A Wikipédia é um projeto de enciclopédia disponível, em mais de 200 línguas baseado na web e escrito de maneira colaborativa. Ela surgiu em 2001, e se tornou um dos principais meios de busca para pesquisas no mundo. Isso porque nela, existem os mais diversos assuntos publicados.

Porém, nem tudo o que se lê na enciclopédia livre pode ser considerado verdadeiro. Porque exatamente por ela ser editável, várias pessoas têm acesso e podem colocar informações. Mesmo tendo uma reputação de não ser confiável, ela é o quinto maior site do planeta. Mas é claro que ela tem seus problemas. Mostramos alguns deles aqui.

1 - Parcialidade

O problema mais óbvio da Wikipédia é ela ser editada por qualquer pessoa. Isso quer dizer que, quando alguém está escrevendo, essa pessoa pode colocar seus próprios preconceitos no texto.

De acordo com um estudo, feito em 2012, 28 mil artigos sobre política dos EUA foram avaliados e os pesquisadores procuraram frases-chave dos democratas e republicanos. Eles viram que com o tempo os artigos foram ficando mais neutros. Mas isso depois de uma guerra de edição ser travada.

Em 2018, os pesquisadores compararam quatro mil artigos da Wikipédia com os da Encyclopaedia Britannica. Os resultados mostraram que 73% dos artigos da Wikipédia eram tendenciosos em comparação a 34% da Encyclopaedia Britannica.

2 - Verificação inconsistente

Publicidade
continue a leitura

Os problemas com a precisão de informações da Wikipédia sempre surgem. E teoricamente, eles têm que ser corrigidos ao longo do tempo. Em grandes páginas isso é esperado que aconteça, já que a probabilidade do erro ser visto é maior. Mas com a Wikipédia esse não é o caso.

Os erros de informação podem ser bobos, como o que tinha na página de Hilary Clinton, dizendo que ela tinha sido oradora da turma em sua formatura. Não é um escândalo. É apenas uma informação errada. E fatos básicos podem estar errados no site.

3 - Espiral da falsidade

Quando estamos fazendo uma pesquisa para achar os fatos verdadeiros pesquisamos em vários lugares. Mas o problema é que muitas fontes usam a Wikipédia com sua fonte. E se a informação que estiver na enciclopédia editável for errada, ela se espalhará como uma verdade.

E até alguém descobrir ou reivindicar a veracidade de determinada informação a notícia falsa já terá se espalhado como uma verdade. Podendo nem se conseguir desmentir.

4 - Editores

Publicidade
continue a leitura

Sabendo que qualquer um pode editar as coisas da Wikipedia, o que temos que indagar é quem são essas pessoas. Um estudo descobriu analisando 250 milhões das edições feitas, em dez anos, que 77% delas vinha apenas de 1% dos editores.

Ao todo são aproximadamente 132 mil editores ativos, o que quer dizer que apenas 1.300 pessoas são responsáveis por mais de três quartos das fontes.

5 - Captação de recursos

Todo mundo já viu, pelo menos alguma vez, um banner pedindo doações para manter o site funcionando de graça. Mesmo eles tendo aproximadamente 100 milhões de dólares de reserva, é sempre bom estar preparado para algum imprevisto.

Publicidade
continue a leitura

De acordo com o Relatório de Captação de Recursos da Wikipedia, as doações são apenas 12% do total. Isso mortas que dinheiro não é uma questão importante.

6 - Revisão contextual

O coronavírus, segundo a Wikipédia, tinha afetado apenas um quinto da quantidade de pessoas que a gripe espanhola infectou. Mas nessa semana, o número aumentou mais de 100%. Isso não foi porque o número de casos do coronavírus disparou. Mas sim porque o número de pessoas, afetadas pela gripe espanhola, há mais de 100 anos, parece que sofreu uma queda repentina e dramática.

Originalmente na Wikipédia, era dito que aproximadamente entre 10 a 20% das pessoas que contraíram a gripe espanhola morreram. Mas depois da notícia do coronavírus, a porcentagem baixou para entre 2 e 3%. A alteração pode ser bastante útil, para aqueles que estão se beneficiando de algum jeito, com a histeria do vírus.

7 - Redirecionamento sutil

Não confiar na Wikipédia, é uma coisa bem falada, mas que poucas pessoas fazem. As informações falsas da Wikipédia podem acabar em sites, livros de receitas e até mesmo notícias. E elas tem um impacto sobre os artigos científicos. E por isso, as informações que são incluídas ou omitidas da Wikipédia influenciam diretamente a pesquisa científica, mesmo antes dela começar.

Publicado em: 13/03/20 18h07