Ciência e TecnologiaCuriosidades

7 tecnologias que provavelmente você não conhece

0

A tecnologia trouxe muitos avanços e melhorias para nossa vida. O advento dela, possibilitou que hoje você pudesse me ler, estando em praticamente qualquer lugar do mundo. No entanto, as invenções tecnológicas vão muito além do computador ou da internet.

As tecnologias têm avançado e propiciado grandes coisas a todo momento. Isso tem acontecido em uma rapidez tão grande que, provavelmente, há inúmeras novidades que você ainda não conhece. Ou nem sequer imagina que são possíveis de existir.

Confira agora 7 tecnologias de que você provavelmente não fazia ideia que existiam.

1 – Bateria Atômica

Também conhecido como bateria nuclear, esse dispositivo é utilizado para gerar eletricidade por um longo período de tempo. Equipamentos como espaçonaves, estações científicas em locais remotos e marcapassos precisam desse tipo de bateria para garantir o bom funcionamento.

2 – Exoesqueleto motorizado

Este exoesqueleto vestível não só facilita a locomoção, como também ajuda no levantamento de peso. O primeiro traje do tipo foi desenvolvido em 1960 e desde então foi sendo melhorado e atualizado. Os exoesqueletos atuais incluem braços e pernas. Alguns deles são disponibilizados em hospitais japoneses para pessoas paraplégicas.

3 – Lâmpada alimentada pela gravidade

Isso vai muito além da energia solar. Essa lâmpada funciona com peso de um saco de areias ou de pedra. A tecnologia é recente, a lâmpada foi desenvolvida em 2006, por Clay Moulton e Mike Wofsey. A queda lenta do peso faz com que as marchas acionem o gerador elétrico e acione a lâmpada por 25 minutos. Para que elas acendam novamente, basta erguer o peso e pronto. A iniciativa pode ser uma excelente alternativa para substituir as lâmpadas normais e aquelas de querosene usadas em países pobres.

4 – Concreto translúcido

Este é um tipo de concreto inteligente ajuda a luz a atravessar um lado para o outro. Nesse caso, a luz exterior consegue alcançar o interior do local, por conta do concreto. O material é feito com fibras óticas que permitem que a luz atravesse o concreto e ilumine a região interna. Pouco mais da metade da luz externa é aproveitada do outro lado.

5 – Li-Fi

Não, não se tratar de um erro de digitação, essa é uma tecnologia de transmissão sem fio, que utiliza a luz de LED para transferir dados em alta velocidade. A tecnologia é muito mais veloz que o das ondas de rádio e acredita-se que não tenha limites, ao contrário do wi-fi que já atingiu sua capacidade total. No entanto, ainda é uma tecnologia de pouco alcance e pouco confiável e tem sido estudada mais profundamente.

6 – Micro helicóptero espião

Não, isso não é um drone. Parece, mas não, ele é muito menor que um drone. O equipamento é utilizado para operações secretas e de espionagem. A primeira tecnologia do tipo foi desenvolvida em 2008, na Universidade TU Delft da Holanda. O primeiro equipamento media 10 centímetros e pesava apenas 3 gramas. Desde então o equipamento tem se tornado ainda menor e mais tecnológico. Versões dele já foram utilizadas pelos EUA para procurar bombas e no Japão a tecnologia foi utilizada na Usina Nuclear de Fukushima, para realizar leituras radioativas.

7 – Impressão 4D

A tecnologia de impressão 3D foi um grande avanço na impressão de objetos em três dimensões. No entanto, isso já foi superado pela impressão em 4D que é capaz de mudar de estado ou forma de acordo com temperatura ou com a transferência de energia cinética.

7 evoluções do nosso corpo que aparentemente são desnecessárias

Artigo anterior

7 coisas que um buraco negro pode fazer além de sugar tudo ao seu redor

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido