• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 fatos óbvios que vão fazer seu queixo cair

POR Natália Pereira    EM Curiosidades      24/04/18 às 16h43

Na maior parte do tempo, acabamos nos focando tanto em coisas que consideramos "grandes e importantes" que acabamos esquecendo de olhar as coisas pequenas a nossa volta. Talvez por falta de tempo, ou mesmo por termos perdido aos poucos a capacidade de analisar o mundo ao nosso redor, mas, de qualquer forma, simplesmente ignorar alguns fatos pode acabar resultando em uma visão muito fechada do nosso universo e de nós mesmos.

Por mais que algumas coisas pareçam pequenas de mais para ganhar a nossa atenção, elas podem ser bem interessante. Algumas curiosidades soltas podem ser uma ótima distração em certos momentos. E, se você tem o costume de ler, provavelmente já reparou em como algumas coisas, apesar de parecerem óbvias e interessantes, nunca passaram pela sua cabeça até aquele momento. Se você ainda não experimentou essa sensação, o que acreditamos ser improvável, te garantimos que depois de ler essa matéria pelo menos alguns desses tópicos te faram pensar no assunto.

1 - Você já foi a pessoa mais nova do mundo

Mesmo que essa honra só tenha durado alguns meros segundos, todos nós já fomos, em algum momento, a pessoa mais nova do mundo. Isso porque, se você parar para pensar, no instante em que nascemos esse título poderia facilmente ser atribuído a nós.

2 - O ser humano só explorou 5% de todo o oceano mundial

Apesar do ser humano ter a errônea ideia de que sabemos e conhecemos tudo a nossa volta, isso nunca foi e provavelmente nunca será verdade. Não é novidade para ninguém que o homem sempre desejou dominar o Universo mas, se pararmos para pensar, não conhecemos nem o nosso próprio planeta. A nossa espécie só explorou 5% do oceano mundial e, considerando que este compõe 71% do planeta Terra, fica óbvio o fato de que sabemos muito pouco sobre o planeta que habitamos.

3 - Ainda existem tribos indígenas completamente isoladas da sociedade moderna

Apesar da maioria das pessoas imaginar as tribos indígenas da forma como as veem nos programas de televisão, nem todas são daquela forma. Como mostramos no tópico anterior, apesar da errônea ideia de que conhecemos e exploramos todo o mundo a nossa volta, isso está bem longe de ser verdade. Existem mais de 100 tribos espalhadas pelo mundo que permanecem isoladas da civilização. E, aparentemente, cerca de 77 delas se encontram no Brasil.

4 - Cada decisão que você faz na vida cria um novo universo paralelo

Estamos entrando agora em uma parte mais teórica mas, ainda assim, não deixa de ser interessante. Existe uma parte da física quântica que afirma a existência de um universo paralelo de nível 3. E, de acordo com ela, esses universos alternativos estariam coexistindo no mesmo espaço e tempo que o nosso, apesar de não podermos ter contato com eles. E, para fazer com que outro se forme basta tomar uma decisão, por mais pequena que seja. Dessa forma, o simples fato de decidir ir de carro para o trabalho poderia criar um universo em que você não o faz, escolhendo outro transporte para isso. No final, o conjunto de decisões pequenas poderia acabar resultando em algo realmente diferente.

5 - A existência humana não é nada comparado com a idade da Terra

Quando vemos tudo o que a humanidade já passou em sua história desde o seu surgimento acabamos imaginando o quão grandiosa e longa é a nossa linhagem. Mas, para falar a verdade, estamos enganados sobre isso também. Se comparados a existência humana com a da Terra poderemos perceber que só temos 0,004% da sua idade. Para que possa entender melhor, enquanto a humanidade existe a cerca de 200.000 anos, a Terra foi formada a aproximadamente 4,54 bilhões de anos. Não dá nem para comparar, não é mesmo?

6 - Se o asteroide que atingiu a Terra tivesse caído em outro lugar os dinossauros ainda poderiam existir

Essa afirmação foi dada em um documentário feito pela BBC chamado 'The Day The Dinosaurs Died'. De acordo com eles, o asteroide que ocasionou a morte de 3/4 da vida na Terra, naquela época, só aconteceu por causa do local em que ele caiu. Aparentemente, o asteroide caiu nas águas rasas, próximas a Península de Iucatã, e acabou formando uma nuvem de enxofre. Ou seja, se ele tivesse caído em outro local, como no oceano Atlântico ou Pacífico, a nuvem teria sido menos densa e, consequentemente, teria causado menos estragos.

7 - A terra também possuí lugares desconhecidos

Já falamos anteriormente de como o ser humano, apesar de acreditar conhecer tudo a sua volta, só explorou 5% de todo o oceano do nosso planeta. E, o desconhecimento sobre as nossas terras não para por aí. Mesmo que o ambiente terrestre componha menos de 30% da Terra, nós ainda não exploramos todos eles. Uma das áreas ainda desconhecidas pela sociedade moderna é o Vale do Javari, encontrado no Brasil. O local seria responsável por abrigar cerca de 14 das tribos isoladas do mundo.

Todos esses fatos parecem óbvios depois que os analisamos mas, ainda sim, não paramos para pensar sobre eles no nosso dia-a-dia. E, depois de notá-los, eles parecem realmente interessantes. O que acharam? Já tinham pensado sobre isso?

Próxima Matéria
Natália Pereira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+