7 peixes mais assustadores do mundo

POR Thamyris Fernandes    EM Mundo Animal      04/11/14 às 22h34

Todo mundo acha que os peixes que existem por aí são sempre apáticos e sem graça, como aqueles que parecem correr de tédio nos aquários, não é mesmo? Mas, ao contrário dessa crença popular, há peixes ferozes e assustadores em diversas partes do mundo.

No Brasil, por exemplo, temos as temidas piranhas, especialmente no Rio Araguaia, onde inúmeros casos de acidentes horríveis e, não raro fatais, já foram relatados. No entanto, esses monstrengos das águas não são exclusividade brasileira. (Clique para ler ainda: 7 fatos impressionantes sobre o reino animal que você provavelmente desconhece).

Há muitas outras espécies de peixes que dão medo e que, provavelmente, você nem conhecia. Confira na lista:

7. Peixe-dragão-do-mar-profundo

1

Esse peixe nada simpático conta com uma espécie de "lanterna" abaixo da cabeça, usada para atrair suas presas. Com seus dentes enormes e afiados, ele vive em águas profundas, a mais de 1.500 metros; e é encontrado na maioria das regiões tropicais do mundo.

6. Peixe-ogro

2

Com esse nome sugestivo, não dá para achar que esse é o peixe mais "delicado" das águas, não é mesmo? Os exemplares dessa espécie, aliás, vivem nas profundezas do oceano, entre 500 e 5 mil metros de profundidade. E apesar de ser pequenos, com 16 centímetros no máximo, eles contam com dentes tão grandes que os impedem de fechar completamente a boca.

5. Peixe-víbora

3

O peixe-víbora possui dentes tão grandes (aproximadamente 2 centímetros) que ele precisa abrir a boca para que suas presas fiquem na posição vertical para conseguir engoli-las. Aliás, quando sua boca está fechada, os dentes ficam para fora da mandíbula. Os peixes dessa espécie são encontrados a cerca de 2,5 mil metros de profundidade.

4. Peixe-tigre-golias

4

"Monstro-do-rio", como também é conhecido o peixe-tigre-golias, habita o Rio do Congo, pode chegar a pesar mais de 35 quilos e é bastante agressivo. Inclusive, seus ataques podem ser mais assustadores que o das piranhas.



3. Enguia-elétrica

5

As enguias-elétricas são muito encontradas no Brasil, especialmente no rio Amazonas. Elas são capazes de produzir descargas elétricas de até 1.500 volts, potência que pode matar até um cavalo! Mas as enguias não são muito ariscas e só atacam os seres humanos quando perturbadas em seu habitat natural.

2. Tamboril

6

Tamboril ou peixe lophiiforme vive apenas nas profundezas do mar, nas partes mais escuras. Como é de se esperar, esse é um dos peixes mais traiçoeiros que existem, especialmente porque possui uma bactéria luminosa no topo de sua cabeça, que produz luz e serve para atrair pequenas presas. Mas, não se engane: o tamboril é capaz de engolir animais até duas vezes maiores que seu próprio tamanho.

1. Piranha

7

Com seus dentes poderosos, esses peixes estão na lista dos mais temidos do mundo e são capazes de fazer verdadeiras tragédias, especialmente porque estraçalham tudo o que cai na água. Suas mandíbulas, aliás, são fortíssimas e estão sempre prontas para penetrar a carne. E, ao contrário do que muita gente pensa, elas não são atraídas pelo sangue e sim pelo movimento na água.

Thamyris Fernandes
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+