Curiosidades

7 previsões que nunca se concretizaram (felizmente)

0

De tempos em tempos, surge uma teoria ou previsões malucas querendo botar um fim na humanidade ou na Terra. O tema, inclusive, já foi exaustivamente explorado nas produções hollywoodianas. Isso mesmo Steven Spielberg, estamos de olho em você. Entretanto, as pessoas parecem ter um verdadeiro fascínio por este tipo de coisa.

O fato é que a maioria das previsões já feitas, especialmente as apocalípticas, felizmente, acabaram não acontecendo. No entanto, muitas pessoas motivadas por elas acabaram cometendo atrocidades, colocando suas vidas e todo seu patrimônio em risco. Pensando nisso, hoje, listamos algumas das previsões que já foram feitas mundo afora e que por sorte nunca se concretizaram. Confira!

1 – As previsões de Al Gore

Em 2006, Al Gore lançou seu polêmico documentário Uma Verdade Inconveniente sobre as mudanças climáticas e seus efeitos na Terra. Em um determinado ponto do filme, Gore faz a previsão de que o aquecimento dos oceanos causaria frequentes e intensos furacões no Oceano Atlântico. Além de que, o clima quente causaria o primeiro verão livre de gelo no Ártico.

Após 10 anos desde o lançamento do documentário, cientistas examinaram as alegações e concluíram que algumas das previsões são extremamente improváveis ou levariam muitos anos para ocorrer.

2 – Bug do milênio causaria apagões no mundo todo

Em 1999, as pessoas não sabiam exatamente o que esperar quando chegasse a meia-noite e tivesse início o primeiro dia do novo milênio. Naquela época, os computadores processavam o ano usando os dois últimos dígitos. Assim, o ano 2000 seria 00, o mesmo que o ano de 1900. O que levou muitas pessoas a acreditarem que os computadores apresentariam falhas em grandes redes e que apagões ocorreriam no mundo todo. Era chegado o fim da era da tecnologia.

Muitos pessoas ficaram desesperadas com essas previsões de apocalipse cibernético. O governo dos Estados Unidos gastou bilhões de dólares para tentar evitar o problema e uma companhia de seguros até mesmo vendeu planos que cobriam o bug do milênio. Algumas pessoas foram além. Construíram bunkers, estocaram comida e produtos enlatados. Todos preparados para o pior. Entretanto, como não é novidade para ninguém, nada aconteceu.

3 – O arrebatamento aconteceria em 21 de maio de 2011

Harold Camping era um famoso apresentador de rádio e televisão dos Estados Unidos. Muitas pessoas acompanhavam os programas que ele apresentava, todos direcionados ao público cristão no país. Harold e seus seguidores estavam convencidos de que, em 21 de maio de 2011, o mundo acabaria. Jesus viria arrebatar sua igreja, levando todos aqueles que mereciam ser salvos para o céu. Aqueles que aqui ficassem sofreriam terríveis consequências.

A explicação de Harold sobre como ele chegou à sua conclusão se baseava na data em que Jesus foi pregado na cruz e algumas equações matemáticas absurdas. Assim a possível data apocalíptica surgiu. Uma verdeira histeria se espalhou pelo mundo. Pessoas venderam seus pertences para se preparar para tal data. Quando nada aconteceu, Harold culpou alguns erros matemáticos e adiou o evento para outubro daquele ano.

Quando nada aconteceu pela segunda vez, muitas pessoas começaram a ficar preocupados sobre o que fizeram com suas vidas devido a tal previsão. Muitos falidos e emocionalmente destruídos. Harold pediu desculpas e desapareceu da mídia pelos próximos dois anos, que antecederam à sua morte.

4 – A poluição do ar cortará a luz solar da Terra pela metade

Segundo a edição de janeiro de 1970 da revista Life, a poluição do ar reduziria a quantidade de luz solar que chega na Terra pela metade antes de 1985. Embora o próprio artigo não tenha explicado detalhadamente como eles chegaram a essa conclusão. Apenas que os cientistas tinham sólidas evidências para comprovar tal afirmação. O artigo, muito provavelmente, foi publicado como mais uma campanha de conscientização ambiental para tentar encorajar as pessoas a contribuírem com a causa.

5 – Derretimento das calotas polares e as inundações

O especialista ártico Bernt Balchen afirmou, em 1972, que as calotas polares derreteriam e um Oceano Ártico sem gelo se formaria até o ano 2000. Para Balchen, este seria um resultado positivo da mudança climática, após o derretimento. Mesmo as calotas polares derretendo e inundando as cidades costeiras,  o lado positivo é que o gelo derretido abriria rotas de comércio oceânico para os Estados Unidos. Felizmente, para aqueles que vivem nessas cidades, a previsão não ocorreu.

6 – O alinhamento dos planetas destruiria a Terra

Um astrólogo alemão, chamado Johannes Stoeffler, previu que o mundo acabaria em fevereiro de 1524. Segundo ele, depois que um alinhamento dos planetas acontecesse, isso levaria à inundações tão grandiosas que destruiriam toda Terra. A história se espalhou rapidamente e o pânico na mesma velocidade se instaurou. Um conde alemão chegou a construir uma arca gigante para se salvar.

Uma grande tempestade atingiu a região na época, o que acabou convencendo muitos céticos de que a teoria de Stoeffler estava se tornando realidade. No entanto, o período passou e a Terra continuou em seu devido lugar.

7 – Atlantis vai emergir e destruir as ilhas do Caribe

O professor de Psicologia, Charles Spiegel, previu que a cidade de Atlântida, supostamente perdida há muitos anos, emergiria do oceano em 2001. O que faria com que as ilhas do Caribe fossem completamente destruídas. Tal teoria foi espalhada por ele fornecendo pouca ou nenhuma evidência para dar credibilidade às suas crenças.

Não contente com toda a confusão causada pelo reaparecimento de Atlântida, ela ainda disse que um grupo de alienígenas chamado Myton pousaria na Terra. Ele alertou que as pessoas não precisavam entrar em pânico, uma vez que esses seres intergalácticos viriam em missão de paz. Felizmente, nada disso aconteceu. Atlântida continua sob o mar e os Mytons nunca apareceram. Ao menos não deixaram nenhuma evidência.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

7 planos reais e surpreendentes para conquistar o espaço

Matéria anterior

Rússia pode estar treinando animais para fazer parte do seu exército

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.