Essas são as 16 das substâncias mais caras do mundo

POR Thamyris Fernandes    EM Curiosidades      14/11/14 às 22h17

Durante muito tempo, metais como ouro, prata e bronze valeram como dinheiro. Esse tempo passou e hoje em dia temos papel moeda com valores impressos em suas faces, que nos permitem fazer compras e conquistar melhores condições de vida. Acontece, no entanto, que os antigos metais valiosos nunca deixaram de ter preço e de serem chamativos aos olhos humanos.

A única coisa que mudou nessa relação, no entanto, é que eles não representam toda a riqueza possível de ser conquistada no mundo. Por incrível que pareça, há coisas por aí muito mais preciosas e caras de serem adquiridas que o chamativo ouro, que durante séculos foi sinônimo de poder supremo.

Confira, na lista que preparamos, algumas dessas substâncias - naturais e fabricadas - que existem por aí e que seus preços por grama podem representar verdadeiras fortunas:

16. Açafrão

1

Embora você conheça somente o pozinho usado como tempero, o açafrão vem de uma flor roxa que solta, de seu "miolo", esses fiapos. O preço desse cada grama desse produto custa, em média 11,13 dólares. Ele é muito usado na fabricação de remédios naturais, até mesmo contra a depressão.

15. Ouro

2

Para quem achou que essa seria uma das substâncias mais "relevantes" dessa nossa lista, uma grande surpresa: o ouro é "apenas" a 15ª substância mais cara do mundo. Seu grama é comprado, pelo mundo, por cerca de 56, 73 dólares. Mas, além das jóias, ele também é muito usado para ajudar na condutividade elétrica e é extremamente eficiente contra corrosão.

14. Ródio

3

Cerca de 58 dólares por grama. Esse costuma ser o preço do ródio pelo mundo. Essa substância, para quem não conhece, é muito usada na fabricação de catalisadores, equipamentos usados para coibir grandes quantidades da emissão de carbono pelo escapamentos dos automóveis.

13. Platina

4

Quem já quebrou "feio" a perna entende bem a utilidade da platina para o ser humano. Ela também é muito requisitada em experimentos científicos, na fabricação de jóias e até mesmo de remédios contra o câncer. Seu preço, por grama, pode chegar a incríveis 58 dólares.

12. Metanfetamina

5

Quem viu a série americana"Breaking Bad" conhece a substância e tem noção de seus efeitos alucinógenos, bem como a euforia que ela era capaz de causar nos personagens da série. O mais impressionante, no entanto, é que na vida real essa droga também pode ser bastante cara, saindo até  por 100 dólares cada grama.

11. Chifre de rinoceronte

6

O valor? Dizem por aí que é possível comprar cada grama desse produto por até 110 dólares! Apesar de ser uma coisa bastante bizarra, há quem costuma usar essa parte dos rinocerontes (normalmente moída) na criação de remédios para o tratamento de diversas doenças.

10. Heroína

7

Se de alta qualidade, a heroína pode chegar a ser vendida, cada grama, por até 131 dólares. Ela se trata de uma droga injetável, inalável e que também pode ser fumada, capaz de produzir alucinações, convulsões e de levar até mesmo ao coma, dependendo da quantidade usada.

9. Cocaína

8

Outra droga que está entre as substâncias mais caras do mundo é a conhecida cocaína. Esse pó branco, que todo mundo sabe que pode custar uma fortuna, pode ser vendido por até 215 dólares o grama!

8. LSD

9

Mais cara que a cocaína e a heroína juntas, o LSD é outra droga "de rico". A substância pode chegar até a 3 mil dólares o grama, se for de "boa qualidade".

7. Plutônio

10

Apesar do nome engraçado, você está olhando para a sétima substância mais cara do mundo. O grama desse produto pode custar até 4 mil dólares. Ele, inclusive, é bastante presente nos reatores nucleares.

6. Painita

11

Incríveis e desconsertantes 9 mil dólares. Esse é o valor do grama dessa pedra extremamente rara, que pode resultar em jóias incríveis.

5. Taffeit

PUBLISHED by catsmob.com

Entre 2,5 a 20 mil dólares por grama. Assustou? Pois fique sabendo que esse é o preço da quinta substância mais cara do planeta, usada também para fazer jóias.

4. Trítio

13

Muito usada na produção de grandes quantidades de energia ou, simplesmente, na iluminação especial de alguns ambientes (como o "saída" luminosos dos cinemas), o Trítio é bastante caro e pode chegar a ser vendido por 30 mil dólares o grama.

3. Diamantes

14

Essas pedras incríveis e bastante cobiçadas podem sair por até 55 mil dólares o grama! Como todo mundo sabe, embora maravilhosas, as peças feitas com essas pedras são extremamente caras.

2. Califórnio

15

Pela incrível bagatela de 27 mil dólares (por grama), você pode ter em casa o califórnio. Mas, se estiver procurando saber qual seu objetivo, a gente conta: nenhum. Dizem que essa substância foi criada apenas uma vez, no Ocidente, desde que foi descoberto na década de 50.

1. Antimatéria

16

Eis a substância mais cara do planeta. Se ela existisse na Terra (ponto importante para se saber sobre isso), calcula-se que ela sairia por 62,5 trilhões de dólares o grama. Ela poderia ser usada para abastecer naves espaciais, atribuindo muito mais resistência e potência aos seus motores.

Continue lendo sobre o assunto. Clique aqui para ver também 7 drogas ilegais que podem ser usadas como remédio.

Thamyris Fernandes
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+