Uma das bebidas mais consumidas em todo o mundo é o refrigerante e, dentre todas as opções, as que figuram no topo são Coca-cola e Pepsi. Por mais que o gosto das bebidas seja apreciado por muitos e as empresas existam há tempos, isso não quer dizer que elas não precisem se adequar ao mundo atual. Tanto que a Coca-cola e a Pepsi terão que fazer mudanças drásticas por uma determinação da justiça.
No caso, as empresas terão que produzir suas garrafas com pelo menos 30% de plástico reciclado na Índia. O governo indiano anunciou a medida como parte da sua estratégia de impulsionar a economia circular e diminuir os resíduos plásticos no país.
Para ser ter uma noção, na Índia, aproximadamente, 70% das bebidas são vendidas em embalagens PET já que são mais leves, práticas e mais baratas que vidro ou lata. Com essa nova proposta, o objetivo é diminuir o uso de plástico virgem durante os próximos anos e chegar a 60% de uso de material reciclado até 2028 ou 2029.
Folha BV
Com a Coca-cola e Pepsi tendo que fazer essas mudanças, mesmo sendo com um objetivo sustentável, isso não será uma coisa simples de ser feita porque, hoje em dia, existem somente cinco usinas certificadas para produzir plástico reciclado que seja próprio para entrar em contato com alimentos. Como são poucas, as usinas são capazes de atender, somente, 15% da demanda do setor.
Esse fato é um motivo de preocupação entre os fabricantes que temem não conseguir cumprir o prazo estipulado pelo governo indiano. De acordo com um executivo ouvido pelo The Economic Times, a Coca-cola e a Pepsi podem acionar a justiça e tentar suspender essa obrigação de mudanças em suas embalagens.
Conforme o executivo, é preciso ampliar a infraestrutura e isso levará anos para ser feito. Existem, também, os desafios logísticos, o que pode acabar impactando o bolso dos consumidores já que o custo da produção deverá subir em até 30%.
O objetivo maior para a Coca-cola e Pepsi fazerem essas mudanças, é ajudar com os problemas ambientais que já são algo antigo na Índia, que é um dos países mais poluidores de plástico do mundo.
Fonte: NDmais
Imagens: Folha BV