• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 segredos do espiritismo que te deixarão impressionado

POR Magno Oliver    EM Curiosidades      29/07/16 às 20h19

O espiritismo é uma doutrina de cunho filosófico-religioso voltado para o aperfeiçoamento moral do homem por meio de ensinamentos passados por espíritos desencarnados que conseguem se comunicar com os vivos, especialmente, por meio dos médiuns.

Ele é uma das doutrinas mais praticadas e seguidas no Brasil. Você sabe quais são as religiões 100% brasileiras que talvez você ainda não conheça? Aqui no site da Fatos Desconhecidos, nós já exibimos para você quais são elas.

Quais segredos o espiritismo esconde? Nossa redação da Fatos Desconhecidos separou para você uma listinha com alguns segredos sobre essa doutrina de cunho filosófico-religioso que vai te deixar impressionado. Confira:

1 - Allan Kardec e o "Dicionário Larousse" em 1876

87d8ba048c8d0b0d0dab4914b11f408665851ec7

De acordo com a edição de 1876, do "Dicionário Larousse", Allan Kardec já foi descrito como um sujeito que difundiu uma epidemia de supranaturalismo na Europa e criou uma doutrina moral fundada em "quiméricas manifestações de espíritos".

O dicionário tinha um verbete sobre o espiritismo e o descrevia como uma prática que tratava a crença como uma doença mental. Tempos depois o conteúdo foi corrigido.

2 - O princípio do espiritismo

debret_-_estudo_para_o_desembarque_de_d-_leopoldina_no_brasil

A historiadora Mary del Priore, no livro "Do Outro Lado", conta que "No Império brasileiro não foi diferente. A imprensa usava suas páginas para contar histórias exemplares contra o espiritismo". "O Apostolo", jornal da época, alegava que o espiritismo era uma falsa religião que misturava panteísmo com ignorância.

A ciência tem um laço forte com o espiritismo, uma espécie de ponte responsável por nortear os estudos iniciais nessa doutrina. Isso porque Allan Kardec começou seu trabalho de pesquisa com manifestações mediúnicas por meio de uma orientação científica baseada em métodos usados no âmbito da matéria.

3 - O espiritismo busca conhecimento na ciência para ajudar seus seguidores

chas-que-agem-contra-a-depressao

Como a fé é um refúgio para pessoas que sofrem com depressão, por exemplo, líderes espíritas procuram cursos de psicologia para ajudar as pessoas por meio de embasamento científico.

4 - Machado de Assis e o espiritismo

Machado-de-Assis

Em meados de 1870, Machado de Assis afirmou que o espiritismo era uma fábrica de idiotas e alienados e usou seus contos "Quincas Borba", "O Alienista" e "Uma Visita de Alcebíades" para fazer sátiras ao comportamento da comunidade espírita.

5 - O Espiritismo tem uma visão aberta e moderna de mundo

criacao-do-mundo

De acordo com Alexandre Caldini, autor do livro "Espiritismo", em entrevista à Livraria da Folha de São Paulo, "Pelo modo que o espiritismo foi elaborado, ele tem uma visão de mundo muito mais aberta, muito mais eclética, muito mais holística."

6 - Como ele enxerga o corpo humano

reencanação vida após a morte espírito corpo ciência

Segundo afirmam, os espíritas consideram o corpo humano apenas como uma espécie de "casca, um invólucro passageiro, um veículo útil no desenvolvimento das virtudes da verdadeira vida do espírito. Por isso, a maneira como nos vestimos, a cor de nossa pele ou a opção sexual têm pouca relevância: são elementos transitórios, o importante é o eterno."

7 - Crença dos espíritas

5-rc-frame-espiritismo2

De acordo com uma pesquisa do Instituto DataFolha, 44% dos espíritas acreditam na existência do Diabo, enquanto que 50% deles não acreditam em sua existência.

Quando perguntados sobre reencarnação, o instituto constatou que 93% deles acreditam nesse processo que diz respeito à vida. A pesquisa também constatou que o espiritismo é a religião que mais se encontram ex-católicos. 82% das pessoas afirmaram que antes de se tornarem espíritas, já seguiram o catolicismo.

O que você achou destes segredos? Mande seu comentário para gente!

Próxima Matéria
Magno Oliver
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+