• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 produtos de beleza bizarros que as mulheres usavam na roma antiga

POR Magno Oliver    EM História      21/11/16 às 17h10

Você sabe como era a vida das crianças na Roma Antiga? Aqui no site da Fatos Desconhecidos, nós já mostramos para você como elas eram educadas.

A preocupação com a estética é algo que ultrapassa gerações e comunidades. Se hoje temos vários recursos tecnológicos para cuidar da nossa beleza, na roma antiga, as mulheres também usavam produtos que elas tinham disponíveis na natureza.

Muitos hábitos de beleza foram importados de civilizações antigas, como a Grécia e o Egito, depois de conquistadas pelos romanos.

A historiadora Ryan Stone publicou um artigo no site Ancient Origins listando alguns ingredientes estranhos que as romanas usavam para cuidar da beleza. Confira alguns deles:

1 - Fuligem para delinear o contorno dos olhos

an_ancient

Sabe aquela fuligem de cor preta que sai das lareiras e você encontra atualmente em escapamentos de veículos? As mulheres usavam essa substância, chamada Kohl, para pintar os olhos com aquilo. O hábito do uso foi introduzido pela comunidade egípcia e é usada até os dias atuais na Turquia.

2 - Cocô de crocodilo

noticia_720679_img1_crocodilos

Enquanto hoje as mulheres usam pó para dar uma clareada na pele, na roma antiga, as mulheres usavam um produto um tanto quanto inusitado. Elas passavam cocô de crocodilo no rosto. Para conseguir as fezes desse feroz animal, elas mandavam os servos arriscarem suas vidas para conseguir os excrementos para cuidarem de sua beleza.

3 - Banha de cisne

angsa

Na roma antiga, o tratamento para as rugas era feito à base de gordura de cisne esfregado no rosto. A ave era morta e tinha sua gordura retirada para esse fim estético.

4 - Feijão cozido

receita-feijao-picante-cubos-queijo

O feijão cozido também tinha uma finalidade estética para as mulheres. Assim como a gordura do cisne, ele também

era usado no rosto na tentativa de combater as rugas.

5 - Pó de giz

po-de-giz

Assim como o cocô de crocodilo, o pó de giz também era utilizado para fins estéticos pela mulherada na roma antiga. O pó era adquirido e usado no rosto com a intenção de clarear mais a pele.

6 - Leite de jumenta

16_05_58_223_file

Para ficar com a pele hidratada, rejuvenescida e bem cuidada, as mulheres tomavam um banho de leite de jumenta fresquinho. A receita foi copiada da Cleópatra, a rainha egípcia que usava esse truque para fisgar o general Marco Antônio.

7 - Cinzas de caramujos

3

Marcas e pintinhas eram combatidas com um bichinho que você tem bastante nojo. A crença era de que sardas no rosto eram um indício de tempo demais no sol. E para tentar acabar com isso, as romanas queimavam caramujos e passavam as cinzas nas bochechas.

O que você achou destes tratamentos estéticos? Mande seu comentário para gente!

Próxima Matéria
Magno Oliver
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+