• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 tecnologias da ficção que você não sabia que já existiam

POR Diogo Quiareli    EM Ciência e Tecnologia      21/08/18 às 16h21

Todos nós já assistimos alguma ficção que nos fez ficar com os olhos grudados na tela, não é mesmo? Star Wars, Star Trek, Doctor Who e vários outros. Obviamente todos também já desejamos possuir alguma espada a laser, um sabre de luz ou qualquer outra arma/poder dos personagens que gostamos. Infelizmente não temos coisas como nessas produções, como carros voadores e provavelmente jamais seremos capazes de vaporizar uma pessoa que não gostamos. No entanto, existem diversas tecnologias "sci-fi" que já existem de alguma forma ou estão em fase de desenvolvimento. Existem equipamentos tecnológicos que te farão se sentir como se estivesse dentro de uma dessas produções hollywoodianas.

Pensando um pouco sobre o assunto, resolvemos trazer essa matéria. Nós da Fatos Desconhecidos buscamos e listamos algumas tecnologias da ficção que você não sabia que já existiam. Se souber de algum outro grande invento que não listamos aqui, manda pra gente nos comentários aí embaixo. Aproveite para compartilhar com seus amigos e, sem mais delongas, confira conosco a seguir e surpreenda-se com essa lista.

1 - Adamantium na vida real

A empresa Modumetal, que tem sua sede em Seattle, aproveitou com sucesso um processo de nanolaminação para colocar camadas de metais em cima de outras camadas. Usando essa técnica, a Modumetal criou com sucesso uma nova classe de metal, de baixo custo e extremamente forte. Provavelmente estão usando o material em plataformas de petróleo, pontes, armaduras, infraestruturas de edifícios e vários lugares que precisam de metal resistente. Com isso, as plataformas de petróleo, por exemplo, se tornarão mais seguras, visto que ficam expostas a diversos produtos químicos corrosivos.

2 - Exoesqueletos

Exoesqueletos são máquinas ligadas ao exterior da pessoa que fornecem força, velocidade e funcionalidades adicionais. Estão presentes em jogos e filmes. O uso dessa invenção está cada vez maior e as empresas produzindo com cada vez mais tecnologia. Estima-se que centenas de modelos estavam sendo desenvolvidas na Coréia do Sul para serem distribuídos para o mundo inteiro.

3 - Roupa de "invisibilidade"

Todo mundo quer ter uma capa de invisibilidade igual a do Harry, né? A Startup de Adam R. Harvey, Stealth Wear apresentou um equipamento que te torna quase invisível sob câmeras térmicas. As roupa são feitas com um tecido sintético capaz de refletir a energia térmica, reduzindo assim as chances de ser identificado por essas câmeras.

4 - Dispositivos de tradução em tempo real

Imagine você viajando para outro país, mas não conhecendo a língua local. Em vez de investir muito dinheiro e tempo fazendo um curso, considere usar um Pilor Earbuds da Waverly Labs. Esses dispositivos ouvem as palavras que chegam, detectam a linguagem e as traduzem por meio de uma fala computadorizada. Você pode se comunicar em tempo real com as pessoas se ela entender sua língua e você não entender a dela.

5 - Sabre de luz

As armas de Star Wars são feitas de luz capazes de cortar quase qualquer coisa. Um estudo publicado recentemente revelou que engenheiros elétricos de Princeton conseguiram bloquear fótons juntos, agindo como um sólido e não como a luz que conhecemos. Foi feito apenas em uma pequena escala, mas podem produzir maiores. Os cientistas esperam ainda modelar essa luz.

6 - Armas laser

O armamento a laser é real há um tempo. Ainda não foi criado em massa, mas foi aplicado para afundar pequenos barcos, derrubar drones e mísseis. Esse tipo de armamento é muito potente, pois a como luz, o laser viaja na sua velocidade, podendo atingir velocidade de 300 mil quilômetros por segundo.

7 - Campos de força

Uma das maiores empresas de aviação, a Boeing, patenteou um conceito de tecnologia de campo de força. A tecnologia funciona a partir de um sensor de computador que detecta ondas de choque nas proximidades e ativa sua defesa. O dispositivo aqueceria o ar na direção do "ataque", criando um campo de plasma que atuaria como uma barreira. O escudo seria capaz de absorver, refletir ou desviar uma possível explosão direcionada ao alvo.

E aí, o que você achou dessa lista? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Lembrando sempre que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.

Próxima Matéria
Via   Listverse  
Imagens Cineinside
Diogo Quiareli
Geminiano, 24 anos, goiano.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+