• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 piores parasitas que podem habitar seu corpo

POR Jesus Galvão    EM Curiosidades      21/09/18 às 18h27

Uma infecção por um parasita definitivamente é algo muito desagradável e na maioria das vezes pode causar danos severos e irreversíveis em seus hospedeiros. Certos cuidados devem ser considerados como evitar tomar água não tratada, lavar adequadamente os alimentos, evitar se banhar em águas desconhecidas e, acredite você ou não, não urinar em rios. Tudo isso visando evitar infecções.

A infecção por estes parasitas pode muitas vezes ser assintomática e por isso, sua proliferação pode acontecer rapidamente, ocasionando diversas doenças e até mesmo a morte. Hoje, listamos para vocês alguns do piores parasitas que podem vir a habitar nosso corpo que você pode não conhecer. Confira!

1 - Verme-da-guiné

Essa doença é causada por um parasita chamado verme-da-guiné e é bastante comum em certas partes do continente africano. As pessoas acabam contraindo o parasita através da ingestão de água contaminada. A doença pode ser assintomática em seus estágios iniciais, mas depois de um certo tempo, as larvas do verme caem no tecido subcutâneo e se desenvolvem.

Posteriormente, elas entram em um estágio de 'migração' para fora do corpo humano, geralmente pelas pernas e pés. O verme pode alcançar até 1 metro de comprimento e até 2 mm de espessura.

2 - Plasmodium

Esse parasita pode ser transmitido através da picada da fêmea do mosquito Anopheles, o que acaba ocasionando a Malária. O parasita ataca o fígado até que consiga infectar os glóbulos vermelhos, o que leva a uma diminuição do fluxo sanguíneo e consequentemente, à morte.

3 - Loa loa

Também conhecido como 'bicho do olho', este parasita se instala no corpo humano, especialmente nos olhos, quando a mosca da manga deposita seus ovos através de nossa pele. Colírios e outros tipos de medicamentos são usados no tratamento para eliminar as larvas. A infestação pelo Loa loa tem cura.

4 - Onchocerca Volvulus

A doença ocasionada por esse parasita é popularmente conhecida como "cegueira dos rios" ou "mal do garimpeiro". Ele infecta o hospedeiro humano através da picada do Simulium (borrachudo), onde ele se desenvolve, se reproduzindo exponencialmente. Esse parasita pode viver por cerca de 14 anos no organismo da pessoa infectada e causar cegueira.

5 - Tripanossoma

Os tripanossomas podem infectar insetos e fazem de hospedeiros diversas espécies de mamíferos, incluindo o homem. A doença de Chagas é causada pelo Trypanosoma cruzi através da picada do Barbeiro, que depois de se alimentar deposita suas fezes e urina, liberando o parasita.

6 - Cochliomyia Hominivorax

A Cochliomyia Hominivorax é a causadora de uma doença infecciosa chamada de miíase quando suas larvas são depositadas sobre tecidos cutâneos de seus hospedeiros. As moscas transmissoras colocam seus ovos que eclodem, fazendo com que as larvas comecem a invadir o organismo do hospedeiro.

7 - Vandellia Cirrhosa

Popularmente conhecido como Candiru ou peixe-vampiro, além de infestar outros peixes, se ligando às suas guelras e se alimentando de seu sangue, eles também podem fazer de hospedeiros humanos que urinam debaixo d'água. O candiru pode chegar a medir 18 centímetros. Ele é facilmente encontrado nos rios da bacia amazônica.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Próxima Matéria
Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+