• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 perguntas em entrevistas de empresas feitas para te enganar

POR Jesus Galvão    EM Curiosidades      16/01/19 às 17h54

Uma pessoa que está prestes a fazer uma entrevista de emprego deve estar preparada para todos os tipos de pergunta possíveis. E engana-se quem acredita que o entrevistador não sabe exatamente quais as perguntas ele deve fazer para arrancar de você as informações que você pode tentar esconder. Por isso, muitas vezes podemos pensar que uma entrevista de emprego foi complicada e/ou confusa.

"Para descobrir áreas que podem refletir inconsistências, os gerentes de contratação às vezes fazem essas perguntas difíceis", disse Tina Nicolai, coach de carreira executiva e fundadora da Resume Writers 'Ink. Pensando nisso, hoje, listamos para vocês alguns exemplos mais comuns dessas perguntas "complicadas" e que poderão ser de grande ajuda caso você precise em algum momento contorná-las. Confira!

1 - Pode me falar sobre você?

Essa pergunta é feita para ver como o candidato se vê e com que confiança ele transmite suas habilidades. E, falar de nossa vida pode ser algo bem perigoso. Algumas pessoas vão responder de uma perspectiva pessoal: "Eu tenho três filhos, sou casada, etc", mas, na verdade, o que eles estão a procura é de uma resposta focada que transmita seu valor para a organização.

Segundo Nicolai, seria bom tentar algo como: "Sou conhecida por transformar equipes de baixo desempenho, como resultado de minhas habilidades inatas em analisar problemas e ver soluções rapidamente". Tal declaração diz ao entrevistador que o candidato tem boa capacidade analítica, habilidades na solução de problemas e é provavelmente um bom líder.

2 - Como você se descreveria em uma palavra?

Através dessa pergunta, os empregadores poderão avaliar o seu tipo de personalidade. O quão confiante é a sua autopercepção e o seu estilo de trabalho. E uma das dificuldades que o candidato enfrentará é conseguir sintetizar tudo o que ele pode oferecer ao novo trabalho em uma única palavra.

3 - Você pode citar três pontos fortes e fracos?

Quando os entrevistadores pedem para você elencar pontos fortes e fracos, eles estão a procura de sinais de alerta e desarranjos, como incapacidade de trabalhar com outras pessoas ou de cumprir prazos, por exemplo."Cada trabalho tem seus requisitos únicos, então suas respostas devem mostrar pontos fortes aplicáveis, e suas fraquezas devem ter um lado positivo. No mínimo, você deve indicar que os atributos negativos diminuíram devido a ações positivas que você tomou", afirmou a especialista Linn Taylor.

4 - Por que você quer trabalhar aqui?

Ao fazer tal pergunta, os empregadores querem saber aquilo que mais lhe motiva, o que pesquisou sobre a organização e o quanto você deseja aquela vaga. "Claramente você quer trabalhar para a empresa por várias razões. Mas como você prioriza isso revela muito sobre o que é importante para você", conclui Taylor.

5 - Por que você quer deixar seu atual emprego?

O entrevistador nesse momento está tentando descobrir se houve problemas entre você e as pessoas com quem e para quem você trabalhava e que acabaram levando à demissão. Outra característica que pode ficar evidente com essa pergunta é se você é o tipo de colaborador que se entedia rapidamente no trabalho.

Casos suas respostas não sejam percebidas ou expressas de forma diplomática, elas poderão suscitar dúvidas e questionamentos na mente do entrevistador, o que pode comprometer diretamente suas chances de conseguir o trabalho.

6 - Do que mais você se orgulha em sua carreira?

Os entrevistadores com essa pergunta querem saber o quão apaixonada (o) pelo seu trabalho você é e o quanto se orgulha dele. "Como você descreve seu projeto favorito, por exemplo, é quase tão importante quanto o próprio projeto. Supõe-se que se você pode falar com convicção e orgulho sobre o seu trabalho passado, você pode fazer o mesmo durante apresentações importantes no novo empregador", afirmou Taylor.

Além de seu projeto, os gerentes buscam encontrar na sua fala uma boa articulação e a capacidade de fomentar nos outros o entusiasmo e boas energias.

7 - Por que você foi demitido?

O que os seus entrevistadores querem saber é como você se comporta sob pressão e circunstâncias que não estão a seu favor, como a perda do emprego. Eles querem ver se você é uma pessoa positiva e se está pronta para voltar ao trabalho com grande atitude. No fundo, eles estão a procura de níveis de confiança suficiente e não a derrota ou ressentimentos.

Segundo os especialistas, o maior erro a se fazer em um momento como esse é se deixar levar por sentimentos como amargura e irritabilidade, que te fariam falar mal de seu ex-empregador. "Fique longe de apontar o dedo, desespero ou se retratar uma vítima", concluiu Nicolai.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Próxima Matéria
Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+