Ciência e TecnologiaCuriosidades

7 substâncias feitas pelo homem que parecem magia de verdade

0

O homem já foi capaz de criar as substâncias mais letais do mundo, as mais caras do mundo e você não sabe quais são elas. E aqui no site da Fatos Desconhecidos, nós já exibimos para você quais são elas.

Com o avanço da ciência e da tecnologia, a humanidade conseguiu criar novos produtos, repaginar outros já existentes e dar novos formatos para substâncias que até então não eram tão valorizadas pela ciência.

A ciência é capaz de produzir muita coisa, atualmente. Por meio de experimentos em laboratório, muitas coisas novas e substâncias úteis para a humanidade puderam ser feitas. Algumas delas são tão impressionantes que parecem mágica de verdade.

Nossa redação produziu para você uma listinha com algumas substâncias feitas pelo homem que parecem magia de verdade. Confira algumas delas pois é certeza que vai te impressionar:

1 – Solução para tapar buracos nas estradas

Estudantes da Case Western Reserve University, em Cleveland, criaram uma solução instantânea para tapar buracos nas estradas e rodovias de grande fluxo de veículos.

O sistema ganhou o primeiro lugar no concurso de engenharia da empresa francesa Saint-Gobain e é baseado em fluidos não newtonianos, que são substâncias líquidas que se comportam conforme a força que é aplicada sobre elas. Um exemplo interessante é a mistura de amido de milho e água em piscinas, onde as pessoas conseguem andar rapidamente sobre a mistura.

Eles aplicam a mistura sob o asfalto com buraco e os carros passam por cima perfeitamente e sem sofrerem nenhum tipo de sensação de estarem passando por cima de um buraco.

 2 – As gotas de vidro que explodem e são mais fortes que o aço

O vidro em forma de gota é considerado o material mais resistente que qualquer metal. A gota se forma depois que o vidro é aquecido e um pouco da substância é colocada em um recipiente cheio d’água.

A gota é bastante resistente e, para conseguir quebrar, é necessário aplicar pressão em sua parte mais fina.

551664_v1

3 – Ultra-Ever Dry – A substância que limpa qualquer objeto

Esse líquido se chama Ultra-Ever Dry, foi desenvolvido por uma empresa norte-americana e consegue repelir diversos tipos de substâncias à base de água ou óleo.

De acordo com o fabricante, o Ever Dry repele água ou qualquer líquido das superfícies, além de ter a capacidade de livrar os objetos da corrosão e a sujeira feita pela lama ou a poeira. Ele também consegue aumentar a vida útil dos produtos.

4 – Starlite – O cabo que aguenta calor

O Starlite foi criado por Maurice Ward, na década de 90, que funciona como um plástico com função de isolante térmico. O material é moldável e consegue aguentar temperaturas extremas, como uma explosão nuclear, por exemplo.

No vídeo, o Starlite está moldado em forma de um ovo e o maçarico é colocado sob ele.

5 – Vantablack – nanotubos de carbono que absorvem a luz

O Vantablack foi criado a partir de nanotubos de carbono que conseguem absorver quase toda a luz que entra em contato com a superfície dele.

No vídeo, esse material que parece uma “mancha escura” absorve completamente o feixe de luz do laser. O Vantablack tem uma escuridão tão profunda que alguns espectômetros não conseguem medir a luz refletida por ele.

6 – Aerogel

O aerogel é uma estrutura que consegue aguentar até 4 mil vezes o seu próprio peso, pode absorver água e outros líquidos em uma velocidade surpreendente e, graças à sua composição, consegue anular a condução(meios sólido), radiação(pela luz) e convecção(via flúidos), que são as três formas de condução de calor.

Ele é composto por gases que possuem baixa condutividade de calor e feito a partir de géis, normalmente de sílica. Os cientistas extraem a porção poluída do gel e a substitui por gases.

Ele se tornou um dos materiais mais leves do mundo todo(99,8%) com espaços repletos de ar e por ser um dos materiais mais densos já existentes.

7 – Metal hidrofóbico

551664_v1

O metal hidrofóbico foi criado por pesquisadores da Universidade de Rochester. Ele se configura em uma espécie de superfície metálica que repele completamente qualquer gota d’água que entrar em contato com ele.

A ideia, aparentemente, é que os dois não se misturem para evitar que se forme a famosa “ferrugem”.

O que você achou destas invenções? Parecem toque de mágica, não é mesmo? Mande seu comentário para gente!

7 primeiras versões muito idiotas de personagens icônicos

Matéria anterior

9 sinais de que você sempre foi uma pessoa diferente das outras

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos