7 políticos mais corruptos do planeta

POR Isabela Ferreira    EM Curiosidades      24/04/18 às 16h32

Estamos vivendo uma fase onde a corrupção virou a pauta do momento. Por pior que pareça a situação de nosso país, casos do tipo não são exclusivos a nós. Infelizmente, políticos corruptos existem em todos os 4 cantos do planeta e simplesmente não há como fugir disso. É claro que existem variações nessa escala, mas de qualquer forma, sempre encontraremos um líder político que tira proveito de seu poder para benefício próprio.

A corrupção é capaz de destruir a economia e toda a estrutura de um país. Apenas para que você tenha ideia, estima-se que 1 bilhão de pessoas vivam abaixo da linha da pobreza, em contrapartida, também é estimado que o custo da corrupção mundial supere 1 trilhão de dólares. Já imaginou que apenas essa verba poderia mudar a vida de todas essas pessoas?

Mas vamos aos fatos. Quais serão os políticos mais corruptos de todo o mundo? Para responder isso, o Panama Papers  (Documentos de Panamá) pode ajudar. É formado pela junção de aproximadamente 11,5 milhões de documentos confidenciais, que é de autoria da sociedade de advogados panamenhos. Neles, é possível encontrar detalhadas informações sobre empresas de paraísos fiscais, bem como a identidade de seus responsáveis. A partir desses dados, uma lista com os líderes mais corruptos do planeta, do ano de 2017, foi construída. Dá uma olhada!

7 - King Jong-un

Um dos políticos mais corruptos do mundo, é ninguém menos que King Jong-un... O presidente norte coreano. O país que está sob seu comando enfrenta uma das piores fases já vividas, envoltos a altíssimos níveis de corrupção. Apenas para que você tenha ideia, o ditador possui uma fortuna estimada em 5 bilhões de dólares, com ativos em mais de 200 bancos. Tudo isso, para o mais jovem chefe de estado da Coreia do Norte. Ele se encontra na 9ª posição entre os mais corruptos de 2017.

6 - David Cameron

Político britânico, atuou como primeiro-ministro do Reino Unido entre as datas de 11 de maio de 2010 e 13 de julho de 2016, onde também foi líder do Partido Conservador. Segundo registros vazados pelo Panamá, Cameron é o sexto político mais corrupto do mundo. Mas como já era de se esperar, o ex-primeiro ministro nega tal informação fervorosamente. Afirma que possui apenas uma casa em Londres e nenhuma outra propriedade, para ganhar tal título. Ainda utiliza o argumento de que Nigéria e Afeganistão são os países mais corruptos do mundo.

5 - Khalifa Bin Zayed AL Nahyan

Sim, o presidente dos Emirados Árabes Unidos também entrou para a lista. Estima-se que a família real já tenha acumulado uma fortuna de 150 bilhões de dólares, mas que grande parte da verba teria sido fruto de corrupção. Dono de diversas propriedades em Londres, acredita-se que grande parte delas tenha o valor aproximado de 1,2 bilhões de dólares. Sem contar que ainda é dono da BHS, na Oxford Street. É sem dúvidas, um dos políticos mais corruptos do mundo.

4 - Sigmundur David Gunnlaugsson

Gunnlaugsson atuou como o primeiro-ministro da Islândia, entre maio de 2013 e abril de 2016. Após este período, ele acabou renunciando ao cargo, justamente por ter seu nome envolvido no escândalo gerado pelo Panama Papers. O caso dele foi um dos piores citados nos vazamentos, mostrando que ele e a esposa desviavam milhões. Acredita-se que ele também tenha diversas propriedades ilegais por Londres. Entrou para a lista como o quarto político mais corrupto do mundo.

3 - Salman Bin Abdulaziz

Abdulaziz é rei da Arábia Saudita, guardião dos Lugares Santos e também o grande chefe da Casa de Saud. Como se não bastasse, ainda foi vice-governador e o próprio governador de Riade, por nada menos que 48 anos. De acordo com a informações do jornal do Panama, seu patrimônio líquido gira em torno dos 17 bilhões de dólares, o que é um valor consideravelmente alto, para alguém que apenas tem algumas empresas. Suas propriedades  de Londres equivalem ao valor de 34 milhões de dólares. Segundo o Panama Papers, é o terceiro entre os políticos mais corruptos do planeta.

2 - Vladimir Putin

Atual presidente da Rússia, comanda uma das maiores nações do mundo. E também foi mencionado nos relatórios de vazamento, sendo declarado como líder mundial mais corrupto, por estabelecer bens e propriedades no valor de 2 bilhões de dólares, em muitos outros países.

Pessoas próximas a ele também foram mencionadas, e Putin nega que as informações sejam verdadeiras. Chegou a considerar que estava sofrendo um ataque pessoal. Por outro lado, o Panama Papers o elege como o segundo político mais corrupto de nosso planeta.

1 - Nawaz Sharif

Sharif é um político paquistanês, que já atuou como primeiro-ministro do país por três vezes. É o homem mais rico de todo o Paquistão, com negócios rentáveis pelo país. Por outro lado, estima-se que durante seu mandato, tenha gerado cerca de 418 milhões de dólares em corrupção. Segundo o que foi divulgado pelo Panama Papers, o ex-primeiro ministro possui projetos ocultos para arrecadação de verba ilícita, conquistando o primeiro lugar e o título de mais corrupto de todos no ano de 2017.

E então pessoal, o que acharam? Já esperavam que algum desses políticos estivesse na lista? Compartilhem suas ideias com a gente aí pelos comentários!

Isabela Ferreira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+