Curiosidades

7 teorias sobre a origem de Jesus Cristo

0

Muito se discute sobre religião, não é mesmo? É um tema que constantemente pode virar pauta em uma simples conversa entre amigos ou em debates mais calorosos dentro de uma sala de aula. É realmente um assunto muito interessando a ser discutido e que sempre divide opiniões, principalmente quando se trata de Jesus Cristo, em específico.

Por mais de dois milênios as pessoas discutem sobre a verdadeira origem de Jesus, sendo que muitos defendem que ele era apenas um humano que pregava as palavras de Deus, assim como qualquer outro, e outros defendem o valor de sua divindade, alegando que era sim o legítimo filho de Deus. Antigamente a postura de Jesus era constantemente criticada e era julgado como um mentiroso. Desde então, muitas teorias foram levantadas sobre o que ele realmente teria sido e significado para a humanidade. Confira abaixo algumas delas:

1 – Jesus poderia ter sido um monge budista

Existem alguns budistas que destacam a possibilidade de Jesus ter sido exposto aos ensinamentos de Buda, ou até mesmo ter sido um monge dele. Tudo isso devido às grandes semelhanças que existem entre o cristianismo primitivo e o budismo, o que serviria como prova para a hipótese.Vale lembrar que naquela época, o budismo já existia aproximadamente há 500 anos.

Alguns missionários estavam presentes na Judéia, que era um importante centro comercial de transporte entre o Ocidente e a Índia. Para o historiador americano Will Durant, o imperador indiano chamado Ashoka, mandou alguns missionários budistas em missões pela Índia, Ceilão e até para a Síria, Grécia e Egito, na tentativa de “talvez ajudar na preparação da ética de Cristo”.

Em um livro escrito por Nicolás Notovitch, intitulado de A Vida Desconhecida de Jesus Cristo, ele conta que entre 14 e 29 anos Jesus esteve na Índia, período este em que não existem relatos bíblicos sobre seu paradeiro. Durante uma visita ao mosteiro em Himis, Notovitch afirma ter encontrado textos em que Jesus era chamado de “Issa”, dzendo também que passava pela Índia pregando as ideias de Buda, porém, muitos encontraram diversas controvérsias em sua história.

2 – Poderia ser filho de um pedreiro ou arquiteto

Sempre conhecemos Jesus como o Filho de José, o carpinteiro, mas de acordo com o livro escrito pelo Dr. Adam Bradford, um simples filho de carpinteiro de classe baixa, não conseguiria alcançar a posição que Jesus alcançou, levantando a hipótese então, de que ele era filho de um arquiteto de classe média e que já era respeitado pela sociedade na época.

Para ele, a tradução da palavra grega tekton foi feita de forma errada, esta, que foi usada para designar a profissão de José. Como um filho de arquiteto, Jesus teria poder suficiente para falar com a população e ser ouvido, ganhando também mais acesso às autoridades da época.

3 – Jesus era um mágico

Sim, acredite… Chegaram a levantar tal hipótese! Celsus, um filósofo grego que viveu no século II era um adversário do cristianismo e não negou apenas os milagres de Jesus, mas disse que ele era “um mágico inteligente que aprendeu feitiçaria no Egito”. Segundo o filósofo, seus discípulos e seguidores eram apenas crédulos tolos, enganados por truques de um charlatão com intenções que de boas, não tinham nada. Chegou a afirmar ainda que a história da ressurreição não passa de um mito, visto que não é possível conciliar novamente o corpo e espírito depois de morto.

Uma equipe liderada pelo francês Franck Goddio, encontrou nas ruínas de Alexandria, no ano de 2008, uma tigela que pertencia ao fim do século II antes de Cristo, em que havia uma inscrição que dizia: “o mágico por Cristo“, fato que poderia comprovar a teoria de Celsus, porém, acredita-se que ela tenha pertencido a um mago da fortuna que ouviu falar sobre os milagres de Jesus e passou a usar seu nome em rituais.

4 – Poderia ter sido o Arcanjo Miguel

Segundo as Testemunhas de Jeová, Jesus não afirmava em momento nenhum que era Deus, mas dizia que era o Arcanjo Miguel. No próprio livro de Judas, existe uma menção à Miguel como “arcanjo”, que de forma traduzida pode significar algo como “o chefe anjo”. Já em Tessalonicenses 4:16, diz o seguinte: “O próprio Senhor descerá do céu com um chamado, com uma voz de arcanjo“. Devido a isso, para as Testemunhas, Miguel e Jesus são apenas um.

Por outro lado existem também outros cristãos que discordam, mencionando ao seu favor a passagem de Hebreus 1: 5-13, que diz que Jesus é o superior e único filho de Deus, e que se sentará ao lado Dele.

5 – Jesus poderia ser comunista

Que? Como assim? Pois é… Nunca ouviu falar dessa teoria? Eugene Debs, que era um líder comunista americano, nunca enxergou nenhum tipo de contradição entre a sua política  radical e seu respeito por Cristo. A verdade é que ele enxergava os dois quase como a mesma coisa, mas não acreditava exatamente na divindade de Jesus e o encarava como um mártir revolucionário na luta constante contra a elite exploradora e rica.

Segundo ele, a mensagem de Jesus abalou todo o Império Romano, fazendo com que a classe dominante visse que o cristianismo já não estava mais funcionando e transformasse aquela mensagem em um mito que seria usado para oprimir as pessoas de classe baixa.

Debs descreve Jesus da seguinte forma: “O mártir do Cristo da classe trabalhadora , o evangelista inspirado das massas oprimidas, o líder supremo revolucionário do mundo, cujo amor pelos pobres e os filhos dos pobres, todos os dias da vida consagrada, iluminou e tornou sagrado para sempre a sombria tragédia de sua morte, e deu aos séculos sua inspiração divina e seu nome imortal”.

Baseando-se em Atos 2: 44-45 (“Agora , todos os que creram estavam juntos, e tinham todas as coisas em comum, e venderam suas posses e bens e os dividiram entre todos, como alguém precisava“) muitos acreditam que a primitiva igreja cristã praticou alguma forma de comunismo ou socialismo.

6 – Poderia ser um profeta islâmico

De acordo com a tradição islâmica, Jesus nasceu de uma mulher virgem com a ajuda de Deus, mas era apenas mais um profeta e mensageiro assim como foram Moisés, ou até mesmo Adão. Ainda quando criança teria dito em árabe à sua mãe Maria, o seguinte: “Verdadeiramente! Eu sou um escravo de Deus, Ele me deu a Escritura e me fez um Profeta!”.

Os muçulmanos acreditam nos milagres de Jesus, mas não acreditam na história de que ele era filho de Deus, sendo apenas mais um humano. De acordo com sua doutrina, Deus apenas teria revelado à Jesus um livro chamado “Injeel”, onde toda a sabedoria divina estava transcrita, sendo que algumas delas estão presentes no livro do Novo Testamento. Também ,ão acreditam na crucificação de Jesus.

1 – Jesus poderia ter sido um alien?

Por incrível que pareça, algumas teorias defendem a ideia de que Jesus era um híbrido alienígena. Como uma das provas, associam as ideias espalhadas por Cristo àquelas de Annunaki (divindades e deuses da mitologia), que dizem que Nibiru (um grande asteroide) passa por nosso planeta com alguns intervalos de milhares de anos, afetando o progresso da humanidade. Nibiru supostamente era a estrela de Belém , e Jesus teria nascido da união de uma humana qualquer com o próprio Annunaki, que foi identificado primeiramente como Anjo Gabriel.

Assim como os semideuses, Jesus teria sobrevivido à sua execução e em seguida, teria sido socorrido por uma nave espacial e provavelmente, permanece vivo até os dias de hoje, em algum lugar do universo.

Uma outra interpretação sugerida pelo pastor presbiteriano Barry Downing, diz que os 3 sábios seguiram um OVNI para conseguirem chegar até Belém, e provavelmente seguiram outro para chegar até Jesus. A hipótese é que Downing suspeitava que a religião bíblica foi apenas plantada e alimentada por seres extraterrestres, não funcionando para melhorar a humanidade e sim para escravizá-la.

E então pessoal, o que acharam? Já conheciam alguma dessas teorias? Sabem de alguma outra que não foi mencionada em nossa lista? Compartilhem com a gente aí pelos comentários!

Esse menino de 3 anos alega saber de tudo e desafiou a internet para provar isso

Artigo anterior

Homem tenta capturar fotos de tempestade de raios mas filma o momento mais aterrorizante de sua vida

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido