7 coisas em que os animais podem ser melhores que os seres humanos

POR Isabela Ferreira    EM Mundo Animal      18/05/18 às 15h30

Nós, seres humanos, fazemos parte do grupo de criaturas mais incríveis de todo o planeta Terra. Dentre tantos animais e espécies, fomos os únicos capazes de dominar por completo o ambiente em que vivemos, bem como desenvolver diferentes formas de comunicação e tecnologia. No entanto, apesar de ter seu lado bom, também há o lado ruim, uma vez que também somos os grandes responsáveis por uma enorme quantidade de desastres ecológicos.

Mas convenhamos, nem somos tão supremos assim. Por incrível que pareça, muitos animais por aí possuem habilidades naturais capazes de superar nossas melhores tecnologias. Já parou pra pensar nisso? Nós aqui da Fatos Desconhecidos sim! Então separamos abaixo 7 coisas que os animais podem ser melhores que os seres humanos. Confere aí!

1 - Visão

É claro que nós, humanos, temos uma visão incrível. Mas convenhamos, muitos animais por aí são melhores que nós nisso. Por exemplo, ao comparar nosso "equipamento óptico" com o de uma águia, obviamente sairíamos perdendo. Isso porque naturalmente elas são aves de caça e precisam enxergar suas presas a quilômetros de distância.

Mas também não é apenas isso. Apenas para que você tenha ideia, até mesmo as águias mais míopes são capazes de enxergar até quatro vezes melhor do que a média humana. Acredita-se que com a visão plena, consigam ver um coelho que está a cerca de quilômetros de distância.

2 - Audição

É, a audição também não é nosso forte. Por terem a habilidade de caça, muitos animais também precisam escutar muito bem para que consigam chegar até sua presa. Mas vamos tomar aqui como exemplo os morcegos. Não são animais que caçam, e por outro lado, possuem uma visão que deixa muito a desejar. No entanto, a audição deles é algo impressionante. Quando atravessam uma caverna escura, por exemplo, fazem aquele barulho estridente para que o som ressoe pelas paredes e eles saibam exatamente para onde devem voar.

3 - Inteligência

Sim, os humanos são considerados como os seres mais inteligentes do mundo e merecemos o mérito, afinal... Fomos os únicos capazes de fazer milhões de coisas. No entanto, as vezes os animais podem nos superar em certos aspectos, por mais impressionante que possa parecer. Basta observar os pombos-correio para comprovar isso. Eles são capazes de viajar por mais de 177o quilômetros e  sabem exatamente o caminho de casa, sem precisarem de GPS ou coisas do tipo.

E os elefantes então? Pode parecer que esses grandões não são lá muito inteligentes, mas estão na lista entre os animais mais sábios do mundo. Segundo pesquisadores da Universidade de St. Andrews, eles podem usar o cheiro para criar mapas mentais de seus parentes e amigos. Impressionante, não acha?

4 - Habilidades de combate

Sim, nossas habilidades de combate não são nada ruins. Temos as artes marciais e tantas outras modalidades de luta por aí. Costumamos encarar isso como uma de nossas maiores conquistas. Mas não se engane, os animais não ficam atrás e podem ganhar de nós em seus métodos. Tomemos por exemplo as lulas, que vivem sob a água. Quando elas entram em combate, simplesmente atiram tinta em seus inimigos e predadores. Ok, este nem é o exemplo mais bruto.

Vamos agora falar um pouquinho sobre o lagarto com chifres do Texas. Aparentemente é apenas um lagarto normal, com espinhos nas costas e a pele escamosa. No entanto, quando se sente ameaçado ou luta com outros animais, ele é capaz de espirrar sangue dos olhos, literalmente, afetando o inimigo.

5 - Adaptação

Como humanos, parecemos ser os reis da adaptação. De fato, podemos ser os melhores com isso, mas sempre dependemos de muito maquinário e tecnologia. Os animais são obrigados a se adaptarem conforme o tempo passa, sem dispor de tantos métodos para isso. Suponhamos que um animal não fosse mais capaz de alcançar sua comida, porque as árvores ficaram mais altas e seu pescoço é pequeno. Ou ele acabaria extinto, ou simplesmente ganharia um pescoço mais longo à medida que o tempo passasse, tornando-se o que agora chamamos de girafa, por exemplo.

Outro bom exemplo de adaptação? O voo. Os animais que precisam migrar para longas distâncias em pouco tempo costumam voar. Enquanto isso, outros adotaram o método de pular de galho em galho para conseguirem chegar ao destino de forma mais rápida, a exemplo dos macacos.

6 - Produtividade

Pode ser muito relativo, mas os seres humanos não são os melhores exemplos de produtividade. É por isso que costumamos escutar ditados como "ocupado como uma abelha", ou "trabalhe como uma formiga". Isso porque esses insetos passam a maior parte de seus dias trabalhando. Uma abelha pode trabalhar até 12 horas sem pausas.

Enquanto isso, as formigas também são ótimos exemplos. Cada uma exerce um papel diferente para que o formigueiro possa se desenvolver. E elas fazem isso muito bem, sem a desculpa de preguiça ou coisas do tipo.

7 - Velocidade

Pois é, a velocidade que conseguimos alcançar também não é um de nossos grandes destaques. Nem mesmo o homem mais rápido de nosso mundo, Usain Bolt por exemplo, seria capaz de superar a velocidade de uma chita ou animais do tipo. Alguns pássaros também são mestres da velocidade, a exemplo do falcão-peregrino, que consegue atingir incríveis 390 quilômetros por hora. Isso quer dizer que ele é capaz de superar a velocidade máxima de diversas criações humanas.

E então pessoal, o que acharam? Compartilhem suas ideias com a gente aí pelos comentários!

Isabela Ferreira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+