7 partes do nosso corpo que são secretamente impressionantes

POR Mateus Graff    EM Ciência e Tecnologia      23/05/18 às 19h10

O corpo humano pode fazer coisas incríveis, como mostra as nossas matérias com os 15 fatos sobre o corpo humano que você nuca será capaz de esquecer e 14 fatos incríveis que mostram que seu corpo é uma caixinha de surpresas. Pois bem, o corpo humano é constituído por diferentes partes, entre elas, a pele, os músculos, os nervos, os órgãos, os ossos etc. Mas sabia que existem algumas partes do nosso corpo que parecem simples, mas fazem coisas incríveis?

Pois bem, resolvemos fazer essa matéria com algumas partes do nosso corpo que vocês não vão acreditar do que eles fazem. Então, caros leitores da Fatos Desconhecidos, confiram agora a nossa matéria com as 7 partes do nosso corpo que são secretamente impressionantes:

1 - Pele

A pele tem seis papéis principais e se algum deles parasse de funcionar, você ficaria muito doente ou poderia até mesmo morrer. A pele fornece uma barreira contra a radiação física, térmica, química e fontes de traumas em potencial encontrados no dia-a-dia. Ah, não podemos esquecer de citar que ela também regula a temperatura do nosso corpo. A pele também possui múltiplas funções imunológicas, atuando tanto como uma barreira física quanto imunológica contra a infecção e alergias. Pode parecer que não, mas a pele, além de ser o maior órgão do corpo, tem funções incríveis.

2 - Diafragma

O diafragma é um grande área de tecido fibroso e muscular que separa as cavidades abdominais e torácicas. Sabem quando temos soluço? Pois é, isso acontece quando o diafragma se contrai. Embora a caixa torácica se expanda e contraia, o diafragma é o principal músculo responsável pela respiração.

Esse órgão também ajuda a regular a pressão do tórax e abdômen ao vomitar, tossir e até urinar. Então, toda vez que você respirar, lembre-se que é nessa hora que seu diafragma está se movendo enquanto você inspira e expira.

3 - Epiglote

Anatomicamente, nossa traqueia está acima do nosso esôfago, então toda vez que engolimos, o alimento precisa passar nossa traqueia e pelo nosso tubo digestivo. Se esta ação não for coordenada, nós nos engasgamos.

A epiglote é um 'retalho' da cartilagem elástica que se projeta do topo da laringe. Quando engolimos, a laringe é puxada para cima e é por isso que podemos ver a garganta das pessoas se movendo para cima e para baixo quando elas engolem. Resumindo, a epiglote abaixa-se como uma tampa, para que o alimento não penetre na laringe e daí, através da glote, na traqueia, o que provocaria engasgo. Sem ela, nós nunca sobreviveríamos.

4 - Músculo ciliar

Como é que as nossas lentes conseguem mudar de forma? Graças ao músculo ciliar, uma borda de músculo ao redor da lente que contrai e relaxa para tornar a lente mais grossa ou mais fina. Isso controla os feixes de luz entrando no olho para manter o foco nas imagens. Esse movimento muscular, conhecido como acomodação, é uma das funções motoras mais sofisticadas do corpo. De fato, nossos olhos estão entre os órgãos mais complexos do corpo humano.

5 - Lentes

As lentes dos nossos olhos são estruturas transparentes e côncavas que entortam a luz para focar imagens na parte de trás do globo ocular, a retina, que envia a informação ao cérebro para ser interpretada como visão.

As nossas lentes anatômicas são elásticas e capazes de mudar sua forma para focar objetos em diferentes distâncias. À medida que ficamos velhos, a lente perde gradualmente a elasticidade. Por isso que a maioria das pessoas precisam de óculos para ajudar na leitura conforme vão ficando velhas. A lente não podem voltar ou recuar em sua forma mais espessa.

6 - Útero

A característica mais óbvia do útero é a sua capacidade de expandir de aproximadamente o tamanho do punho de uma mulher para preencher a maior parte do abdômen durante a gravidez. Muitas mulheres não gostam desse órgão pelo fato dele ser uma fonte de dor ou problemas, mas não podemos negar que ele é incrível. O útero aplica pressão a si mesmo. Logo após o parto, uma onda de hormônios provoca intensa contração do útero, que comprime os vasos sanguíneos e ajuda-os a cicatrizar. Isso não é incrível?

7 - Líquido cefalorraquidiano

Também conhecido como líquor ou fluído cérebro espinhal, é definido como um fluído corporal estéril, incolor, encontrado no espaço subaracnóideo no cérebro e medula espinhal. Ele nos oferece proteção pois fornece uma área de absorção de choque para o cérebro quando o crânio é atingido. Ele também trabalha para fornecer nutrientes e limpar os resíduos do cérebro e da medula espinhal de forma semelhante ao sangue em outras partes do corpo.

É através dele qe os médicos podem identificar pessoas que têm uma infecção (como meningite), um sangramento ao redor do cérebro (acidente vascular cerebral hemorrágico) e outras condições.

E aí, sabiam que todos esses órgãos, mesmo que pareçam simples, tem funções importantíssimas? Comentem!

Mateus Graff
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+