Curiosidades

7 segredos que já foram desvendados sobre a Mona Lisa

0

Pois bem, a tela mais famosa do mundo, realmente possui características a altura de sua fama. Tantas são as teorias, conspirações e dúvidas a respeito de seu processo de produção e bagagem histórica que é praticamente impossível saber em quais informações acreditar.

Pensando exatamente nisso nós aqui da Fatos, preparamos uma lista com 7 segredos sobre essa famosa tela, que já foram comprovados pela ciência, e que de fato são de cair o queixo. Não tá acreditando? Confira!

E não se esqueça de conferir também quais são as 7 curiosidades que você não sabia sobre Leonardo Da Vinci. 

1- Monalisa estaria grávida no momento em que foi pintada

01

Apesar do artista nunca ter deixado evidente ou registrado quem era a moça que teve sua imagem retratada na tela, estudiosos da arte concordam que a teoria mais aceita é que a mulher em questão seja, Lisa Del Giocondo, a esposa de um cavalheiro florentino, e ainda segundo os historiadores a moça estava grávida de seu segundo filho quando foi retratada, isso porque além das datas baterem (nascimento da criança e produção da tela), a própria obra possui alguns sinais que evidenciam tal situação, como os braços cruzados sobre a barriga e até mesmo um certo volume abdominal.

2- Diferentemente do que dizem algumas teorias, ela não era uma prostituta

03

Você provavelmente já escutou esse tipo de teoria por aí, seja dizendo que a moça era na realidade uma meretriz da época, a mãe de Leonardo, uma mistura de vários modelos femininos ou até mesmo o próprio Da Vinci em uma versão feminina. Mas porque a teoria da meretriz de fato surgiu? Bem na época as únicas mulheres da Europa que não possuíam muito pelos em seus rostos eram as prostitutas, mas apesar da modelo apresentar tais características e como já citamos anteriormente a realidade é que Monalisa não só era uma mulher casada como também estava grávida.

3- Ela possuía o Colesterol Alto

-3

De acordo com o Dr.Vito Franco, da Universidade de Palermo, uma série de sinais na tela revelam que a modelo possuía o colesterol mais elevado, estes sinais incluíam a pigmentação da pele da modelo, que é compatível com a pigmentação de quem possui ácidos graxos acumulados em sua pele.

4- Monalisa possuía sobrancelhas e cílios

02

Assim como a falta desses pelinhos já foi utilizada para argumentar e teorizar que Monalisa era uma garota de programa, um engenheiro francês realizou um experimento bastante interessante, fotografando a tela com modernos aparelhos tecnológicos e analisando cada detalhe em questão, foi dessa maneira que ele pode descobrir que a princípio Monalisa possuía sobrancelhas e cílios, pois ainda havia vestígios deles sobre uma camada sobreposta de tinta, mas por algum motivo, talvez estético visto que os rostos lisos eram considerados mais atraentes, o artista decidiu encobri-los.

5- O porquê da Proporção Áurea da obra

05

Essa proporção matemática pode ser encontrada em uma série de obras de artes, mas até mesmo em objetos e retratos não intencionais a tal proporção pode ser encontrada, isso porque ela está incrustrada na própria natureza. Leonardo da Vinci por sua vez, era completamente obcecado por essa proporção e a aplicava em todas as suas obras, e o motivo é bastante interessante. Ele percebeu que ela formava o que o olho humano consegue classificar como agradável e esteticamente interessante.

6- O verdadeiro segredo de seu sorriso

06

Praticamente a 5 séculos o sorriso ou não sorriso de Monalisa foi problematizado, e a questão é tamanha, que até mesmo filmes foram feitos a respeito do assunto. Mas no ano de 2005 pesquisadores holandeses desenvolveram um software que é capaz de “reconhecer emoções”, e o utilizaram na pintura, o resultado revelou Monalisa estava 83% feliz, 9% enjoada, 6% com medo, 2% irritada e menos de 1% neutra. Pois bem, o resultado do teste só nos revelou que na realidade o sorriso da moça é ainda mais complexo do que poderíamos imaginar.

7- Um código oculto

07

As sobrancelhas da Monalisa não são as únicas coisas que foram ocultadas na obra, segundo Pascal Cotte, que analisou a tela em alta definição há também na obra letras e números que podem ser vistos sobre os olhos da modelo. O olho direito apresenta as siglas “LV”, já no olho esquerdo existem as letas “CE” ou “CB”. O número “72” também pode ser visto exatamente sobre o arco da ponte, os seus significados por outro lado jamais foram completamente descobertos.

E então queridos leitores, podiam imaginar que todas essas condições envolviam a obra Monalisa? Comenta pra gente aqui em baixo!

9 fatos psicológicos que mudarão o jeito que você vê o mundo

Artigo anterior

10 preservativos mais estranhos do mundo

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido