7 sinais de que você pode ter transtorno de ansiedade

POR Mateus Graff    EM Ciência e Tecnologia      12/12/16 às 17h24

A ansiedade pode ser algo completamente normal diante de situações que podem nos causar medo, dúvida e até expectativa. Pode também ser considerado normal ter ansiedade horas antes de coisas importantes, como uma entrevista de emprego, nascimento de um filho, uma viagem legal, esse tipo de coisa que todo mundo passa na vida. Mas nem todos os sintomas de ansiedade são normais, alguns podem indicar que você sofre doo transtorno de ansiedade. Já que estamos falando em sintomas, já leu nossa matéria com os 8 primeiros sintomas da AIDS que todo mundo deve saber?

Pensando nisso, nós resolvemos criar essa matéria para mostrar para os nossos leitores alguns sintomas do transtorno de ansiedade, coisas que várias pessoas sofrem e as vezes não sabem que tem essa infeliz condição. Então, caros amigos confiram agora a nossa matéria com os 7 sinais de que você pode ter transtorno de ansiedade:

1 - Tensão muscular

1

O transtorno de ansiedade também pode trazer alguns problemas físicos, como a tensão muscular em diversas partes do corpo. Esse sintoma pode acontecer em diversas partes do nosso corpo, mesmo que as vezes não seja percebido pela pessoa.

2 - Perfeccionismo

2

Ter um comportamento obsessivo por perfeccionismo é um sintoma que anda de mãos dadas com distúrbios de ansiedade. Essa característica geralmente é comum no transtorno obsessivo compulsivo (TOC), que tem sido visto como um transtorno de ansiedade.

3 - Problemas com o sono

1

É claro que é completamente comum ficar ansioso antes de uma entrevista de emprego ou um acontecimento importante na sua vida, mas se você sempre fica acordado por várias noites seguidas sem ter um motivo específico, esse pode ser um grande sinal de um transtorno de ansiedade.

4 - Preocupação excessiva

2

Um grande sinal é se preocupar demais com assuntos que não merecem tanta atenção, chegando a ficar praticamente obcecado por aquilo e deixando que isso afete a sua vida. "O que diferencia um transtorno de ansiedade de uma ansiedade normal é se suas emoções estão causando muito sofrimento", explica o Sally Winston, psicólogo e codiretor do Instituto de Ansiedade e Estresse de Maryland, nos Estados Unidos.

5 - Pânico

1

No ataque de pânico é como se uma sensação súbita de medo e de impotência tomasse conta do seu corpo por vários minutos, comprometendo a sua respiração, acelerando os batimentos cardíacos, provocando formigamento nas mãos, fraqueza, tonturas, suor e até dores no peito e no estômago. Bom, nem todas as pessoas que tem esse sintoma sofrem de transtorno de ansiedade, e se você tem esse sintoma com uma frequência muito alta pode ser que você tenha o chamado transtorno do pânico.

6 - Medo de falar em público

3

Muitas pessoas realmente tem dificuldade de falar em público, e isso é normal. Mas se esse medo é muito forte, de uma maneira que você realmente fica incapaz de falar em público, você pode sofrer de transtorno de ansiedade social, ou, como também é conhecida, fobia social.

As pessoas com ansiedade social tendem a se preocupar por dias ou semanas que antecederam a um determinado evento ou situação. E se conseguem passar por uma situação como essa, a experiência costuma ser incalculavelmente desconfortável.

7 - Medos incoerentes

1

Todo mundo tem medo de alguma coisa, mas isso pode se tornar um sintoma quando esses medos se tornam irracionais e indicam a presença da ansiedade como sintoma patológico quando são muito fortes, opressivos, desproporcionais ao seu real risco ou aos prejuízos causados á pessoa.

E aí amigos, se identificaram com algum sintoma? Comentem!

Mateus Graff
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+