Ciência e Tecnologia

7 ruínas antigas que trouxeram descobertas inesperadas

0

Não é incomum que durante o processo de escavação novas descobertas acabem ocorrendo. Artefatos surgem e novas histórias podem vir a ocupar as lacunas que muitas vezes se formam devido a ação do tempo entre o período em que tais objetos eram utilizados, com os dias atuais.

Geralmente, acabamos esperando que as novidades surjam de novos lugares ou sítios arqueológicos recém descobertos, por exemplo. No entanto, hoje, trouxemos para vocês algumas descobertas inesperadas de ruínas e locais que já eram de nosso conhecimento, e que até mesmo já são, ou foram, e que escavados por muitos anos revelando coisas inéditas, que acabaram nos surpreendendo. Confira!

1 – Passagem escondida

Piramidedalua 600x400, Fatos Desconhecidos

Em Teotihuacan, no México, é possível encontrar diversas pirâmides. A cidade, que já foi classificada como uma das mais visitadas, esconde diversos mistérios. Ninguém sabe ao certo, por exemplo, como sua população desapareceu. Recentemente, utilizando de uma tecnologia de escaneamento, arqueólogos puderam dar uma “espiada” dentro da Pirâmide da Lua, construída em torno do século III d.C., onde foi encontrada uma passagem oculta.

Além da passagem, uma câmara e um corredor também foram encontrados. Caso as estruturas dentro da Pirâmide da Lua contivessem sepultamentos, isso poderia explicar o propósito das pirâmides na cidade. Alguns pesquisadores acreditam que os corredores dentro desses monumentos simbolizavam a jornada para o mundo dos mortos.

2 – Origens do chocolate

879 Chocolate Theobroma Cacao 0 1024 600x243, Fatos Desconhecidos

Em 2002, aconteceu a descoberta de um novo povo que recebeu o nome de Mayo Chinchipe, e que vivia nas partes altas do Equador. Estudos de artefatos, que foram encontrados nesses locais, provaram que esse povo utilizava o chocolate há mais de 5 mil anos. Mudando completamente a suposição popular de que os povos maias e mesoamericanos teriam originado seu uso.

A descoberta confirmou suspeitas antigas de botânicos. Há algum tempo, estudiosos já teorizavam que o berço do chocolate na verdade era a América do Sul.

3 – Templo sob pirâmide

102497004 794487aa De67 4814 84ae 91889457c513 600x338, Fatos Desconhecidos

O sítio arqueológico de Teopanzolco, no México, foi bastante abalado por um terremoto de magnitude 7,1 em 2017. Quando os arqueólogos fizeram um levantamento para determinar o nível de dano da estrutura de uma pirâmide, cujo assentamento havia sido danificado, algumas paredes a mais foram descobertas. Tais paredes não fazem parte da construção original da pirâmide.

Na verdade, elas são muito mais velhas e pertenciam a um antigo templo a parte. Muitas partes de Teopanzolco foram construídas no século 13. Já as paredes datam de ao menos 1150 d.C.

4 – Corredor de ídolos

4a4a44a4aa 600x376, Fatos Desconhecidos

Chan Chan era a capital do Reino Chimu, no Peru, e hoje é um dos mais preciosos sítios arqueológicos do mundo. Em 1986, o local adquiriu o status de Patrimônio Mundial. Em 2018, arqueólogos durante uma reforma encontraram uma sala que media cerca de 33 metros de comprimento e provavelmente servia a propósitos cerimoniais.

Entretanto, o que mais chocou os pesquisadores foram uma parede onde 19 estátuas de madeira em forma de humanos foram estavam dispostas. Mascaras de argila moldavam a face de algumas das peças. Algumas delas carregavam objetos semelhantes a escudos.

5 – Aldeia misteriosa

A78s79a7s87d9a78sd 600x443, Fatos Desconhecidos

Em 2010, próximo às margens do Lago de Zurique, na Suíça, trabalhadores da construção civil encontraram artefatos arqueológicos de uma aldeia que datava cerca de 5 mil anos. Isso provocou um dos maiores eventos de escavação local dos últimos 30 anos. Entre tais objetos, uma das portas mais antigas da Europa foi encontrada.

6 – Pirâmide eletromagnética

Egypt 84492 960 720 600x450, Fatos Desconhecidos

A Grande Pirâmide de Gizé sempre impressionou arqueólogos do mundo todo devido sua arquitetura impressionante e cercada de mistérios. Outra propriedade misteriosa da pirâmide foi revelada em 2018, aumentando os ânimos dos arqueólogos para descobrir mais sobre tal monumento. Foi descoberto que a pirâmide consegue concentrar energia eletromagnética.

Experimentos com uma réplica da pirâmide foram realizados para tentar identificar se as ondas eletromagnéticas acumuladas por ela teriam algum efeito sobre sua estrutura. Nos resultados, foi percebido como a energia se acumulava sob sua base e em suas câmaras. Os cientistas acreditam que os egípcios no momento de sua construção não faziam ideia de tal capacidade.

7 – Pirâmide de Shimao

Piramide 600x340, Fatos Desconhecidos

Há alguns anos, arqueólogos descobriram as ruínas do que um dia foi uma cidade chinesa chamada Shimao. Por algum tempo, eles pensaram que a cidade fizesse parte da Grande Muralha. Entretanto, a muralha começou há 2.700 anos, enquanto a cidade tinha 4.300. A cidade existia toda nos entornos de uma grande pirâmide que era dividida em 11 níveis.

A pirâmide servia como um local onde a produção de arte e “processos industriais” se concentravam. O último nível da pirâmide era ocupado por palácios e um enorme reservatório de água e era de onde a elite governava a cidade.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Conheça a bactéria Schrodinger, que está meio viva e meio morta

Matéria anterior

10 melhores animes produzidos pelo estúdio Madhouse

Próxima matéria

Você também pode gostar

Comentários

Comentários não são permitidos