Novas doenças que surgiram graças à tecnologia

POR Thamyris Fernandes    EM Curiosidades      07/07/14 às 22h33

Quando criança a gente estava acostumado a tomar vacinas contra doenças como sarampo, rubéola, catapora e um monte de outras que rondavam o mundo desde o tempo de nossos avós. Hoje em dia, no entanto, além dessas perturbações, existem outras, novas e muito piores, recém-chegadas ao nosso meio.

Para elas, que estão surgindo com o advento da internet, não existem antídotos ou remédios paliativos, uma vez que essas doenças do século 21 afetam diretamente nosso estado de espírito. A melhor forma de fugir desses problemas e se manter saudável é por meio da informação e do uso moderado de aparelhos eletrônicos e do meio online.

Mas, como muita gente ainda não tomou conhecimento desses novos "males", nós preparamos uma lista. Conheça, abaixo, algumas das doenças mais recentes advindas do uso excessivo da web:

NONOFOBIA

1

O nome parece estranho, mas a sensação, com certeza é conhecida. Isso porque a doença consiste no medo que algumas pessoas têm de ficar sem celular ou longe dele. Seu primeiro sintoma é aquela aflição que se tem quando a bateria  está acabando e não é possível carregá-la imediatamente. Parece exagerado, mas um monte de pessoas já precisam de tratamento para isso.

SÍNDROME DO TOQUE FANTASMA

2

Essa é comum de acontecer e se trata daquela sensação de que você ouviu o celular tocar ou que o sentiu vibrar no bolso. Uma pesquisa nos Estados Unidos mostrou que isso ocorre com mais de 70% dos usuários cotidianos de celulares.

Especialistas ainda estudam esses sintomas, mas acreditam que a síndrome esteja ligada a ansiedade ou mesmo ao prazer em atender a chamadas. Dessa forma, o mais leve formigamento já pode fazer com que o cérebro interprete como o vibrar do celular.

NÁUSEA DIGITAL

doenças_internet07

Esse episódio acontece com parte das pessoas que costumam interagir com eletrônicos, especialmente com celulares de sensíveis ao toque, que aproximam os ícones na tela de forma brusca (como no gift acima). Essa sensação é  muito relatada entre os usuários do Oculus Rift e do sistema operacional iOS 7, da Apple para iPhones e iPads.

TRANSTORNO DE DEPENDÊNCIA DA INTERNET

4

Sobre esse transtorno todo mundo já ouviu falar e é possível até que conheça alguém que apresente os sintomas desse problema. Ele ocorre quando se possui uma vontade compulsiva de  acessar a internet, mesmo que não se saiba exatamente  para quê. Em outras palavras, é o uso irracional da internet, que pode estar ligado a outros problemas como a depressão, TOC, Transtorno de déficit de atenção, ansiedade social, baixa autoestima, etc.

DEPRESSÃO DE FACEBOOK

5

Dentre os mais recentes e famosos tipos de depressão, está a causada pelo uso (ou falta de uso) da rede social Facebook. Normalmente ela é causada pelo sentimento de isolamento que alguns usuários têm ao perceberem suas vidas paradas, enquanto seus amigos não param de postar fotos se divertindo, por exemplo. A abstinência prolongada  ao site também pode deprimir usuários muito assíduos.

VÍCIO EM JOGOS ONLINE

6

Ocorre quando há uma necessidade irracional de se participar de sessões intermináveis desses jogos. Conforme a Associação Psiquiátrica Americana, essa compulsão se equipara a outros vícios não ligados ao consumo de substâncias químicas, como ocorre com os viciados em jogos de azar.

HIPOCONDRIA DIGITAL

7

Assim como o hipocondríaco "analógico", se é que podemos chamar assim, pessoas que sofrem com esse transtorno têm mania de doença. Aliás, elas vão além: pensam estar com a doença sobre a qual leram na internet. Isso é muito comum e está crescendo, especialmente depois que o Google assumiu o papel de consultor médico das pessoas.

EFEITO GOOGLE

8

Esse sim é um processo preocupante, porque ele consiste na tendência das pessoas reterem menos informações, confiando que sempre estarão disponíveis no Google ou nas redes sociais. Dados históricos, datas de aniversário, informações geográficas, gramaticais, entre outras, estão se tornando o que o cérebro entende como "memória inútil".

Thamyris Fernandes
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+