Ciência e Tecnologia

7 planetas que a espécie humana vai poder habitar um dia

0

O assunto muito abordado em filmes de ficção futurística e espacial é outra alternativa para o ser humano viver quando o mundo se tornar inabitável. No filme “Wall-E” (2008), acompanhamos um robozinho compactador de lixo, um dos últimos habitantes do planeta. Os seres humanos tinham ido viver em uma nave já que o mundo não estava em suas melhores condições.

Outro filme muito famoso é o “Avatar” (2009), onde o ser humano busca em outros planetas distantes, novos lugares para viver e novos lugares para buscar recursos naturais.

O grande problema desses filmes, é que eles deixam qualquer pessoa com a pulga atrás da orelha e se perguntando: será que isso realmente pode acontecer um dia? Com o excesso do consumo dos recursos naturais, o mundo pode sim chegar em um estado inabitável e futuramente o ser humano pode ter desenvolvido tecnologia suficiente para levar boa parte da população para outro planeta habitável.

planetas

Mas será que existem outros planetas que podem ser habitáveis como terra é? A resposta fica no meio termo, já que todos os planetas dessa lista estão na lista de PROVÁVEIS planetas que o ser humano poderia habitar. Os fatores para que ser humano possa habitar um lugar vão muito além de ter ou não água. Precisamos de oxigênio para respirar, lugares para a produção de alimento e um dos principais fatores, a temperatura tem que ser adequada. Nem muito quente, nem muito frio, como a Terra é.

Os exoplanetas, que estão nessa lista, são planetas que orbitam uma estrela que não seja o Sol, ou seja, planetas que podem muito bem se assemelhar ao nosso planeta. Outro termo interessante que devemos explicar antes de prosseguir é a “zona habitável”. Esse termo é utilizado para a zona ao redor de uma estrela que se assemelharia em temperatura a zona que o planeta terra está.

Sem mais delongas, a Fatos Desconhecidos separou 7 planetas que a espécie humana vai poder habitar um dia:

1- Dois planetas em volta da estrela “ultrafria” 2MASS J23062928-0502285

planetas

Existe um grupo de cientistas da Universidade de Liège que monitoram a estrela anã 2MASS J23062928-0502285. Depois de perceberem que algo “tapava” o sinal infravermelho da estrela durante alguns momentos, eles chegaram à conclusão de que os objetos que tapavam o sinal da estrela eram outros planetas.

Foram descobertos três, o terceiro está no próximo item, já os dois primeiros podem ser habitáveis, mas existem grandes problemas. Eles estão muito próximos da estrela e por conta disso, existe apenas uma pequena área em cada um que pode ser habitável. Não se sabe se o planeta tem água.

2- Terceiro planeta próximo a estrela anã 2MASS J23062928-0502285

planetas

O terceiro planeta está mais distante da estrela e provavelmente teria uma temperatura muito próxima da que estamos acostumados na Terra. A volta ao redor da estrela pode variar de 4,5 a 7,3 dias. Seria muito estranho morar nesse planeta. Outra curiosidade é que para chegar nesse lugar no espaço, teríamos que viajar 40 anos-luz.

3- Kepler-186F

planetas

Esse está um pouquinho mais longe do nosso planeta e talvez nunca cheguemos nele. Para que pudéssemos pensar em habitar o lugar, teríamos que viajar 490 anos-luz. O planeta teria um tamanho bem próximo da Terra, uma temperatura muito próxima a do nosso planeta e alguns dados podem indicar que existe água na superfície do planeta. Alguns cientistas até chama o planeta de gêmeo do nosso planeta.

4- 581d Gliese

planetas

A partir deste item, os planetas possibilidades menores de serem habitáveis. Os três primeiros itens foram os que mais chamaram a atenção dos cientistas por serem parecidos coma Terra

Com apenas 20 anos-luz, o planeta 581d Gliese pode ser habitável e está muito próximo a Terra, comparado a alguns outros planetas dessa lista. Não temos mais dados sobre a temperatura do planeta, mas ele tem uma espessa atmosfera de dióxido de carbono e é separado como um planeta potencialmente habitável.

5- Tau Ceti e

planetas

Ele está a apenas 11,9 ano-luz da Terra. Foi descoberto em 2012 e tem a espessura de 4,3 vezes a do nosso planeta. Um fator que pode ajudar na hora da habitação é sua temperatura, que pode ser extremamente elevada ou, na melhor das hipóteses, pode ter uma temperatura bem parecida com a da Terra.

6- Gliese 667Cc

planetas

Ele se encontra na constelação de escorpião e está a aproximadamente 22 anos-luz do nosso planeta. Ele é 4,5 vezes maior que a terra e pode demorar cerca de 28 dias para dar uma volta ao redor de sua estrela mãe. O mais estranho é que ele seu sistema tem 3 estrelas.

7- Kepler-22b

planetas

Esse é o planeta que está mais longe da Terra e que se encontra nessa lista. Para chegar nele, precisaríamos de aproximadamente 600 anos-luz. Kepler-22b é 2,4 vezes maior que a Terra e sua temperatura pode muito bem ser perfeita para o ser humano sobreviver.

E aí, você acredita que um dia vamos morar em outro planeta? Ou que a Terra realmente se tornara inabitável ao ponto de termos que ir viver no espaço? Comenta aí.

8 comportamentos brasileiros que deixam os gringos muito irritados

Matéria anterior

Imagens mostram como a aparência das pessoas pode mudar em menos de 24 horas

Próxima matéria

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.