• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 sinais que você pode estar com problemas na tireoide

POR Gustavo Camargo    EM Ciência e Tecnologia      28/05/18 às 12h55

Embora algumas vezes ignorada, a tireoide consiste em uma parte muito importante do nosso organismo, já que algum erro nela pode afetar todo o nosso corpo. Ela se consiste em uma glândula localizada na região do pescoço. Sua função é produzir os chamados hormônios T3 e T4, cruciais para o funcionamento de todas as funções do organismo.

Quando o funcionamento da tireoide estiver alterado, a glândula pode estar funcionando de forma exagerada, também conhecido como hipertireoidismo, ou pode estar funcionando pouco, o que também é conhecido como hipotireoidismo. Porém, existem alguns sintomas gerais nos quais você pode ficar atento, quando as coisas não estão normais. Foi pensando nisso que nós da Fatos Desconhecidos trouxemos 7 sinais que você pode estar com problema na tireoide. Confira:

1 - Desconforto na garganta e pescoço

A glândula da tireoide encontra-se no pescoço e por isso se sente dores no local. Se você também encontrou algum nódulo ou caroço no local, isso pode ser um sinônimo de que algo não está certo.

2 - Dificuldades para se concentrar

Sentir como se sua cabeça estivesse fora do lugar ou que está bem distante da realidade pode ser um sintoma de alterações no funcionamento da tireoide, podendo a falta de concentração ser um sinal de hipertireoidismo e o esquecimento um sinal de hipotireoidismo.

3 - Pele seca e queda de cabelo

A queda de cabelo é algo completamente normal, principalmente no outono e primavera, porém se notou que ela está prolongada, isso pode indicar alguma alteração no funcionamento da tireoide. A pele seca com coceira também pode ser um sinal, principalmente se não for causado pelo tempo seco e frio.

4 - Aumento ou perda de peso

O ganho de peso repentino, sem qualquer tipo de alteração na dieta, é sempre algo a ser verificado e pode ser causado pelo hipotireoidismo, onde a glândula está funcionando pouco e desacelera todo o organismo.

5 - Alterações de humor

O excesso de hormônios ou a falta deles pode provocar séries alterações de humor, podendo o hipertireoidismo provocar irritabilidade, ansiedade e agitação, enquanto que o hipotireoidismo pode causar tristeza constante ou depressão, alterando os níveis de Serotonina no cérebro.

6 - Fadiga

Você está dormindo as 8 horas diárias e mesmo assim está se sentindo cansado? Bom, talvez esteja com problemas na produção de hormônios da tireoide. A tireoide desempenha um papel muito importante nos níveis de energia, e sofrer de fadiga pode ser um sinal de que algo não anda bem.

7 - Frio

A tireoide tem o poder de regular nossa temperatura corporal e é responsável por manter o calor em nosso corpo. Então sentir muito frio, pode ser um indício de dificuldades na tireoide e, consequentemente, no metabolismo.

E aí, o que acharam da matéria? Comenta aí e não se esqueça de compartilhar com os amigos, lembrando que seu feedback é sempre muito importante.

Próxima Matéria
Gustavo Camargo
A verdade é que eu queria ser astronauta, mas na minha cidade ainda não tem a escolinha. Instagram: gustavoloopi
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+