• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 primeiras imagens de coisas raras ou únicas

POR Jesus Galvão    EM Curiosidades      10/06/19 às 17h25

Os avanços da tecnologia estão revolucionando a forma como compreendemos a ciência e o mundo ao nosso redor. Através de maravilhosas invenções modernas, conseguimos, por exemplo, capturar e compartilhar imagens globalmente em questão de segundos. As pessoas conseguem "viajar" pelo mundo todo, hoje em dia, sem precisarem sair de suas casas.

Com todas essas inovadoras invenções, o homem foi capaz de fazer novas descobertas e capturar incríveis imagens de coisas que antes eram basicamente impossíveis. Recentemente, muitas coisas foram registradas pela primeira vez, como animais extintos, ondas de choque e a luz mais poderosa do universo dando o ar de sua graça na Terra. Pensando nisso, hoje, listamos para vocês alguns desses registros incríveis de coisas raras que vocês podem não conhecer. Confira!

1 - Naufrágio holandês

No início de 2019, um grupo de caçadores de metal procurava contêineres recentemente perdidos no Mar do Norte,  situados entre as costas da Noruega e da Dinamarca. Durante as buscas, eles conseguiram capturar uma misteriosa imagem com o auxílio de um sonar próximo à ilha holandesa de Terschelling. No primeiro momento, eles acreditaram que se tratava de um recipiente de aço. Eles então enviaram uma equipe para o resgate do material.

Ao retornar, ao invés das sucatas de metal que procuravam, o que eles conseguiram encontrar foi um amontoado de madeira que guardava um carregamento de 5 toneladas de cobre. O achado poderia ser um pedaço do navio mais antigo já descoberto na região. A madeira pertencia à uma embarcação de 500 anos de idade. O cobre, muito provavelmente, se tornaria algumas das primeiras moedas de cobre da Holanda. De fato, a assinatura química era idêntica a do cobre introduzido no país nos anos 1500.

2 - Doninha-colombiana

A Doninha-colombiana é um animal raro e é conhecida apenas pelo registro de seis exemplares da espécie. Ela nunca havia sido fotografada viva. Até que, em 2011, um arquiteto, Juan M. de Roux, teve um encontro com um exemplar do animal pra lá de inusitado. A doninha estava em cima de um vaso sanitário na casa dos pais do arquiteto.

No início, Juan pensou que se tratava de uma doninha comum de cauda longa. Ele fotografou o animal e depois deixou o caminho livre para ele voltar para a natureza. Depois que ele enviou as fotos para o aplicativo iNaturalist, é que ele descobriu a raridade das imagens capturadas. A casa dos familiares de Juan fica próxima ao Parque Nacional Natural Farallones de Cali, na Colômbia.

3 - Maior erupção subaquática

Misteriosos tremores foram sentidos no mundo todo desde 10 de maio de 2018. Tudo parecia se originar próximo à ilha de Mayotte, no Oceano Índico. Com algumas investigações, os cientistas descobriram que o culpado era um monstruoso vulcão que decidiu entrar em erupção no fundo do mar. Medindo aproximadamente 800 metros de altura e 5 quilômetros de largura. Estimativas apontam que essa possa ter sido a maior erupção subaquática já registrada.

4 - Batalha estelar

R Aquarii é um sistema estelar binário, que consiste em uma gigante vermelha e uma anã branca menor. Ele está localizado a cerca de 650 anos-luz da Terra. Ambas já se encontram no final de suas vidas. A morte de uma estrela não costuma ser um evento sutil, no entanto, um sistema binário tem o potencial de ser extremamente violento. Isso porque a outra estrela frequentemente interfere. Em 2018, a foto acima foi capturada pelo European Southern Observatory.

Nela podemos ver a gigante vermelha sendo canibalizada pela anã branca. Todo material consumido pela outra estrela ocasionou explosões termonucleares em sua superfície. Tais explosões lançaram o material da anã no espaço, ao lado da camada externa da gigante vermelha.

5 - Panda albino

Uma armadilha fotográfica localizada na Reserva Natural Nacional de Wolong, na China, conseguiu capturar a foto de um raro panda selvagem. A imagem se tratava de um panda albino. O animal parecia estar forte e saudável e tinha entre um ou dois anos de idade. O panda gigante é o urso mais raro do planeta, mas um exemplar albino está acima de qualquer expectativa.

6 - Primeiros raios gamas terrestres

Nada consegue superar o acúmulo de energia dos raios gama. Eles nascem da explosão de sóis e da colisão de estrelas. Eles podem até mesmo irradiar de buracos negros. Eles brilham com tanta intensidade que todas as outras luzes desaparecem em meio à escuridão. Alguns deles aparecem em nosso planeta vez ou outra. No entanto, eles são muito breves e duram cerca de milissegundos. Eles costumam aparecer em grandes nuvens, devido às interações elétricas. Durante uma tempestade em Bornéu, ilha no sudeste da Ásia, um raio gama que irrompeu em meio à tempestade foi capturado em uma imagem.

7 - Ondas de choque supersônico

Cientistas passaram anos tentando fotografar ondas de choque. Um estrondo sônico acontece quando uma aeronave viaja tão rápido que as moléculas não podem sair do caminho com rapidez suficiente. Elas se acumulam na frente da aeronave e, quando excedem a velocidade do som, essa barreira de moléculas se rompe. O que causa um grande barulho. Essa mudança de pressão é chamada de onda de choque.

Em 2019, a NASA colocou um equipamento a bordo de uma aeronave e fotografou alguns jatos supersônicos da Força Aérea estadunidense em voos baixos. Com isso, os cientistas conseguiram capturar ondas de choque fluindo dos jatos e perceberam como as ondas se influenciavam mutuamente.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Próxima Matéria
Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+