• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 razões pelas quais temos que nos livrar de armas nucleares

POR Jesus Galvão    EM Curiosidades      14/02/19 às 17h00

Muitos conflitos marcaram a história da humanidade. Eles foram motivados por diversos motivos, mas a grande maioria se deu pela busca de poder e pela ganância. Tanto para o ataque quanto para defesa, diversos tipos de armas foram sendo criadas ao longo do tempo, até chegarmos à tecnologia armamentista nuclear.

Está bem claro para qualquer um de nós, o potencial destrutivo que essas armas podem oferecer ao mundo. Milhões de vidas inocentes podem ser afetadas com o apertar de um botão. Além de que, os gastos para sua fabricação são imensos. Todo esse dinheiro poderia facilmente ser revertido para o combate da fome no mundo, por exemplo. Pensando nisso, hoje trouxemos algumas das razões pela quais a humanidade deveria extinguir as armas nucleares para sempre. Confira!

1 - Um investimento muito alto

Para termos uma noção do quanto uma arma nuclear custa, é necessário analisar alguns fatores que influenciam na sua criação. Acredita-se que a Coreia do Norte tenha gasto 3 bilhões de dólares neste tipo de tecnologia armamentista. Segundo Stephen Schwarts, em seu livro Atomic Audit, os EUA investiram aproximadamente 5 trilhões de dólares desde 1941 em armamento nuclear.

2 - Elas causam muitas vítimas

Segundo um estudo, os Estados Unidos teriam feito mais vítimas do que as que surgiram durante a Segunda Guerra Mundial. Somente em Hiroshima, 135 mil pessoas morreram e em Nagasaki houve outras 64 mil mortes. Aproximadamente 200 pessoas teriam morrido em um local de testes nucleares na Coreia do Norte.

3 - Elas são muito prejudicais ao planeta

A ideia que muitas pessoas têm sobre as bombas nucleares, por exemplo, é de que, após a explosão, além do caos e destruição, nada mais acontece. Bom, isso está bem longe da verdade. A radiação liberada e as erupções, causadas por sua detonação, causam danos irreparáveis na atmosfera e ao ecossistema. As explosões em si são o menor dos danos, se comparadas ao todo.

4 - A história nos mostrou

Há cerca de 74 anos, bombas atômicas foram lançadas sobre Hiroshima e Nagasaki, matando aproximadamente 200 mil pessoas. Esses ataques afetaram os japoneses por décadas, deixando muitos com diversos problemas. Acredita-se que os efeitos nocivos da radiação, causados pelas bombas, podem ter matado inúmeras outras pessoas após suas detonações.

5 - Prevenir o terrorismo nuclear

Já imaginou o que poderia acontecer com armamento nuclear indo parar em mãos erradas? Uma vez produzidas, isso poderia facilmente acontecer. Na verdade, casos de roubos de armas nucleares já aconteceram. Em 2007, seis ogivas termo nucleares de 150 quilotons desapareceram. Durante as décadas de 1970 e 1980, armas nucleares foram roubadas e traficantes tentavam vendê-las no mercado negro.

6 - Os malefícios não param

As armas nucleares não prejudicam apenas aqueles onde elas foram utilizadas. Durante o processo de fabricação, elas também podem deixar seus rastros de terror e morte. As pessoas que trabalham nas fábricas, onde as armas são construídas, estão expostas e propensas às doenças e infecções devido à radiação, entre outros tipos de acidentes que podem vir a acontecer.

7 - Isso poderia tornar o mundo mais seguro e pacífico

As guerras estão bem longe de trazer a paz. Muito pelo contrário. Os conflitos apenas geram mais confrontos e animosidade entre os países. Guerras são travadas desde os primórdios da humanidade e elas nunca nos proporcionaram nada de bom, além de destruição e mortes.

A extinção das armas nucleares podem não resolver todos os problemas do mundo, mas poderiam torná-lo mais pacifico, nos livrando das ameaças de pânico e do caos causado por elas. Com o fim do armamento nuclear, deixaremos um mundo muito melhor para nossos filhos.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Próxima Matéria
Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+