Curiosidades

7 planetas reais muito mais bizarros que os da ficção

0

Constantemente filmes e séries nos apresentam mundos alienígenas, onde coisas completamente estranhas acontecem. São mundos criados por autores com uma imaginação bastante fértil, para nossa alegria, claro! Acontece que existem alguns planetas bem reais que são capazes de ultrapassar os limites do imaginário humano. Já pensou?

O telescópio Hubble foi lançado em órbita no ano de 1990 e desde então, tem feito registros e descobertas incríveis a respeito do universo. Com a ajuda dele, muitos planetas e exoplanetas foram encontrados, sendo que alguns deles mostram características bem estranhas.

Pensando nisso, nós aqui da Fatos Desconhecidos separamos abaixo 7 planetas que podem ser muito mais bizarros que os da ficção. Curioso? Dá uma olhada!

1 – TrES-2b

Localizado a aproximadamente 750 anos anos-luz de distância de nosso sistema solar. Este planeta é conhecido por ser verdadeiramente, o mais escuro de todo o universo. Por incrível que pareça, não possui a capacidade de refletir mais que 1% de toda a luz que atinge sua superfície. É muito mais escuro que boa parte de exoplanetas descobertos recentemente.

Os cientistas trabalham para descobrir o que faz do planeta um lugar tão escuro, mas ainda é um grande ponto de interrogação. Talvez o mais estranho seja que o planeta apresenta uma cor avermelhada, como se fosse uma grande bola de fogo, mesmo não podendo refletir luz o suficiente. Acontece que sua cor é consequência da temperatura.

Sua superfície poderia ser o verdadeiro inferno, contando com incríveis 1.110ºC! Dá pra acreditar? Sem dúvida, é também um dos planetas mais quentes do universo.

2 –  55 Cancrie

Ao contrário do que vimos acima, este é um planeta que pode ser muita coisa, menos escuro. A verdade é que a luz resplandece dentro dele, como se fosse um diamante gigante. Bom, na verdade, é exatamente isso que ele é. Possui cerca de duas vezes o tamanho da Terra, sendo que um terço ainda é composto por diamante sólido! O planeta é formado por uma grande quantidade de carbono sólido e denso, sob a forma de diamante.

Bom, antes de ficar animado pensando em fazer uma visita ao planeta (pode confessar que pensou na possibilidade), devemos dizer que ele se localiza a espetaculares 40 anos-luz de distância da Terra.

3 – Gliese 436 b

Se você se considera como um mestre da química, este planeta pode te desafiar. Mas o que ele poderia guardar de tão estranho? Apenas que ele é uma imensa bola de gelo, que pega fogo! Quantos planetas que fazem isso você conhece? Aliás, quantas coisas assim você conhece?

Imagine que você está em um luga cercado por gelo em toda parte… Parece que estaria morrendo de frio no momento, não é mesmo? Bom, não se você estivesse na superfície desse planeta. Acredite ou não, mas a temperatura do lugar atinge os 439ºC! Mas como poderia o gelo se manter intacto mesmo estando acima de seu ponto de fusão?

Acontece que a gravidade do planeta tem um fator determinante na situação. Ela é tão forte que acaba puxando a água do gelo derretido para o núcleo, comprimindo-a e formando um material sólido novamente. Não importa o quanto derreta, a água será transformada em gelo novamente. Que maluco, não?

4 – HD 189773b

Se você acha que não pode ter nada pior em planetas espalhados por aí, se engana. O que teria de tão bizarro nesse planeta? Bom, simplesmente chove vidro! Exatamente… Imagina que agradável! Sua atmosfera é composta por silício, partículas que o fazem ter uma cor azulada.

Acontece que este é mais um dos planetas que possuem temperaturas muito altas, isso faz com que as partículas de silício se condensem, transformando-se em vidro sólido. Esse “cacos” de vidro voam constantemente pelo planeta junto com os ventos.

5 – WASP-12b

Bom, talvez este seja um dos planetas que correm o risco de deixar de existir. De forma lenta, ele se aproxima cada vez mais de sua estrela e está sendo absorvido aos poucos. Está tão perto da órbita de sua estrela que o planeta começa a ganhar temperaturas elevadíssimas, sem contar que sua massa está diminuindo. Isso faz com que se pareça muito com uma grande bola de fogo.

Seu tamanho chega bem perto ao de Júpiter, mas devido a tal absorção, ele aparenta ser bem maior. Por incrível que pareça, ele perde por segundo, cerca de 6 bilhões de toneladas da sua massa total! Está sendo destruído tão rápido, que atualmente possui o formato parecido com o de um ovo!

6 – Gliese 581 c

Este é um planeta em especial, já que é um dos 3 principais exoplanetas em que a comunidade científica acredita que pode abrigar vida alienígena. Ele é um dos vários planetas que orbitam uma estrela anã vermelha. Nesse caso, se você morasse no local, sempre veria o céu em tons de vermelho carmesim.

É um planeta bloqueado, o que quer dizer que não gira em torno do próprio eixo. Um de seus lados fica sempre voltado para sua estrela, enquanto o outro, fica sempre para o lado oposto. É como se em uma parte fosse dia para sempre, e em outra, noite.

7 – WASP-17b

Localizado na Constelação Scorpius, o que o faz ser tão peculiar é exatamente se tamanho. Ele possui cerca de 1,9 vezes o tamanho de Júpiter, que bem conhecemos como ser o maior dos planetas do sistema solar.

WASP-17b é tão grande que, de acordo com cientistas, nem deveria existir! Supostamente, ele contraria as “leis” que determinam quão grande um planeta pode ser. Seu imenso tamanho também o faz ter a densidade em níveis baixíssimos.

Por isso ele se enquadra em uma classe única de planetas, chamada de “planetas inchados”. Pode parecer brincadeira, mas é uma denominação científica. Ele também possui sua órbita contrária, o que quer dizer que gira em sentido oposto ao de sua estrela hospedeira.

E então pessoal, o que acharam? Já tinham escutado falar de algum dos planetas citados? Conhecem algum outro que tem uma fama bizarra? Compartilhem com a gente aí pelos comentários!

Criadora de Gossip Girl revela depois de 10 anos segredos sobre algumas cenas picantes cortadas da série

Artigo anterior

15 vezes em que os fãs criaram versões de heróis melhores que os do cinema

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido