Grande

Esse foi, de longe, o maior macedônio de todos os tempos. Alexandre, o Grande chegou ao trono em 336 aC e imediatamente partiu para uma campanha de conquista. Ele tomou conta da Grécia, Pérsia, reivindicou o Egito e ocupou territórios mais distantes, como a Índia. No entanto, tudo isso aconteceu em menos de uma década. Pelos padrões da época, isso era uma coisa ruim. Os Impérios Romano e Mauryan começaram da mesma forma, mas duraram séculos. Ele morreu de febre em 323 aC . Seus generais não tinham interesse em prolongar o seu reinado e decidiram dividir as terras entre si.

5 - Dinastia Qin

Pensar na China antiga é o mesmo que pensar na Dinastia Qin. Eles foram os responsáveis pela unificação das partes em conflito no país e transformar em um único estado. Foram eles quem construíram a Grande Muralha. Eles foram a dinastia mais importante da China. O país era dominado pela Dinastia Zhou por mais de 800 anos. Esse governo foi tão ruim que o país estava perto de se dividir em vários pequenos países hostis. Toda a mudança causada pela Qin foi em apenas décadas.

6 - A Magna Carta

Há 80 anos, um grupo de barões ingleses forçou o rei John a assinar um documento. Esse limitava o seu próprio poder. Esse documento ficou conhecido como a Magna Carta e foi a base da democracia moderna. A Constituição dos Estados Unidos foi inspirada na carta. Ela continua a moldar a lei britânica. Quando o rei John morreu, em 1216, seu sucesso, Henrique III estava desesperado para colocar os barões ao seu lado. Ele então reeditou a carta e colocou suas cláusulas, assim como o antigo rei. No entanto, a carta caiu e das 63 cláusulas, apenas 42 sobreviveram. Entre elas, estava a lendária cláusula 61 que é a voltada para a segurança. O documento original ficou em vigor por apenas um ano.

7 - A Guerra Hispano-Americana

Em 18989, os Estados Unidos entrou em sua primeira grande guerra estrangeira. Eles iniciaram a Guerra Hispano-Americana. No final do confronto, o país conseguiu adquirir Guam, Porto Rico e Filipinas. A Espanha havia perdido os remanescentes de seu império. No entanto, esse confronto foi mais rápido do que podemos imaginar. A luta real durou pouco mais de 2 meses.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Lembrando sempre que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.

Via   Listverse  
Imagens Vix
Diogo Quiareli
Geminiano, 24 anos, goiano.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+