Mundo afora

7 razões pelas quais a Holanda é o país do futuro

0

Holanda, também conhecida como “Países Baixos”. Essa é uma nação constituinte que integrou em um único país, todos os Reinos dos chamados “países baixos”. Quando se fala em Holanda, pensamos logo em alguns esterótipos inevitáveis: o cenário pitoresco, que lembra um conto antigo de cavaleiros, princesas e dragões. Os moinhos de vento, as planícies verdes, os castelos antigos… Tudo faz lembrar uma história dos tempos medievais.

Indo do passado para o futuro, encontramos uma sociedade inovadora. Que se antecipou em muitos pontos que ainda são discutidos por outras nações como tabus. A Holanda foi pioneiro ao descriminalizar o uso da maconha. Ao contrário do que se pensa, é proibido vender, comprar e fazer propagandas de seu consumo.

No entanto, o país reconhece que é impossível controlar o uso pessoal dos indivíduos. Apesar da desinformação, esse continua sendo um dos pontos que mais atraem turistas para o país.

Vang Gogh, campos de tulipas, água para todo lado, canais charmosos, bicicletas. Os holandeses sabem preservar sua história e o meio ambiente. Mas basta andar um pouco mais para ver além da natureza. A Holanda é um país que olha para o futuro, adapta-se à realidade, investe no campo da pesquisa,  mas principalmente na qualidade de vida de seus cidadãos.

Segundo a BBC, o país está “regularmente na lista dos países mais felizes do mundo”. Agora você vai descobrir que essa também é uma nação moderna, e que mesmo não estando entre as grandes potências do mundo, economicamente, está á frente de muitas nações, em aspectos que conectam a cidadania à tecnologia.

Confira porque a Holanda é o país do futuro:

1 – O país do ciclismo

A holanda é o único país do mundo que possui mais bicicletas do que pessoas. Segundo o jornal online Nexo, desde a década de 70, uma série de investimentos massivos foram aplicados na infraestrutura, na educação no trânsito e na legislação. Esse cenário transformou o país em um dos melhores lugares para se pedalar do mundo.

2 – Conscientização ecológica

Você já ouviu falar em pontes construídas especialmente para os animais? Pois a Holanda se preocupa com isso. Em áreas em que há fluxos de animais, principalmente em áreas de cinturão verde, onde passam as rodovias, o governo investe nos chamados “ecodutos”, pontes que permitem que os animais cruzem de um lado a outra com segurança.

3 – Semáforo para quem vive de olho no celular

O governo Holandês sabe que é que o Estado quem deve se adaptar à realidade de seu povo e que novas mudanças devem acompanhar o ritmo, a necessidade e o estilo de vida das pessoas. Foi pensando nisso que a cidade holandesa Bodegraven criou um sistema de semáforo no chão. Assim, quem vive de olho no celular vai ter mais segurança e praticidade para atravessar a rua, sem ter que desgrudar os olhos do celular.

4 – Ponte de Moisés

Separar um rio ao meio como fez Moisés? Apenas os holandeses. A “Ponte Moisés” foi construída na cidade de Halsteren. A arquitetura ousada e inovadora foi construída para dar a impressão de se caminhar entre as águas, como se estivéssemos submersos. A referência à Moisés vem do passado, mas a arquitetura é futurista.

5 – Agricultura de ponta

Está vendo esses blocos iluminados com cores diferentes? São campos de cultivo. A iluminação na verdade, é a tecnologia utilizada na agricultura holandesa durante os meses de inverno. Essa técnica é capaz de controlar as temperaturas da plantação, impedindo que elas sejam afetadas pelas variação do frio. Assim, os holandeses podem cultivar todo tipo de de cultivo durante o ano inteiro, independente da estação climática.

6 – Pista inteligente

Você já sabe que a Holanda é o país das bicicletas. Mas as inovações não param simplesmente por aí. Em 2014, o governo construiu a primeira pista de ciclistas do mundo que funciona apenas com energia solar. O calor recebido pela pista transforma essa força em energia, que por sua vez, se converte no funcionamento dos semáforos e iluminação das ruas.

7 – Purificador de ar ambulante

A poluição da Holanda não está nem de longe entre as piores do mundo. Mesmo assim, os estudantes que estão conscientes da contaminação do ar e de como isso prejudica a saúde humana, criaram uma espécie de mochila purificadora de ar. Dentro da bolsa há uma planta que puxa o ar para dentro da caixa através de um ventilador. Depois esse ar rapidamente passa pelas raízes das plantas sendo purificado antes de ser devolvido para o exterior. Os chineses e japoneses usam máscaras de hospital. Os holandeses são um pouco mais estilosos na hora de se preocuparem com poluição do ar.

Gostou de saber um pouco mais sobre a Holanda? Com certeza você não imaginava tantas inovações nesse país tão pequeno e discreto.

Não esqueça de deixar o seu comentário à respeito. Aproveite também para compartilhar a matéria com seus amigos e familiares. Você já foi à Holanda? Conhece mais curiosidades sobre o país? Aproveite para aumentar a nossa lista. A Holanda tem mais mistérios para serem descobertos.

7 coisas que aconteceriam se a internet entrasse em colapso agora

Artigo anterior

Treta russa! Burger King quer banir It: A Coisa do país

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido