• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 sinais de que você pode ser autista e não percebeu

POR Júlia Marreto    EM Ciência e Tecnologia      14/06/16 às 14h23

O Autismo se trata de um transtorno global do desenvolvimento e possui três características fundamentais: são incapazes de interagir socialmente, possuem um padrão de comportamento restrito e repetitivo e tem dificuldade com a linguagem comunicacional e interação de jogos simbólicos.

Esse transtorno se divide em algumas fases de comprometimento, começando pela Síndrome de Asperge, que seria a mais leve, não comprometendo fala nem inteligência, e vai até casos mais graves, nos quais a pessoa não consegue manter contato interpessoal, sendo bastante agressiva e apresentando retardo mental.

Antigamente era muito comum atribuir o Autismo à problemas psicológicos mas, hoje, apesar de não haver uma causa específica, acredita-se que a motivação para tal problema advém das mais variadas naturezas, incluindo fatores genéticos e biológicos.

O diagnóstico para Autismo é essencialmente clínico e depende muito do comprometimento e histórico do paciente. Sua base  está pré-estabelecida no Manual de Diagnósticos e Estatística da Sociedade Norte-Americana de Psiquiatria, o DSM-IV, e pelo CID-10, Classificação Internacional de Doenças da OMS.

Pelo que se sabe até hoje, o Autismo é um distúrbio crônico, não possui cura, mas existem tratamentos, que devem ser iniciados assim que o paciente seja diagnosticado com o transtorno. O tratamento, também, não é único, mas específico para cada caso, devem ser feitos de acordo com suas necessidades e deficiências, e podem chegar a incluir medicamentos.

Quando uma pessoa é diagnosticada com Autismo é preciso que toda a família se empenhe e se orientem com especialistas. Também é preciso que se descubra uma forma comunicar-se com a pessoa autista. Além de ser necessário extrema organização, pois essas pessoas possuem muita dificuldade em lidar com mudanças, por menores que sejam.

Por incrível que pareça, muitas pessoas adultas são autistas e não sabem. Pensando nisso a redação do Fatos Desconhecidos selecionou uma lista com 7 sinais de que você pode ser autista e não percebeu. Confira com a gente:

1. Tem dificuldade em se comunicar

01

Pessoas autistas não conseguem se comunicar com facilidade, sua fala é comprometida, assim como o uso incorreto e indevido de palavras. Não conseguem se expressar através da linguagem oral.

2. Não sabe socializar

02

Uma das características do autismo é dificuldade em se socializar, principalmente pela dificuldade de comunicação, que citamos acima. Além de não terem facilidade em fazer amigos, não conseguirem iniciar uma conversa ou, até mesmo, olhar nos olhos da outra pessoa.

3. Costuma ter comportamentos regulares

03

Você já deve ter reparado em algum filme, por exemplo, que as pessoas autistas tem algumas características visíveis como repetir movimentos de forma constante e certa fixação por objetos.

4. Precisa de uma rotina

04

Como dissemos na introdução, as pessoas com autismo sentem enorme dificuldade em lidar com mudanças, independentemente do nível, por isso é necessário manter uma rotina organizada e padronizada.

5. É ansioso e costuma ter insônia

Frightened Man

Claro que isso não quer dizer que todas as pessoas que tem insônia ou ansiedade são autistas. Mas, de acordo com a WebMD, cerca de 70% das pessoas que tem autismo também tem problemas relacionados ao sono. A insônia não é uma característica do autismo mas, pode estar relacionada a algum sintoma do transtorno.

Da mesma forma ocorre com a ansiedade, muito comum se manifestar em adultos autistas, incluindo dificuldades de concentração, temperamento instável e até mesmo depressão. 

6. Se preocupa em excesso com um assunto

06

No dia-a-dia é muito comum termos n preocupações mas, no caso dos autistas, que já possuem interesses limitados, mas pelo que se interessam tendem a ser muito bem informados. Uma pessoa que tende a insistir num determinado assunto, mesmo que a outra pessoa não tenha o mínimo interesse, pode ser uma indicação de autismo.

7. Empatia e perspectiva compartilhada são falhas

07

Pessoas autistas tem muita dificuldade de entender a perspectiva do outro, a visão de mundo que tem é um tanto quanto limitada, por isso a empatia se torna um desafio. Por isso mesmo, manter uma conversa contínua com essa pessoa é extremamente difícil, pois os tópicos de interesse não se assemelham.

É sempre recomendável procurar um médico especialista em caso de qualquer dúvida. Os itens acima são apenas explanações e informações sobre algumas características sobre o Autismo. E aí? Se identificou com algum deles? Conhece alguém que possui essas características? Sugestões, dúvidas, correções? Não se esqueçam de comentar com a gente!

Próxima Matéria
Júlia Marreto
É a dona de um coração esculpido pela literatura e preenchido pelos bons vinhos de Baco. Guiada nas artes da vida por Ares, possui a discreta delicadeza de um elefante pulando carnaval numa loja de cristais! Movida diariamente pelo combustível da vida: o café, essa garota possui raízes profundas na poesia da vida. É muito séria, mas sabe brincar na hora certa. Ama os animais e detesta filme de terror. Apesar de cantar mal, canta com sentimento. E adora musicais! Sua principal tentativa desportiva é o baralho. Ela gosta mesmo é de coisas antigas, apaixonada pela vida e sonha com o universo. Instagram: , @juliamarreto
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+