Quais são as pessoas com os QIs mais altos da história? Criado no início do século XX, o QI, o quociente de inteligência foi desenvolvido pelos psicólogos franceses Théodore Simon e Alfred Binet, com o objetivo de descobrir a média intelectual dos seres humanos e ajudar estudantes com dificuldade em aprendizagem.
A princípio, o QI foi elaborado para melhorar o sistema educacional da França, por meio da “quantificação” da capacidade de aprendizado e a faixa etária de cada estudante. Mas, quais são as pontuações mais altas da história? Separamos 7 personalidades que se destacaram por conta do seu alto nível de inteligência. Confira!
Considerado uma das figuras mais importantes do Renascimento – movimento artístico, cultural e científico que aconteceu na Europa, durante a passagem da Idade Média para a Idade Moderna – Leonardo da Vinci se destacou em diversas áreas como artes, matemática, geologia, cartografia e engenharia. Além disso, ficou bastante conhecido pela sua obra de arte ”Mona Lisa”, uma das mais famosas em todo o mundo. Estima-se que o seu QI estivesse entre 180 e 190.
Famoso por descobrir a gravidade, Newton foi um físico e matemático inglês com o QI estimado de 193. Como gênio da sua época, atuou nos campos da Matemática, Física, Filosofia, Astronomia, Alquimia, Teologia, Astrologia e outras ciências. Nesse ínterim, eu livro “Princípios Matemáticos da Filosofia Natural” é considerado um dos textos fundamentais da mecânica clássica, tanto é que influenciou o pensamento científico de diversas gerações, por mais 300 anos.
Com um QI em torno de 210, Shakespeare está entre os QIs mais altos da história. Em suma, ele foi um dos escritores e dramaturgos mais renomados do mundo, somando o total de 37 peças e 154 sonetos. Autor de obras clássicas da literatura é considerado o segundo escritor mais citado do idioma inglês. Dentre as peças mais famosas de sua autoria, podemos citar “Romeu e Julieta”, “Hamlet” e “Macbeth”.
Autor da teoria geral da relatividade, Einstein foi um dos físicos mais famosos da história. Em 1921, recebeu o Prêmio Nobel de Física e teve um impacto revolucionário em seu campo. Como uma das mentes mais brilhantes da sua época, trouxe contribuições significativas como a explicação do efeito fotoelétrico, a formulação da teoria da relatividade espacial geral e restrita e o movimento browniano. Como um dos cientistas mais influentes da humanidade, permitiu a criação do GPS (Sistema de Posicionamento Global), por meio da teoria da relatividade geral e previu a existência de ondas gravitacionais, identificada durante a colisão de dois buracos negros, em 2017. Ademais, seu QI foi calculado entre 160 e 190.
Primeira mulher a ganhar o Prêmio Nobel, Curie foi uma física e química polonesa, que desenvolveu a teoria da radioatividade (cunhando o termo) e descobriu dois elementos (polônio e rádio). Em suma, seu QI está estimado entre 180 a 200. Em síntese, Marie Curie foi a única mulher, até os dias de hoje, a receber o prêmio Nobel duas vezes. Um em Física, ao comprovar a existência da radioatividade natural. Do mesmo modo, em 1903, em Química, com a descoberta de dois elementos químicos, em 1910.
Conhecido como um inventor e futurista, Tesla desenvolveu vários trabalhos. Entre eles, a eletricidade de corrente alternada, bobina de Tesla e transmissão sem fio de energia. Sendo que, já previa diversas tecnologias como telefones celulares e drones. Além de deixar várias contribuições para a desenvolvimento de tecnologias como a transmissão via rádio, robótica, controle remoto, radar, física teórica e nuclear e da ciência computacional. Ao todo, Tesla registrou cerca de 40 patentes, nos Estados Unidos, e mais 700 no mundo todo. Seu QI estimado foi estimado em 180 a 200.
Considerado um dos cientistas mais conceituados de todos os tempos e conhecido como o pai da ciência moderna, Galileu trouxe contribuições significativas em uma diversidade de áreas como astronomia, física, matemática e filosofia. Por defender o heliocentrismo (modelo que coloca o sol como o centro do universo), foi visto como herege pela Inquisição Romana, bem como, perseguido pela Igreja Católica, que considerava suas teorias controversas e polêmicas. Em síntese, entre as suas invenções, podemos citar telescópio aprimorado, termômetro de água e um instrumento para medir pulsação das pessoas. Em suma, representando um dos QIs mais altos da história. Ademais, estima-se que o seu cálculo ficou entre 180 e 200.